fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Uso de engrenagens como ferramenta educativa

Ao utilizar engrenagens como ferramentas educativas, educadores podem inspirar o interesse dos alunos na abordagem STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, proporcionando uma aprendizagem envolvente, prática e aplicada. A integração de engrenagens em projetos de robótica educacional permite que os alunos experimentem conceitos de programação, eletrônica e mecânica de forma prática.

Para execução desse projeto utilizaremos o pilar da mecânica, a fim de compreender o funcionamento das engrenagens, de que modo elas produzem e transferem o movimento estando interligadas umas as outras. O tamanho e o número de dentes das engrenagens afetam a relação de transmissão, determinando como o movimento é transferido entre elas. O funcionamento é baseado na interação dos dentes, garantindo uma transmissão eficiente e sincronizada de energia.

As engrenagens desempenham um papel crucial em diversos setores, sendo componentes fundamentais em máquinas, sistemas mecânicos e sistemas robóticos. São utilizadas para transmitir torque e movimento entre eixos, proporcionando uma forma eficiente de transferência de energia e proporcionam uma oportunidade para explorar proporções e razões. Ao entender a relação entre os tamanhos das engrenagens, estudantes podem praticar conceitos matemáticos fundamentais.

MATERIAIS UTILIZADOS

Kit DIY de engrenagens

Kits de engrenagens diversas

Papelão

APLICANDO A PROPOSTA – CAIXA DE MÚSICA DA BAILARINA

Para essa proposta utilizamos princípios simples do uso das engrenagens, transmitindo movimento rotativo de um eixo para outro.

Pensamos em uma proposta que utilize o Kit para auxiliar no entendimento do seu funcionamento. Pegamos uma caixa de papelão, criamos uma pequena caixa, que seria semelhante a uma caixinha de música e na ponta, colocaremos uma bailarina na ponta para que ela gire de acordo com a movimentação das engrenagens.

Faça a montagem da base utilizando caixa de papelão com as medidas sinalizadas abaixo.

Imagem ilustrativa da Figura 2 Medidas para confecção da caixinha
Figura 2: Medidas para confecção da caixinha.

Agora que a base já está pronta, encaixe as engrenagens, recorte a bailarina e coloque-a no centro da caixa. Gire a engrenagem e faça a bailarina dançar.

Assista o vídeo para compreender melhor como o projeto foi executado.

Arquivo da Bailarina [BAIXAR]

Montar e desmontar engrenagens proporciona aos alunos uma compreensão prática de como as máquinas funcionam. Isso pode ser feito através de kits de montagem ou projetos DIY (faça você mesmo).

Esperamos ter contribuído para novas ideias e formas de conhecimento sobre esse conteúdo.

Até a próxima!


Dúvidas? Deixe seu comentário

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.