fbpx
ESPIoTNovidade

Como Montar e Programar Interruptor Three Way com ESP8266-01, Módulo Relé WI-FI e aplicativo Blynk

Olá pessoal, tudo bem?
Que tal criar um sistema em que você consiga desligar ou ligar a lâmpada tanto pelo interruptor físico quanto por aplicativo por celular? Legal né?! Para isso iremos utilizar uma ligação Three Way em conjunto com o Módulo Relé Wi-Fi com o Esp8266.

Quando falamos em automação do sistema de iluminação residencial uma das perguntas recorrentes é: E se a internet cair? Como vou realizar o acionamento das lâmpadas? A resposta é simples: Através do interruptor. Desta forma, faz-se necessária o uso de um interruptor Three Way para acionamento off-line, e um Módulo Relé Wi-Fi para ligar e desligar a lâmpada virtualmente.

O interruptor Three Way, também conhecido como interruptor paralelo, é comumente usado em corredores, escadas, quintal e quarto. Sabe quando você deita em sua cama para dormir e percebe que esqueceu a lâmpada ligada e tem que levantar para apagar? Uma simples ligação Three Way poderia evitar isso. A diferença entre um interruptor Three Way e um interruptor simples é a existência de um terceiro borne que faz a conexão entre os condutores. Apesar disso, sua ligação também é muito simples.

Para realizar o acionamento da lâmpada através do celular vamos utilizar o Módulo Relé Wi-Fi, dispositivo baseado na Internet das Coisas (IoT) que permite o acionamento remoto de cargas AC. Esse módulo possui integração ao ESP8266 ESP-01 o que facilita o desenvolvimento de sistemas IoT, visto que essa placa microcontroladora possui conexão Wi-Fi.


MATERIAIS NECESSÁRIOS


1 x Módulo Relé Wi-fi Esp8266 V1 para Esp-01
1 x Placa Esp8266 Esp-01 Wifi 802.11 B/g/n Esp 01
1 x Interruptor Three Way
1 x Fonte 5V 1A para alimentação do módulo relé
1 x Lâmpada
1x Plafon PP Bocal
Cabos 1,5mm

A Casa da Robótica criou um kit especial para esse tutorial, venha conferir:

KIT ESP-01 Automação Iot com Módulo Relé + Fonte + Conversor USB Serial e Tutorial Explicativo


ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO DOS COMPONENTES


A montagem do circuito desde projeto exige maior atenção, visto que trabalharemos com tensão e corrente alternada (127 ou 220 VAC). Desta forma, faça todas as ligações, conforme a Figura 1, com o circuito completamente desligado e verifique cada uma das ligações antes de testar, a fim de evitar qualquer possibilidade de curto-circuito ou choque.
Caso você não possua experiência com esse tipo de montagem contrate um eletricista.


Figura 1: Circuito elétrico para projeto Como Montar e Programar Interruptor Three Way com ESP8266-01, Módulo Relé WI-FI e aplicativo Blynk.



Ao montar seu circuito na protoboard preste atenção nos seguintes pontos:
• Você pode utilizar fios de cores diferentes , mas deve assegurar que os componentes e fios estejam conectados na mesma ordem da Figura 1;
• Não toque no módulo relé quando o mesmo estiver energizado;
• Conecte no módulo relé Wi-Fi a fonte de alimentação, atentando-se a polaridade;
• Conecte o primeiro terminal do interruptor ao terminal NC do módulo relé Wi-Fi. O segundo terminal do interruptor deve ser ligada a fase e o último ao terminal NO do módulo relé Wi-Fi;
• Conecte o retorno da lâmpada ao COM do módulo relé Wi-Fi;
• Volte e confira se você montou tudo como explicado.


ELABORANDO O CÓDIGO


Nesta aplicação utilizaremos um código exemplo disponibilizado no site de exemplos da Plataforma Blynk. Na barra lateral, configuraremos a placa para ESP8266, o tipo de conexão para ESP8266 WiFi, incluiremos o Auth Token e selecionamos o exemplos Blynk Blink. Logo após, copiamos o código para o Arduino IDE.

Figura 2: Exemplo Blynk Blink.


Você também pode copiar o código abaixo:

#define BLYNK_PRINT Serial
#include <ESP8266WiFi.h>//Biblioteca para uso do WiFi do ESP8266
#include <BlynkSimpleEsp8266.h>//Biblioteca para uso do ESP8266 no Blynk


char auth[] = "YourAuthToken";//Auth token do projeto
char ssid[] = "YourNetworkName";//Nome da rede Wi-Fi
char pass[] = "YourPassword";//Senha da rede Wi-Fi

void setup(){

  Serial.begin(9600);//Inicialização da comunicação serial
  Blynk.begin(auth, ssid, pass);//Inicializa o blynk passando como parâmetro o auth token, o nome da rede Wi-Fi e a senha

}

void loop(){
  
  Blynk.run(); //Chama a função Blynk.run()
  
}



Para o funcionamento correto do código é a inclusão do auth token (para informações mais detalhadas sobre o funcionamento do Blynk clique aqui), nome e da senha da rede Wi-Fi que a NODEMCU deve se conectar. Desta forma, preencha estas informações no código, mantendo as aspas duplas (“ ”).
Em seguida, realize o upload do código para a placa ESP8266 e, por fim, conecte-a ao módulo relé Wi-Fi.
O upload do código para o ESP8266 ESP-01 você pode utilizar o Adaptador USB Serial para ESP8266 ESP-01. Para saber mais, acesse o tutorial Programando o ESP01 utilizando o Adaptador USB Serial para ESP8266 / ESP-01.

VÍDEO EXPLICATIVO

O Vídeo 1 exibe detalhadamente a montagem do circuito e a criação do aplicativo no Blynk App.

Vídeo 1: Montagem do circuito e aplicativo para projeto Como Montar e Programar Interruptor Three Way com ESP8266-01, Módulo Relé WI-FI e aplicativo Blynk.



Obrigado a todos e qualquer dúvida deixe nos comentários abaixo!

Abraços,

Carlos Dyorgenes Silva Santana

Dúvidas? Deixe seu comentário

Admisnitrador, Contador e especialista em Análise e Viabilidade de Projetos Financeiros. Graduação em andamento em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Entusiasta em liguagem de programação C, C++ com projetos relacionados a plataforma Arduino. Colaborador do Blog da Robótica, com projetos DIY. Integrante da equipe de organização da CDR Arena, maior evento de robótica do sudoeste da Bahia.

Carlos Dyorgenes

Admisnitrador, Contador e especialista em Análise e Viabilidade de Projetos Financeiros. Graduação em andamento em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Entusiasta em liguagem de programação C, C++ com projetos relacionados a plataforma Arduino. Colaborador do Blog da Robótica, com projetos DIY. Integrante da equipe de organização da CDR Arena, maior evento de robótica do sudoeste da Bahia.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.