fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Robótica desplugada

Longe de toda conectividade e ligação com computadores surge o conceito de robótica desplugada, aplicada também em diversas áreas, sobretudo e em especial na Educação.

Essa abordagem oferece uma maneira prática e envolvente de ensinar conceitos de robótica, permitindo que os alunos experimentem a criação, programação e funcionamento de projetos sem a necessidade de equipamentos caros, ligados ao computador ou a internet.

A abordagem inovadora da robótica educacional desplugada tem sido muito utilizada como uma ferramenta aliada nas salas de aula, destacando-se como uma ferramenta valiosa na construção de projetos que estimulam os alunos a superar desafios durante seu processo de aprendizado. A integração da robótica desplugada com diversos conteúdos disciplinares também se destaca como uma opção interdisciplinar, contribuindo para que a aprendizagem seja melhor difundida nas escolas.

A robótica educacional desplugada coloca a mão na massa, oferecendo aos alunos a oportunidade de criar, experimentar e solucionar problemas longe dos dispositivos eletrônicos. Para isso, podemos utilizar desde kits de robótica, peças mecânicas, sucatas e até mesmo recursos mais simples, como atividades no papel. O certo é que todas elas proporcionaram um conhecimento que promove uma aprendizagem envolvente, prática e criativa.

Ao desconectar-se digitalmente, os alunos são desafiados a desenvolver habilidades essenciais, como o pensamento crítico, trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade. A robótica educacional desplugada não apenas ensina conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), mas também promove habilidades socioemocionais valiosas que são fundamentais para o sucesso no século XXI.

ALGUNS MATERIAIS UTILIZADOS PARA AS PRÁTICAS DE ROBÓTICA DESPLUGADA

Kit DIY Engrenagens

Kit Hélices e engrenagens

Fita condutiva

LEDs

Bateria

ROBÓTICA DESPLUGADA NA PRÁTICA

A robótica educacional desplugada representa uma revolução na maneira como os alunos interagem com a tecnologia. Ao desconectar-se, eles se conectam a uma aprendizagem prática, criativa e significativa. Essa abordagem não é apenas sobre robôs; é sobre capacitar os alunos a serem pensadores críticos, inovadores e colaboradores eficazes. À medida que continuamos a explorar novas fronteiras na educação, a robótica educacional desplugada emerge como uma ferramenta valiosa na formação das mentes brilhantes do futuro.

Confira abaixo alguns projetos / atividades que abordam a robótica desplugada. São muitas as possibilidades para realizar atividades desconectadas do computador. É possível incluir propostas temáticas ao mesmo tempo incluir atividades que sejam interdisciplinares. Todas essas atividades propostas estão correlacionadas e foram planejadas de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Scratch Desplugado

Computação Desplugada – Cartões

Atividade de Computação Desplugada

Projeto Maker – Cartões de Natal

Projeto com engrenagens

Esperamos ter contribuído para novas ideias e formas de conhecimento sobre a robótica educacional.

Até a próxima!

Dúvidas? Deixe seu comentário

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.