Jogo do Coração com micro:bit – Dia dos Namorados
A notícia de que somos apaixonados pela placa micro:bit não é novidade para ninguém. Ela é equipada com um display de LEDs, botões programáveis, sensores integrados (como acelerômetro e bússola), conectividade Bluetooth, interface intuitiva e suporte a linguagens de programação em blocos, Python e JavaScript. Com tantas funcionalidades, como não se apaixonar?
Para celebrar o Dia dos Namorados, vamos aproveitar essas funcionalidades fantásticas do micro:bit para criar um jogo para que você possa presentear o seu amor. Neste projeto, vamos programar um coração com um LED faltando. O jogador deve usar os botões A e B para posicionar o LED no lugar correto e, em seguida, pressionar os botões A + B, simultaneamente. Feito isso, uma mensagem de Dia dos Namorados será exibida.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
1 x Kit micro:bit com acessórios;
CÓDIGO E SIMULAÇÃO
EXPLICAÇÃO DO CÓDIGO
Bloco no iniciar: No bloco no iniciar, incluímos as configurações iniciais das variáveis:
- x: Variável responsável pela posição, no eixo x, do LED que poderá ser controlado pelo jogador;
- y: Responsável pela posição, no eixo y, do LED que poderá ser controlado pelo jogador;
- bool: Variável booleana que será utilizada no bloco sempre para determinar o que a matriz de LED deve exibir.
Bloco sempre: Contém um bloco condicional se-então-senão que verificará se o valor de bool é igual a verdadeiro ou falso.
- Se bool for igual a verdadeiro, então a matriz de LED exibirá o coração com um LED faltando e o LED que completará o coração;
- Senão, a animação do coração batendo será exibida.
A variável bool assumirá verdadeiro sempre que o programa iniciar, fazendo com que o jogo inicie. Quando o jogador completar o coração e o pressionar os botões A + B simultaneamente, bool será definida como falso.
Bloco no botão A pressionado: O botão A será utilizado para movimentar no eixo y o LED que será controlado pelo jogador.
Bloco no botão B pressionado: O botão B será utilizado para movimentar no eixo x o LED que será controlado pelo jogador.
Bloco no botão A+B pressionado: Quando o jogador completar o coração, ele deverá pressionar os botões A + B, simultaneamente. Neste momento, o programa verificará se o LED controlado está na posição central (x=2 e y =2). Se sim, a mensagem “Você me completa! Te amo” será exibida e a variável bool será definida como falso. Senão, o micro:bit será reinicializado.
Esperamos que tenham gostado deste tutorial. Em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo.