fbpx
ArduinoNovidade

Como adicionar biblioteca na Arduino IDE

As bibliotecas são um conjunto de instruções desenvolvidas para executar tarefas específicas relacionadas a um determinado dispositivo. O uso de bibliotecas facilita a conexão a sensores, a uma tela, a um módulo, entre outras, além de poupar tempo do programador.

As bibliotecas do Arduino são ferramentas de extrema importância para que novas funções e novas possibilidades de códigos sejam incorporados em um projeto. O Arduino IDE conta com algumas bibliotecas já instaladas, mas outras podem ser incluídas a partir de download ou você mesmo pode criar a sua. Muitas vezes, os fabricantes de sensores, módulos, atuadores e demais placas, fornecem uma biblioteca para facilitar a programação e uso de seus dispositivos.

São exemplos de bibliotecas oficiais do Arduino:

  • Biblioteca Servo – usada para controlar servo motores.
  • Biblioteca Ethernet – utilizada para conectar à internet usando a Ethernet
  • Biblioteca SoftwareSerial – é aplicada para comunicação com pinos digitais.
  • Biblioteca WiFi – utilizada para conexões de Internet via Wi-Fi para uso do Shield Wi-Fi.
  • Biblioteca LiquidCrystal – usada para controlar displays LCD.

Este tutorial visa demonstrar como instalar bibliotecas no Arduino IDE e, assim, aumentar a possibilidade no desenvolvimento de novos projetos.


INSTALANDO BIBLIOTECA NO ARDUINO IDE:


USANDO O GERENCIADOR DE BIBLIOTECAS

Para instalar uma nova biblioteca no Arduino IDE, basta abrir o Gerenciador de bibliotecas, através do seguinte caminho: Ferramentas>Gerenciar Bibliotecas…, ou do atalho Ctrl+Shift+I, conforme ilustra a Figura 1.

O primeiro passo é abrir na Arduino IDE o local de ferramentas e em seguida clicar na opção “Gerenciar bibliotecas …” conforme ilustra a figura 1.

Caminho de acesso ao Gerenciador de bibliotecas do Arduino IDE.
Figura 1: Caminho de acesso ao Gerenciador de bibliotecas do Arduino IDE

Em seguida, a tela da Figura 2 será aberta e você encontrará uma lista de bibliotecas disponíveis para instalação. Neste exemplo, instalaremos a biblioteca “DHT sensor library”. Role a lista para encontrá-la ou busque no Campo de Pesquisa, clique nela e selecione a versão da biblioteca que deseja instalar. Por fim, clique em instalar e aguarde. O download pode demorar dependendo da velocidade da sua conexão.

A imagem tem o objetivo de mostrar a instalação da biblioteca DHT sensor library no arduino IDE
Figura 2: Instalação da biblioteca DHT sensor library.

Após concluído, a tag INSTALLED será exibida ao lado da biblioteca DHT sensor library, conforme a Figura 3. Reinicie o Arduino IDE para continuar a programação.

A imagem mostra que a biblioteca DHT foi instalada
Figura 3: Biblioteca DHT sensor library instalada no Arduino IDE.


IMPORTANDO UMA BIBLIOTECA .ZIP

Outro modo de instalação de uma biblioteca no Arduino IDE é através da importação do arquivo ou pasta ZIP da biblioteca. O nome da pasta é o nome da biblioteca e dentro dela haverá um arquivo .cpp, um arquivo .h e frequentemente um arquivo keyword.txt, uma pasta exemplos e/ou outros arquivos exigidos.

Neste exemplo, instalaremos a biblioteca “Thermistor”, disponível para download em: www.blogdarobotica.com/bibliotecas/thermistor. Não descompacte a biblioteca baixada.

Para instalar a biblioteca .zip no Arduino IDE, navegue o seguinte caminho: Sketch > Incluir Biblioteca > Adicionar biblioteca .ZIP, conforme Figura 4.

A imagem mostra o caminho para instalar uma biblioteca .zip na arduino ide
Figura 4: Caminho para adicionar biblioteca .ZIP no Arduino IDE.

Em seguida, você deve selecionar a biblioteca que deseja adicionar. Navegue até o local do arquivo .zip e abra-o, conforme ilustra a Figura 5.

A figura mostra a seleção da biblioteca thermistor.zip no arduino ide
Figura 5: Seleção da biblioteca Thermistor.

Após instalação, a mensagem Biblioteca adicionada às suas bibliotecas. Veja menu “Incluir biblioteca” será exibida. Reinicie o Arduino IDE para continuar a programação.

A imagem tem como objetivo demonstrar a confirmacao de que a biblioteca.zip foi instalada
Figura 6: Confirmação de que a biblioteca .ZIP foi instalada.

Espero ter ajudado,

Obrigado a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!

Att. Jonas Souza

Dúvidas? Deixe seu comentário

Graduando em Engenharia Elétrica.

Jonas Souza

Graduando em Engenharia Elétrica.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.