Criando um Aplicativo com o Blynk para Controlar um LED na Internet das Coisas
Olá pessoal !
No post anterior conhecemos a plataforma Blynk. Agora, vamos a nosso primeiro projeto prático: o Projeto Controlar LED com Botão.
Este projeto consiste em acionar ou desligar um LED por um botão. De modo a não incluir componentes adicionais, vamos utilizar o LED embutido ao pino digital 13 da placa UNO ou Mega e utilizaremos a comunicação por USB.
Iniciaremos o Projeto Controlar LED com Botão criando um novo projeto no Blynk, clicando na opção “+ New Project” na tela de criação do Blynk App, conforme Figura 1.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/1-2.jpg?resize=231%2C366&ssl=1)
Em seguida, será aberta a tela Create New Project, onde definiremos o nome do projeto, a plataforma utilizada, o tipo de conexão entre o aplicativo e o microcontrolador, e o tema do aplicativo, conforma a Figura 2.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/2.jpg?resize=224%2C349&ssl=1)
Neste exemplo escolhemos Controlar LED como nome do projeto. O microcontrolador utilizado foi o Arduino UNO, mas você pode optar por outra placa. Por fim, configuramos o tipo de comunicação via USB.
Após configurar o projeto, clique em Create. A seguir a tela de projeto do Blynk App será inicializada e vamos clicar no ícone representado pelo sinal “+” para incluir um Button (botão) no Widget Box.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/3.jpg?resize=263%2C413&ssl=1)
Após inserir o Button, você pode arrastá-lo para qualquer canto da tela, aumentar ou diminuir seu tamanho, duplicá-lo ou excluí-lo. Para isso, clique e segure o Button.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/4-1.jpg?resize=260%2C412&ssl=1)
Por sua vez, para acessar as configurações do Button apenas dê um clique e a tela da Figura 5 será exibida. Para o projeto Controlar o LED precisamos atribuir o Button ao pino digital 13 da placa UNO, fazemos isso ao clicar em “PIN” e configuramos conforme a Figura 6. Além disso, definimos a faixa de operação de 0 a 1 (desligado ou ligado).
Obs.: Caso esteja utilizando outra placa microcontroladora selecione o pino digital correspondente ao LED interno da mesma.
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![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/6.jpg?resize=256%2C396&ssl=1)
Após a configuração do Button, vamos conectar a placa UNO ao computador, por meio do cabo USB. Em seguida, vamos ao Sketch. O Blynk tem disponível uma biblioteca de exemplos, que podem ser acessados através do seguinte link:
Ao abrir esta página, configure a board com o microcontrolador utilizado, a conexão por Serial or USB. Em seguida, copie o Auth Token recebido no e-mail e cole no campo destinado e busque por Blynk Blink no campo Example.
Ao inserir o Auth Token a instrução char auth[] receberá este código. Após realizar as configurações copie o código, cole no Arduino IDE e o carregue para a sua placa microcontroladora.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/7.jpg?resize=695%2C371&ssl=1)
No caso da conexão via USB é necessário executar um arquivo que encontra-se disponível na pasta de arquivos do Arduino IDE. Você pode localizar o caminho desta pasta pelo seguinte caminho: Toolbar > Arquivo > Preferência – Local do Sketchbook, conforme mostra a Figura 8.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/image-7.png?resize=466%2C278&ssl=1)
Você pode copiar esse caminho e colar no Explorar do Windows para abrir a pasta de Destino, conforme a Figura 9.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/image-8.png?resize=586%2C210&ssl=1)
Logo após abra as seguintes pastas: Libraries > Blynk > scripts e busque o arquivo blynk-ser. Ao encontrá-lo, clique nele com o botão direito e selecione a opção Editar, conforme Figura 10.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/image-9.png?resize=566%2C195&ssl=1)
Após clicar em Editar, o arquivo blynk-ser será aberto no Bloco de Notas. Verifique se a porta COM na qual sua placa microcontroladora encontra-se conectada é a mesma configurada no código, caso não seja substitua-a e Salve o arquivo. A linha do código em que a COM é configurada foi destacada em vermelho na Figura 11.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/image-10.png?resize=567%2C332&ssl=1)
Em seguida, salve as modificações feitas no código e execute o arquivo blynk-ser. A tela da Figura 12 será exibida.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/image-11.png?resize=567%2C223&ssl=1)
Com o blynk-ser em execução, abra o aplicativo criado no Blynk App e selecione o ícone Play para iniciar a comunicação entre o aplicativo e o microcontrolador. Se tudo estiver correto aparecerá o ícone do microcontrolador, ao lado do ícone Stop, apresentando informações de que o dispositivo encontra-se online.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/13.jpg?resize=268%2C425&ssl=1)
Ao final, basta pressionar o Button no Blynk App e manter pressionado para que o LED embutido no pino digital 13 acenda e permanecerá acesso enquanto o Button estiver pressionado. Solte o Button e o LED apagará, conforme e Vídeo 1. Isso porque o Button foi configurado no modo Push.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/WhatsApp-Video-2020-06-17-at-16.48.48.gif?resize=640%2C352&ssl=1)
Caso queira que o botão mantenha o estado ao soltá-lo você deve trocar o tipo de Push para Switch conforme mostrado na Figura 14. Lembrando que para editar as configurações do aplicativo é necessário parar a execução no botão Stop.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/14.png?resize=277%2C434&ssl=1)
O Vídeo 2 demostra o funcionamento do aplicativo Controlar LED com botão configurado no modo Switch.
![](https://i0.wp.com/www.blogdarobotica.com/wp-content/uploads/2020/06/WhatsApp-Video-2020-06-17-at-16.49.33.gif?resize=640%2C352&ssl=1)
Espero que tenham gostado deste tutorial. Em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo.
Até a próxima !
Att.,
Carol Correia Viana
Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.