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BlynkIoTNovidade

Conhecendo a Plataforma Blynk

Olá pessoal,
no tutorial de hoje vamos apresentar a vocês o Blynk, uma plataforma desenvolvida para aplicações em Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) que permite o desenvolvimento de interfaces de controle e monitoramento para projetos de hardware a partir de dispositivos móveis Android e iOS.
Com o Blynk é possível controlar microcontroladores, coletar dados de sensores, criar painéis visuais personalizados e salvar dados automaticamente na nuvem Blynk Cloud. Além disso, esta plataforma permite enviar notificações, e-mails ou tweets.
O Blynk é perfeito para realizar a interação com projetos simples, como monitorar a temperatura de um ambiente, ligar e desligar as luzes, controlar as cores de um LED RGB de uma sala de estar, entre outras. Sua interface de arrastar e soltar composta por vários widgets o torna bastante fácil e intuitivo.


COMPONENTES DO BLYNK

O Blynk é, basicamente, formado por três componentes principais, que são:
Blynk App:

• Aplicativo gratuito disponível para Android e iOS que permite ao usuário criar interfaces de projetos de forma bastante simples, em que é necessário apenas arrastar os Widgets (botões, chaves, displays, joysticks) e realizar a configuração dos mesmos;

• Servidor Blynk: é o servidor responsável por todas as comunicações entre o smartphone e o hardware. Vale ressaltar que você pode usar o servidor Blynk Cloud ou executar o servidor Blynk em sua máquina local;

• Bibliotecas Blynk: Do lado do hardware, o Blynk disponibiliza bibliotecas para as plataformas de desenvolvimento mais populares, que possibilitam a comunicação com o servidor e processam todos os comandos de entrada e saída.

A Figura 1 ilustra a arquitetura de funcionamento da plataforma Blynk.

Figura1: Arquitetura de funcionamento do Blynk.

REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA BLYNK

Para utilizar o Blynk faz-se necessário os seguintes requisitos:

• Hardware: Um Arduino, Raspberry Pi, ESP 8266 ou um kit de desenvolvimento semelhante;
• Internet: Para funcionamento o Blynk necessita de acesso à internet;
• Smartphone: O Blynk App funciona tanto em smartphones Android ou iOS;
• Cadastro de usuário: Após a instalação do Blynk App é necessário realizar um cadastro para poder utilizar a ferramenta;
• Biblioteca Blynk: É necessário instalar a biblioteca Blynk para utilizá-lo.


PRIMEIROS PASSOS PARA UTILIZAÇÃO DO BLYNK
Download e instalação do Blynk App

Conforme mencionado anteriormente, o Blynk App encontra-se disponível para Android e iOS. Desta forma, para realizar o download em seu dispositivo será necessário acessar a loja de aplicativos, Play Store ou App Store. Se achar melhor, você também pode encontrar o Blynk App por meio dos seguintes links:

Link Android

Link iOS

Após a instalação do aplicativo em seu dispositivo um ícone será criado na tela inicial e para iniciar o aplicativo basta clicar neste ícone. Ao abrir o Blynk App pela primeira vez faz-se necessário a criação de um cadastro de acesso, que deve ser feito selecionando a opção Create New Account, inserindo um e-mail válido e uma senha. A Figura 2 demonstra a tela de login e cadastro do Blynk App.

Figura 2: Tela de login e cadastro do Blynk App.

No momento do cadastro insira um endereço de e-mail válido, pois algumas informações importantes para o funcionamento de seus projetos serão encaminhadas por meio dele. Após a realização do cadastro a tela da Figura 3 será exibida.

Figura 3: Tela de início do Blynk App.

Os ícones numerados em vermelho na Figura 3 são detalhados a seguir:

1. Log Out: Ao selecionar este ícone, você saíra da conta logada e retornará a tela de login (Figura 2);
2. New Project: Possui a mesma função do ícone de número 5, que é criar um novo projeto;
3. QRcode: Esta opção permite que você leia, por meio do QRcode, e copie um projeto já existente que foi compartilhado por outro usuário do Blynk;
4. About: Traz algumas informações sobre o aplicativo, como versão, usuário e servidos;
5. New Project: Possui a mesma função do ícone de número 2, que é criar um novo projeto;
6. My Apps: Ao selecionar este item seu projeto poderá ser exportado para seu dispositivo móvel e ser publicado no Play Store ou App Store;
7. Community: Ao selecionar esta opção você será direcionado a comunidade Blynk, site destinado a solicitação e votação de novos recursos, perguntas, comentários e compartilhamento de ideias.

