Como programar Arduino utilizando programação em blocos
A linguagem de programação em blocos é um modo intuitivo e visual de construir códigos. É uma forma lúdica e interativa para aprender programar ou ensinar programação para crianças, jovens ou iniciantes. Nela, os blocos são arrastados e encaixados em sequência para criar o código do programa.
Para quem está iniciando com o Arduino, a programação em blocos pode ser uma grande aliada, pois elimina a necessidade de escrever linhas de códigos, o que ajuda a reduzir erros e estimula o aprendizado. Os blocos são pré-programados e possuem uma sintaxe correta. Isso significa que o aprendiz pode se concentrar na lógica do programa em vez de se preocupar em digitar cada comando corretamente.
Neste tutorial, aprenderemos como programar o Arduino utilizando a linguagem de programação em blocos com o PictoBlox, software de programação em blocos baseado em Scratch que permite a interação com Arduino.
O Pictoblox está disponível em versões online e offline. Utilização do Pictoblox de forma offline será necessário realizar o download e instalação. Para tal, acesse o tutorial Guia de instalação do Pictoblox.
PRIMEIROS PASSOS
Com o Pictoblox instalado, conecte o seu Arduino ao computador por meio de um cabo USB.
Para garantir que seu computador conseguiu reconhecer o Arduino, será necessário realizar uma verificação. Siga os passos (para Windows):
1. Abra o Gerenciador de Dispositivos de seu computador, disponível em Painel de Controle. Uma opção para se chegar no gerenciador é pesquisando no menu Iniciar.
2. Busque por Portas (COM e LPT), expanda suas opções e verifique se existe a opção USB-SERIAL, USB SERIAL Port ou Arduino UNO.

Em nosso exemplo, o Arduino foi reconhecido com sucesso pela porta de comunicação COM de número 3 (COM3).
3. Caso o Arduino não seja reconhecido pelo computador, ele será exibido em Outros Dispositivos e com o ícone ⚠️.

Neste caso, o Arduino não foi reconhecido pelo computador. Isso acontece porque seu computador não possui o driver necessário para reconhecer o Arduino.
Observação: A porta de comunicação (COM1) não é a porta do Arduino.
4. Instale o driver necessário para que o Arduino seja reconhecido pelo seu computador. Acesse o tutorial Instalando o Driver Serial para Arduino.
PROGRAMANDO O ARDUINO COM O PICTOBLOX
Antes de iniciar a programação, precisamos preparar as configurações do Pictoblox para receber e enviar informações para o Arduino. Portanto, abra o Pictoblox e clique na opção Placa.
Em seguida, a tela Selecionar Placa será exibida.

Logo após, selecione o modelo do seu Arduino. Em nosso exemplo, vamos selecionar o Arduino UNO. Selecione também a Porta Serial em que o Arduino foi reconhecido pelo computador. Em nosso exemplo, o Arduino foi reconhecido pela COM3. Clique em Conectar.

Caso seu Arduino não esteja sendo localizado, verifique a ligação com o cabo USB e clique em Atualizar.
NOSSO PRIMEIRO CÓDIGO
O exemplo mais básico e clássico para iniciar a programação do Arduino e placas compatíveis é o Blink (ou Pisca Led), que consiste em ligar e desligar um LED em intervalos de 1 segundo.
Que tal programar esse exemplo usando programação em blocos? A maioria das placas Arduino possui um LED conectado ao pino digital 13. Podemos utilizá-lo nesse exemplo para evitar o uso de componentes adicionais.
Em nosso código, vamos utilizar blocos de Eventos, Controle e Arduino.

Monte os blocos conforme a Figura 6 para criar o código Pisca LED.

Observe que o bloco Definir pino digital () saída como () possui dois menus. No primeiro, vamos selecionar o pino do Arduino em que o LED se encontra conectado. Neste caso, será o pino 13. O segundo indica a informação que vamos enviar ao Arduino, sendo que ALTO corresponde a LIGADO e BAIXO a DESLIGADO.

Por fim, clique na bandeira verde para executar o código e ver o LED da Arduino piscando em intervalos de 1 segundo, conforme o Vídeo 1.
Espero que tenham gostado deste tutorial. Em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo.
Att.,
Carol Correia Viana
Você precisa fazer log in para comentar.