fbpx
Micro:bitNovidadeRobótica EducacionalScratch

Tecnologia e Sustentabilidade: o futuro é agora

Hoje, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data muito importante para refletirmos sobre as ações necessárias para preservar e proteger o nosso planeta. À medida que enfrentamos desafios ambientais cada vez mais urgentes, a tecnologia se apresenta como uma aliada poderosa na busca pela sustentabilidade.

A tecnologia desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na busca pela sustentabilidade, oferecendo soluções inovadoras e eficientes para enfrentar os desafios ambientais e promover um estilo de vida mais sustentável. O objetivo dessa matéria é discutir um pouco sobre a sua contribuição para a manutenção do meio ambiente.

Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia tem o poder de criar mudanças transformadoras. No programa de televisão Expresso do Futuro, apresentado por Ronaldo Lemos, o tema Meio Ambiente é abordado na perspectiva do uso da tecnologia e sustentabilidade, a fim de informar o momento que estamos vivendo, bem como a necessidade de mudanças e hábitos que atendam uma demanda urgente na nossa rotina.

Vídeo 1: Expresso Futuro com Ronaldo Lemos: Meio ambiente | Temporada 5 – EP. 4

É preciso olharmos para o futuro sabendo que estamos esgotando os nossos recursos naturais sem pensarmos na sua reposição ou sobre o fato de que talvez ele nem possa ser reposto. Desse modo, precisamos encontrar soluções que estimulem o não uso ou a substituição desses recursos para algo que seja mais sustentável.

Ronaldo Lemos informa que o seu maior desejo é que o Brasil seja a referência de uma grande potência que pense um mundo mais sustentável, uma vez que possuímos grandes recursos que favorecem esse processo de mudança. É fundamental darmos esse ponta pé inicial, e esse processo pode e deve ser incentivado através de atividades que exemplifiquem e mostrem eficiência no uso.


SOLUÇÕES INTELIGENTES, SUSTENTÁVEIS E TECNOLÓGICAS

A tecnologia tem impulsionado diversas soluções inteligentes para a sustentabilidade. Uma delas é o desenvolvimento das fontes de energia renováveis, como a solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica. O uso mais eficiente dessas fontes e o armazenamento de energia está reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis e diminuindo as emissões de gases de efeito estufa.

Trabalhando com a tecnologia podemos melhorar a eficiência energética em vários setores: como a construção, o transporte, a indústria, entre outros. Por meio do uso de sensores, automação e sistemas inteligentes, é possível monitorar e controlar o consumo de energia, reduzindo o desperdício e otimizando o uso dos recursos.

Outra área que pode ser bastante beneficiada com as soluções tecnológicas é a agricultura. No campo, a tecnologia desempenha um papel importante, permite o uso de técnicas de cultivo de precisão, como a agricultura de precisão e a utilização de sensores e drones para monitorar as plantações, otimizando o uso de água, fertilizantes e pesticidas. Além disso, a tecnologia também impulsiona o desenvolvimento de alimentos alternativos, como a carne cultivada em laboratório e os substitutos de carne à base de plantas.

Além disso, a tecnologia favorece a promoção da economia circular, na qual, os recursos são utilizados de forma mais eficiente e os resíduos são reduzidos ao mínimo. Com todas essas inovações tecnológicas, é possível reciclar materiais, reutilizar produtos, promover a logística reversa e criar sistemas de produção mais sustentáveis.

Inclusive com as cidades inteligentes, que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, reduzindo o consumo de energia, melhorando o transporte público, promovendo a reciclagem e o gerenciamento eficiente de resíduos, entre outras medidas. Sensores, sistemas de monitoramento e análise de dados são utilizados para otimizar o funcionamento das cidades, reduzir a poluição e melhorar a sustentabilidade urbana.

É importante entendermos que essas soluções tecnológicas sustentáveis não apenas são eficientes em resolver problemas ambientais, mas também têm o poder de transformar a vida das pessoas. Ao promover uma qualidade de vida melhor para todos coletivamente, trazendo benefícios ímpares para diversos aspectos da sociedade.


O FUTURO É AGORA

Pensar nas perspectivas tecnológicas e sustentáveis com um planejamento futuro é excelente, no entanto, precisamos lembrar que essas mudanças precisam ser aplicadas o mais rápido possível e que é muito importante iniciarmos uma educação preventiva, combativa e consciente.

A tecnologia sustentável contribui para a melhoria da saúde e bem-estar de todos. Ao implementarmos soluções que trazem um menor impacto ambiental, geramos uma mobilidade sustentável, uma economia circular com integração de benefícios e otimização dos nossos recursos naturais.

O futuro é agora, a necessidade para a mudança de hábitos mais sustentáveis tem urgência, por isso, precisamos sempre estarmos focados nas mudanças. Juntos, podemos criar um mundo mais equilibrado, onde a tecnologia seja um motor de transformação positiva para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.


PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA

Ao reconhecer o potencial da tecnologia em impulsionar a sustentabilidade, podemos aproveitar suas vantagens para construir um futuro mais promissor para as gerações presentes e futuras. Promover o uso responsável da tecnologia e investir em soluções que combinem inovação e sustentabilidade.

Compreendendo a importância disso, montamos um Quiz da Sustentabilidade no Scratch, utilizando o Micro:bit. A ideia é que possamos testar nossos conhecimentos sobre o que já está sendo feito para melhorar a nossa relação de consumo dos recursos naturais na Terra.

O nosso Quiz da Sustentabilidade possui cinco perguntas sobre tecnologia e inovação para aprendermos a criar um mundo mais equilibrado. Todas as perguntas possuem duas opções de resposta A e B. Conecte sua Micro:bit ao quiz, responda as questões pressionando os respectivos botões e divirta-se!

Caso queira acessar a página do projeto clique aqui. Aproveite para acessar nosso código, clicando em Ver por dentro, como no exemplo da Figura 1. Para recriar o seu projeto do zero, baixe as imagens dos personagens da Terra.

Imagem ilustrativa Figura 2 - Ver por dentro
Figura 2: Ver por dentro

A sustentabilidade é um termo que aparece com recorrência na BNCC e tem suma importância dentro do contexto educacional para a aplicação do seu entendimento, presente em diversos componentes curriculares. Por isso, utilizamos de algumas habilidades do documento para nortear e explorar essa atividade proposta, a fim de proporcionar uma melhor ensino aprendizagem acerca do tema: (EF06MA32); (EF08CI05); (EF09CI13); (EM13CNT102); (EM13CNT107); (EM13CNT206); (EM13CHS301); (EM13CHS302); (EM13CHS306).

Realizamos algumas outras atividades que podem ser utilizadas para celebrar essa data tão significativa, a fim de conscientizar sobre a importância de construirmos um mundo mais tecnológico, cheio de inovação e que também seja sustentável. Segue os links para conferir nossas propostas:

Reciclagem com Arduino e Sucata

Dia da Água

Até a próxima,

Equipe Blog da Robótica

Dúvidas? Deixe seu comentário

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.