Para criar um aplicativo você deve selecionar a opção New Project (item 2 ou 6 da Figura 3). Em seguida será exibida a tela Create New Project, onde será possível definir um nome para o projeto, a plataforma utilizada, o tipo de conexão entre o aplicativo e o microcontrolador, e o tema do aplicativo. A Figura 4 ilustra a tela Create New Project do Blynk App.

Figura 4: Tela Create New Project.

Na Figura 4, para fim explicativo, definimos o nome do projeto de “Projeto explicativo”, escolhemos o microcontrolador Arduino UNO e o tipo de conexão será por USB. O tema do aplicativo pode ser “Dark” (escuro), que é a cor padrão do Blynk, ou “Light” (claro). Ao optar pelo tema Light o aplicativo ficará branco. Após a definição destas configurações, clique no botão “Create”.

Em seguida, será exibida uma mensagem informando que um “Auth Token” do projeto foi enviado ao seu e-mail cadastrado. O “Auth Token” é um código de 32 caracteres utilizado para que o servidor Blynk direcione as informações entre o aplicativo e a plataforma. Clique em OK para fechar esta mensagem. Logo após, a tela de projeto será exibida, conforme Figura 5.

Figura 5: Tela de projeto do Blynk App.

Os ícones da parte superior da tela de projeto do Blynk App encontram-se detalhados a seguir:

1. Log Out: Ao selecionar este ícone, você sairá da tela de projetos e retornará a tela de criação (Figura 3);
2. Project Settings: Ao selecionar esta opção você terá acesso a tela de configurações do projeto;
3. Widget Box: O ícone representado pelo símbolo + permite a adição de widgets a tela do projeto. Ao selecionar esta opção uma lista de widgets será aberta, conforme Figura 6.
4. Play: Ao clicar neste ícone a comunicação entre o aplicativo e a plataforma será iniciada.

Figura 6: Lista de Widgets.

Apesar do Blynk App, Servidor Blynk e as bibliotecas Blynk serem gratuitas, os Widgets são pagos. Cada Widget custa uma quantidade de Energy – espécie de moeda virtual. Iniciamos o Blynk App com 2000 Energy disponível para ser utilizada em nossos projetos. Para o desenvolvimento de projetos mais complexos mais Energy pode ser comprada.
Lembrando que cada Energy utilizado ao incluir um Widget é retornado à carteira quando o excluímos. Para excluir um Widget basta pressionar por um período de tempo e aguardar a exibição da opção excluir na parte superior da tela do aplicativo, conforma a Figura 7.

Figura 7: Ícones Duplicar e Excluir Widgets.

Instalação do pacote de bibliotecas do Blynk no Arduino IDE

Para que o Blynk funcione em sua plataforma de hardware é necessário instalar uma biblioteca. A biblioteca Blynk é uma extensão que irá rodar em seu hardware, sendo responsável pela conectividade, autenticação de dispositivo na nuvem e processos de comandos entre o Blynk App, a nuvem e o hardware. Esta biblioteca encontra-se disponível para download no seguinte link:

Link Biblioteca Blynk

Após realizar o download da biblioteca, vamos instalá-la por meio do seguinte caminho: Toolbar > Sketch > Incluir biblioteca > Adicionar biblioteca ZIP, conforme ilustra a Figura 8. Com a biblioteca instalada, feche o Arduino IDE e abra-o novamente.

Figura 8: Caminho para incluir biblioteca no Arduino IDE.

Em seguida, vamos verificar se a biblioteca foi instalada corretamente por meio do seguinte caminho: Toolbar > Sketch > Incluir Biblioteca, onde buscaremos a biblioteca Blynk, conforme a Figura 9.

Figura 9: Caminho para verificar se a biblioteca Blynk foi instalada.


Com a biblioteca e o aplicativo instalados, a plataforma Blynk está pronta para ser utilizada. Faltando apenas carregar o código para um microcontrolador para criar as mais diversas aplicações.
Na próxima postagem ensinaremos a vocês como carregar o código no microcontrolador e colocar em prática os primeiros projetos.

Espero que tenham gostado deste tutorial. Em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo.

Att.,
Carol Correia Viana

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Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

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