Como adicionar biblioteca na Arduino IDE
As bibliotecas são um conjunto de instruções desenvolvidas para executar tarefas específicas relacionadas a um determinado dispositivo. O uso de bibliotecas facilita a conexão a sensores, a uma tela, a um módulo, entre outras, além de poupar tempo do programador.
As bibliotecas do Arduino são ferramentas de extrema importância para que novas funções e novas possibilidades de códigos sejam incorporados em um projeto. O Arduino IDE conta com algumas bibliotecas já instaladas, mas outras podem ser incluídas a partir de download ou você mesmo pode criar a sua. Muitas vezes, os fabricantes de sensores, módulos, atuadores e demais placas, fornecem uma biblioteca para facilitar a programação e uso de seus dispositivos.
São exemplos de bibliotecas oficiais do Arduino:
- Biblioteca Servo – usada para controlar servo motores.
- Biblioteca Ethernet – utilizada para conectar à internet usando a Ethernet
- Biblioteca SoftwareSerial – é aplicada para comunicação com pinos digitais.
- Biblioteca WiFi – utilizada para conexões de Internet via Wi-Fi para uso do Shield Wi-Fi.
- Biblioteca LiquidCrystal – usada para controlar displays LCD.
Este tutorial visa demonstrar como instalar bibliotecas no Arduino IDE e, assim, aumentar a possibilidade no desenvolvimento de novos projetos.
INSTALANDO BIBLIOTECA NO ARDUINO IDE:
USANDO O GERENCIADOR DE BIBLIOTECAS
Para instalar uma nova biblioteca no Arduino IDE, basta abrir o Gerenciador de bibliotecas, através do seguinte caminho: Ferramentas>Gerenciar Bibliotecas…, ou do atalho Ctrl+Shift+I, conforme ilustra a Figura 1.
O primeiro passo é abrir na Arduino IDE o local de ferramentas e em seguida clicar na opção “Gerenciar bibliotecas …” conforme ilustra a figura 1.
Em seguida, a tela da Figura 2 será aberta e você encontrará uma lista de bibliotecas disponíveis para instalação. Neste exemplo, instalaremos a biblioteca “DHT sensor library”. Role a lista para encontrá-la ou busque no Campo de Pesquisa, clique nela e selecione a versão da biblioteca que deseja instalar. Por fim, clique em instalar e aguarde. O download pode demorar dependendo da velocidade da sua conexão.
Após concluído, a tag INSTALLED será exibida ao lado da biblioteca DHT sensor library, conforme a Figura 3. Reinicie o Arduino IDE para continuar a programação.
IMPORTANDO UMA BIBLIOTECA .ZIP
Outro modo de instalação de uma biblioteca no Arduino IDE é através da importação do arquivo ou pasta ZIP da biblioteca. O nome da pasta é o nome da biblioteca e dentro dela haverá um arquivo .cpp, um arquivo .h e frequentemente um arquivo keyword.txt, uma pasta exemplos e/ou outros arquivos exigidos.
Neste exemplo, instalaremos a biblioteca “Thermistor”, disponível para download em: www.blogdarobotica.com/bibliotecas/thermistor. Não descompacte a biblioteca baixada.
Para instalar a biblioteca .zip no Arduino IDE, navegue o seguinte caminho: Sketch > Incluir Biblioteca > Adicionar biblioteca .ZIP, conforme Figura 4.
Em seguida, você deve selecionar a biblioteca que deseja adicionar. Navegue até o local do arquivo .zip e abra-o, conforme ilustra a Figura 5.
Após instalação, a mensagem Biblioteca adicionada às suas bibliotecas. Veja menu “Incluir biblioteca” será exibida. Reinicie o Arduino IDE para continuar a programação.
Espero ter ajudado,
Obrigado a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!
Att. Jonas Souza
Graduando em Engenharia Elétrica.