Instalando o Driver Serial para Arduino
Olá pessoal!
Para que seu Arduino possa ser programado é necessário ter o driver do CI conversor USB/Serial instalado em seu computador. No tutorial de hoje vamos aprender como instalar o Driver para o conversor USB FTDI e CH340 para reconhecimento do Arduino pelo computador.
Atualmente, os CI’s CH340 e FTDI são utilizados para conversão do sinal serial da porta USB para o Arduino, conforme a Figura 1.

CONECTANDO O ARDUINO AO COMPUTADOR
Alguns sistemas operacionais são capazes de buscar automaticamente por drivers compatíveis ao conversor USB/Serial utilizado. Para saber se o seu computador Windows consegue identificar a placa Arduino, vamos realizar um teste acessando o Gerenciador de Dispositivos. Uma opção para chegar neste painel é pressionar as teclas “Windows + r”. Assim que o menu executar abrir digite “mmc devmgmt.msc” sem as aspas, como se pode ser observado na Figura 2.

Após digitar esse comando e clicar em “OK” será aberta a tela da Figura 3. Para verificar se o driver da placa Arduino foi reconhecido navegue até a opção Portas (COM e LPT) e expanda clicando na setinha ao lado do nome. No exemplo abaixo o Arduino foi reconhecido com sucesso pela porta COM de número 9.

Caso sua placa Arduino não seja reconhecida pelo seu computador, ela pode aparecer em “Outros dispositivos”, como na Figura 4.

Isso acontece devido à falta de driver para a interpretação do dispositivo. Para resolver esse problema, no sistema operacional Windows, basta baixar os DOIS drivers (CH340 e FTDI) disponíveis nos links a seguir e executá-los:
2- Download do Driver CH340 – Para Windows 10, 8, 7 e abaixo
2.1- Download do Driver CH340 – Para Windows 11 – Descompacte e instale o arquivo SETUP.EXE
2.2 – Download do Driver CH340 – Para MAC OS
Após a conclusão dos downloads, execute os arquivos baixados para proceder a instalação. Em seguida, reinicie o seu computador.
Pronto! Sua placa Arduino está pronta para ser programada.
Espero ter ajudado,
Obrigada a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!
Att. Carol Correia Viana
Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.
Boa tarde, e para funcionar no Linux? qual seria o passo a passo?
Olá Thiago, para o linux não é necessário instalação de driver serial. Pode ser que tenha que dar permissão de leitura e escrita para o número da porta USB que o arduino está conectado.