fbpx
NovidadeRobótica EducacionalScratch

Jogo de Natal com Scratch: Ajude o Papai Noel

O Natal se aproxima! Em nosso Blog, a magia natalina já chegou e decidimos trazer um toque especial de diversão e aprendizado para esta temporada. E qual seria a melhor maneira de realizar isso senão criando um Jogo de Natal no Scratch?

Como sabemos, o Scratch é uma plataforma de programação visual desenvolvida para ensinar programação de forma acessível e interativa, sendo ideal para iniciantes. Em vez de escrever código usando linguagem de programação tradicional, os usuários do Scratch criam códigos arrastando e encaixando blocos de comando. Com ele podemos criar animações, histórias e jogos interativos.

Este tutorial especial, vamos usar o Scratch para criar um jogo e aprimorar nossas habilidades de programação em blocos e criatividade. Estamos ansiosos para guiá-lo nesta jornada, onde a criatividade se encontra com a programação para criar algo verdadeiramente mágico. Vamos começar a trilhar o caminho para um Natal cheio de aprendizado e diversão!

Em nosso jogo de Natal, você terá a missão de ajudar o querido Papai Noel a recolher todos os presentes perdidos, e assim, salvar o Natal. A contagem regressiva começou, e a alegria de milhares de crianças está em suas mãos. Você tem 30 segundos para recolher o máximo de presentes que conseguir.


JOGO DE NATAL: AJUDE O PAPAI NOEL


INSTRUÇÕES PARA O JOGADOR

  • Clique na bandeira verde para ser direcionado à tela inicial do jogo;
  • Use as setas do telhado para mover o Papai Noel;
  • Colete o máximo de presentes possíveis antes que o tempo acabe;
  • Chame sua família e amigos para competir;
  • Divirta-se e ajude o Papel Noel a garantir que o Natal seja mágico para todos.


ATORES, CENÁRIO E MÚSICA

Os atores, os cenários e a música que foram utilizados na construção do jogo de Natal: Ajude o Papai Noel não estão disponíveis na biblioteca de imagens do Scratch. Portanto, será necessário fazer o download e incluí-los ao Scratch. Você pode baixa-los, clicando aqui.


LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO DO JOGO

Cenário:

No contexto do jogo, são apresentados três cenários distintos: o Cenário 1 representa a tela inicial, o Cenário 2 corresponde à tela de jogo e o Cenário 3 é destinado à exibição da tela de fim de jogo.

Na área de código do cenário, incluímos as instruções de mudança de cenários e o cronômetro do jogo.

Botão início:

O início do jogo requer que o jogador clique no Botão de início. Ao acionar esse botão, a mensagem “Início” será transmitida, o Cenário 2 será apresentado, e a trilha sonora de Natal será iniciada.

Papai Noel:

O Papai Noel será exibido apenas quando o Botão de início for clicado. Sua aparência deve ser da Fantasia 1, seu tamanho definido em 40%, iniciará no centro (x= 0) e na parte inferior da tela (y= -100).

A movimentação do Papai Noel será controlada com as teclas direita e esquerda do teclado. À medida que o jogador alcançar 10 pontos, o personagem mudará para a Fantasia 2. Após o término do jogo, a Fantasia 3 será aplicada ao Papai Noel.

Presentes:

No jogo, os presentes aparecem e caem em locais aleatórios do cenário. Para coletar os presentes e salvar o Natal, o jogador deve movimentar o Papai Noel. A aparição dos presentes ocorrerá somente após o clique no Botão Iniciar, e eles serão exibidos em posições aleatórias na parte superior da tela do jogo.

A velocidade de queda dos presentes será determinada no bloco “adicionar -12 a y”. Se um presente entrar em contato com o Papai Noel, o jogador ganhará um ponto, a fantasia do presente será alterada, e o presente reaparecerá em um local aleatório na parte superior da tela do jogo.

Som:

O ator Som possui duas fantasias: On e Off. Ele será utilizado para ligar ou desligar a música do jogo. O jogador poderá ativar ou desativar o jogo clicando nesse ator.

ACESSAR O JOGO NO SCRATCH

Acesse o projeto clicando aqui. Para conferir toda a programação utilizada, clique em Ver por dentro.

Página do projeto Jogo de Natal - Ajude o Papai Noel no Scratch.
Figura 1 – Página do projeto no Scratch.

Espero que tenha gostado deste tutorial. Em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo.

Feliz Natal 🎄🎅🏻

Carol Correia Viana

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.