Como utilizar o USB Host Shield com controle de Xbox no Arduino UNO
Combinar o USB Host Shield com o Arduino é uma maneira de expandir o potencial dessa placa microcontroladora. Ao fazê-lo, habilitamos o Arduino para se conectar e se comunicar com diversos dispositivos USB. Desde teclados e mouses até controles de jogos, ampliando as oportunidades para projetos criativos e inovadores.
Neste tutorial, aprenderemos como estabelecer uma conexão entre o Arduino UNO e um controle de Xbox, utilizando o USB Host Shield. Seja para criar uma nova maneira de interagir com seus jogos ou para integrar o controle e videogame em seus projetos maker, este tutorial será um excelente ponto de partida.
ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO
Conecte o USB Host Shield ao topo do Arduino UNO. Certifique-se de que os pinos estejam alinhados corretamente. Em seguida, conecte o adaptador do controle do Xbox ao USB Host Shield. Este adaptador permitirá a comunicação entre o controle e o Arduino UNO.
OBSERVAÇÃO: É recomendado utilizar uma alimentação externa (entre 7V e 12V) no USB Host Shield, por meio da porta Vin, pois a saída USB do computador pode não fornecer corrente suficiente para suportar este Shield. Isso pode resultar em falhas de funcionamento ou até mesmo a não operação do dispositivo.
ELABORANDO O CÓDIGO
Após realizar todas as conexões, vamos à programação. Neste projeto, aprenderemos como estabelecer uma conexão entre o Arduino UNO e um controle de Xbox, utilizando o USB Host Shield.
Para facilitar a comunicação entre o Arduino e dispositivos USB usando o USB Host Shield, vamos utilizar a biblioteca USB Host Shield library 2.0. Para instalá-la, abra o Gerenciador de Bibliotecas através do caminho: Ferramentas> Gerenciar Bibliotecas… ou por meio do atalho Ctrl+Shift+I. Em seguida, busque por USB Hostshield library 2.0 e clique em instalar, conforme a Figura 2.
Logo após, podemos prosseguir com a programação. Neste projeto, utilizaremos um código exemplo da biblioteca. Para isso, acesse o caminho: Arquivo> Exemplos > USB Host Shield Library 2.0 > Xbox > XBOXRECV.
Logo após, o seguinte código será exibido na tela.
/* Example sketch for the Xbox Wireless Reciver library - developed by Kristian Lauszus It supports up to four controllers wirelessly For more information see the blog post: http://blog.tkjelectronics.dk/2012/12/xbox-360-receiver-added-to-the-usb-host-library/ or send me an e-mail: kristianl@tkjelectronics.com */ #include <XBOXRECV.h> // Satisfy the IDE, which needs to see the include statment in the ino too. #ifdef dobogusinclude #include <spi4teensy3.h> #endif #include <SPI.h> USB Usb; XBOXRECV Xbox(&Usb); void setup() { Serial.begin(115200); #if !defined(__MIPSEL__) while (!Serial); // Wait for serial port to connect - used on Leonardo, Teensy and other boards with built-in USB CDC serial connection #endif if (Usb.Init() == -1) { Serial.print(F("\r\nOSC did not start")); while (1); //halt } Serial.print(F("\r\nXbox Wireless Receiver Library Started")); } void loop() { Usb.Task(); if (Xbox.XboxReceiverConnected) { for (uint8_t i = 0; i < 4; i++) { if (Xbox.Xbox360Connected[i]) { if (Xbox.getButtonPress(LT, i) || Xbox.getButtonPress(RT, i)) { Serial.print("LT: "); Serial.print(Xbox.getButtonPress(LT, i)); Serial.print("\tRT: "); Serial.println(Xbox.getButtonPress(RT, i)); Xbox.setRumbleOn(Xbox.getButtonPress(LT, i), Xbox.getButtonPress(RT, i), i); } if (Xbox.getAnalogHat(LeftHatX, i) > 7500 || Xbox.getAnalogHat(LeftHatX, i) < -7500 || Xbox.getAnalogHat(LeftHatY, i) > 7500 || Xbox.getAnalogHat(LeftHatY, i) < -7500 || Xbox.getAnalogHat(RightHatX, i) > 7500 || Xbox.getAnalogHat(RightHatX, i) < -7500 || Xbox.getAnalogHat(RightHatY, i) > 7500 || Xbox.getAnalogHat(RightHatY, i) < -7500) { if (Xbox.getAnalogHat(LeftHatX, i) > 7500 || Xbox.getAnalogHat(LeftHatX, i) < -7500) { Serial.print(F("LeftHatX: ")); Serial.print(Xbox.getAnalogHat(LeftHatX, i)); Serial.print("\t"); } if (Xbox.getAnalogHat(LeftHatY, i) > 7500 || Xbox.getAnalogHat(LeftHatY, i) < -7500) { Serial.print(F("LeftHatY: ")); Serial.print(Xbox.getAnalogHat(LeftHatY, i)); Serial.print("\t"); } if (Xbox.getAnalogHat(RightHatX, i) > 7500 || Xbox.getAnalogHat(RightHatX, i) < -7500) { Serial.print(F("RightHatX: ")); Serial.print(Xbox.getAnalogHat(RightHatX, i)); Serial.print("\t"); } if (Xbox.getAnalogHat(RightHatY, i) > 7500 || Xbox.getAnalogHat(RightHatY, i) < -7500) { Serial.print(F("RightHatY: ")); Serial.print(Xbox.getAnalogHat(RightHatY, i)); } Serial.println(); } if (Xbox.getButtonClick(UP, i)) { Xbox.setLedOn(LED1, i); Serial.println(F("Up")); } if (Xbox.getButtonClick(DOWN, i)) { Xbox.setLedOn(LED4, i); Serial.println(F("Down")); } if (Xbox.getButtonClick(LEFT, i)) { Xbox.setLedOn(LED3, i); Serial.println(F("Left")); } if (Xbox.getButtonClick(RIGHT, i)) { Xbox.setLedOn(LED2, i); Serial.println(F("Right")); } if (Xbox.getButtonClick(START, i)) { Xbox.setLedMode(ALTERNATING, i); Serial.println(F("Start")); } if (Xbox.getButtonClick(BACK, i)) { Xbox.setLedBlink(ALL, i); Serial.println(F("Back")); } if (Xbox.getButtonClick(L3, i)) Serial.println(F("L3")); if (Xbox.getButtonClick(R3, i)) Serial.println(F("R3")); if (Xbox.getButtonClick(LB, i)) Serial.println(F("LB")); if (Xbox.getButtonClick(RB, i)) Serial.println(F("RB")); if (Xbox.getButtonClick(XBOX, i)) { Xbox.setLedMode(ROTATING, i); Serial.print(F("Xbox (Battery: ")); Serial.print(Xbox.getBatteryLevel(i)); // The battery level in the range 0-3 Serial.println(F(")")); } if (Xbox.getButtonClick(SYNC, i)) { Serial.println(F("Sync")); Xbox.disconnect(i); } if (Xbox.getButtonClick(A, i)) Serial.println(F("A")); if (Xbox.getButtonClick(B, i)) Serial.println(F("B")); if (Xbox.getButtonClick(X, i)) Serial.println(F("X")); if (Xbox.getButtonClick(Y, i)) Serial.println(F("Y")); } } } }
Realize a transferência do código para a placa e, em seguida, abra o monitor serial do Arduino IDE para visualizar os dados recebidos. Desse modo, quando um botão do controle for pressionado, a informação será exibida na tela, conforme a Figura X.
Observe na Figura 4 que, na aba do monitor serial, é mostrado que os dados das coordenadas no joystick e, logo após, as teclas A, X, Y e B do controle foram pressionadas.
Se você chegou até aqui, parabéns! Agora, use a criatividade para programar outros projetos.