fbpx
ArduinoNovidadeRobótica EducacionalScratch

Semana do Scratch – Reciclagem com Arduino e Sucata

A Semana do Scratch ou Scratch Week é comemorada mundialmente por aprendizes, professores e todos os envolvidos pela linguagem e pela computação criativa, a fim de organizar e participar de atividades. É claro que não poderíamos ficar de fora dessa comemoração. Por isso, preparamos diversas atividades no decorrer dessa semana.

Hoje, faremos nosso último projeto, trabalharemos com sucata, Arduino e Scratch para montarmos nosso projeto sobre Reciclagem.

A reciclagem é o processo de coleta seletiva e a separação dos materiais que já foram descartados para dar a destinação correta a cada um deles. Essa ação beneficia diretamente todos nós. Reciclar é o ato de dar uma destinação e reutilização para o produto que foi descartado, a fim de reintroduzi-los novamente para a produção ou finalidade de um outro produto.

A importância de fazer o reaproveitamento e dar nova vida aos objetos descartados é fundamental para a manutenção da nossa vida aqui na Terra, uma vez que gera menos impacto e, consequentemente, menos resíduos ao meio ambiente. O consumo relacionado a excessividade e a obsolescência programada levam as pessoas a comprar mais do que necessitam, isso provoca a utilização em escala crescente dos recursos naturais, ao desperdício e aumento na quantidade de lixo produzida.

Os 5Rs da sustentabilidade, como são conhecidos, tem por objetivo conscientizar as pessoas para um consumo mais sustentável e auxiliam na compreensão para mantermos um comportamento de compromisso com o meio ambiente.

Imagem ilustrativa que compõe os 5 Rs
Figura 1: 5 Rs.

Então, é preciso reforçar a conscientização e relacionar o consumo com a produção de lixo. O descarte correto dos resíduos é o primeiro passo. As lixeiras auxiliam nessa função e possuem cores diferentes que facilitam a identificação e memorização do seu respectivo tipo resíduo. Como podemos ver na Figura 2.

Imagens ilustrativas das lixeiras com as cores para a classificação do lixo
Figura 2: Lixeiras com as cores para a classificação do lixo.

Compreendendo a importância desse tema, trouxemos um jogo sobre o correto descarte de resíduos utilizando o PictoBlox, software de programação em blocos baseado em Scratch que permite o uso e interação com outras placas microcontroladoras, em conjunto com o Arduino.


LISTA DE MATERIAIS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

Placa UNO R3 compatível com Arduino UNO;
JoyStick Shield ou Módulo JoyStick Analógico 3 eixos Ky 023;
Protoboard;
Resistores 220Ω;
Jumpers Macho Macho;
Jumpers Macho Fêmea;
Leds: Verde, Azul, Vermelho e Amarelo;
Arquivo com lixeiras para impressão;
• Rolos de papel higiênico.


PROJETO COM SCRATCH

Nesse projeto, nosso maior objetivo é pensar sobre a importância da reciclagem para a manutenção da nossa vida aqui na Terra e mostrar que o correto descarte de resíduos faz diferença, é simples e pode ser prazeroso.

Nossa proposta foi desenvolver um jogo sobre o descarte correto de resíduos no PictoBlox com interação do Arduino e o JoyStick Shield. No jogo, os resíduos caem do canto superior da tela e o jogador deverá direcioná-los para a lixeira correspondente ao seu material. A movimentação do resíduo será feita usando o JoyStick Shield.

Também construímos uma interface física externa para tornar o projeto mais atrativo, prático e estimulante visualmente. Para tal, propomos o uso de rolos de papel higiênico para simular as latas de reciclagem e LEDs que acenderão quando o jogador conseguir descartar o resíduo corretamente.

Veja na Figura 3 como ficará o esquemático de ligação do Arduino com os LEDs.

Figura 3: Esquemático de ligação – Arduino e Leds das lixeiras.

Ah, uma observação importante: No joystick há uma chave seletora entre 3V3 e 5V, para que funcione corretamente mantenha a chave na posição 5V.

O jogador terá 60 segundos para destinar os resíduos para as lixeiras correspondentes. Cada lixo coletado corretamente soma um ponto. Vence o jogo quem coletar mais resíduos neste período.

Imagem ilustrativa do jogo Reciclagem com Arduino e Sucata
Figura 4: Reciclagem com Arduino e Sucata

Controles do jogo:

• Bandeira: Inicia o jogo;
• JoyStick para direita: Movimenta o resíduo para direita;
• JoyStick para esquerda: Movimenta o resíduo para esquerda.

O jogo foi desenvolvido usando o Pictoblox, software de programação em blocos baseado em Scratch que permite o uso e interação com o Arduino.

IMPORTANTE: Será necessário realizar a calibração do joystick antes de começar a jogar. Para tal, realize o download do código de calibração clicando aqui. Execute o código e observe o valor obtido quando o joystick encontra-se ao centro, conforme a Figura 5.

Figura 5: Leitura analógica do joystick na posição central.

Com base nesse valor, vamos definir dois valores limites para quando o ator lixo deve se mover para a esquerda e para a direita, diminuindo 30 e adicionando 30. Por exemplo, em nosso caso, a leitura analógica do joystick na posição central deu igual a 480. Então, vamos definir que o ator lixo deve se mover para a esquerda quando a leitura for inferior a 450 (Parâmetro 1 = 480 – 30 = 450), e para a direita quando a leitura for maior que 510 (Parâmetro 2 = 480 + 30 = 510).

Para acessar o jogo realize o download do código clicando aqui. Abra o jogo e substitua os parâmetros encontrados no trecho do código de movimento, conforme detalha a Figura 6.

Figura 6: Substituição dos parâmetros para correto funcionamento do jogo.

Aproveite para se divertir ou modificar o nosso código.

As lixeiras e os resíduos utilizando em nosso projeto não se encontram disponíveis na biblioteca do Pictoblox, mas você pode baixá-los ou editá-los clicando aqui.


PARA APLICAR EM SALA DE AULA

Sugerimos a utilização desse projeto para trabalhar com reciclagem, impactos das atividades humanas ou sustentabilidade. Buscamos junto a BNCC algumas habilidades que podem ser utilizadas, sendo elas: (EF03GE08); (EF05CI05); (EF09GE05); e no complemento a BNCC – Computação: (EF09CO01); (EF69CO01); (EF69CO12); (EF03CO07); (EF03CO08); (EF03CO09); (EF04CO06).

Essas habilidades podem nortear o seu planejamento e a sua prática pedagógica em conjunto com a proposta que criamos usando a linguagem Scratch no Pictoblox. Você pode usar nosso projeto tanto para que os estudantes aprendam a mais sobre o descarte correto dos resíduos quanto para ensiná-los a desenvolver o jogo.

Vídeo 1: Reciclagem com Scratch, Arduino e sucata.

Gostou da proposta? Aprimore o jogo, implemente novas condições, novas fantasias e dissemine o conhecimento sobre a importância da reciclagem. Compartilhe conosco as modificações que realizou ou o que achou de mais interessante nesse projeto.

Grande abraço,

Equipe Blog da Robótica.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.