fbpx
Makey MakeyNovidadeRobótica EducacionalScratch

Mural Interativo com o Makey Makey

A contação de história é uma experiência enriquecedora, não é apenas a simples leitura de um texto. Envolve a interação entre o contador e os ouvintes, desenvolvendo a capacidade de atenção e concentração; desperta emoções, estimula a imaginação e fomenta um ambiente de aprendizado coletivo. Por meio das histórias, podemos viajar a mundos distantes, explorar diferentes culturas, entender complexidades emocionais e até mesmo enfrentar desafios junto com os personagens.

Ao contar histórias, podemos explorar uma variedade de recursos para tornar a experiência mais rica e envolvente.

PARA APLICAR EM SALA DE AULA

Nossa proposta é trazer o recurso tecnológico para que essa experiência se torne ainda mais completa. Utilizaremos a placa Makey Makey para contar uma história e torná-la interativa proporcionando uma experiência diferenciada para os alunos e uma aula muito interessante.

Escolhemos a fábula da A Festa no Céu, que conta a história do sapo que vai a festa no céu mesmo sem ter sido convidado pelos pássaros, que são os anfitriões da festa. Resolvemos recontar parte do texto, o momento em que a festa acontece e para isso, contamos com a ajuda do Makey Makey em um projeto de robótica iterativo.

As histórias sequenciais ou em série, incentivam os ouvintes a acompanhar para descobrir o que acontece a seguir. Além disso, explorar recursos para a contação de histórias não só torna a experiência mais divertida e memorável, como também ajuda a desenvolver uma variedade de habilidades nos ouvintes, como a audição ativa, a imaginação, a expressão criativa e o pensamento crítico.

Para essa proposta utilizamos as habilidades da BNCC, e também as do seu complemento à computação, para exemplificar o uso dos projetos dentro da dinâmica e da perspectiva educacional. Nesta atividade utilizaremos:

Habilidades da BNCC: EF15LP16; EF15LP18; EF15LP19.

Habilidades da BNCC – Complemento a computação: EF15CO02; EF15CO03; EF15CO04; EF15CO08.


MATERIAIS UTILIZADOS

Makey Makey
Fita condutiva
Tesoura
Colchetes bailarina (em aço, nº3 ou nº4)
Texto Festa no céu
Mural do céu com personagens

MONTAGEM DO MURAL INTERATIVO

O vídeo detalha o passo a passo para a montagem do mural interativo para contação da história A Festa no Céu.

Vídeo 1 – Passo a passo para montagem do mural interativo


A Figura 1 demonstra como os cabos jacaré devem ser conectados no Makey Makey para o correto funcionamento do mural interativo.

Imagem ilustrativa da Figura 1 - Circuito Makey Makey - Festa no céu
Figura 1 – Circuito Makey Makey – Festa no céu


ESPAÇO – Urubu (tocando bossa nova)
↑ (seta para cima) – Urubu
↓ (seta para baixo) – Violão
← (seta para a esquerda) – Sapo entrando no violão
→ (seta para a direita) – Sapo
A – Pássaro amarelo
W – Pássaro marrom
D – Coruja
S – Pombo
F – Águia
G – Periquito


PROGRAMAÇÃO NO SCRATCH

Conheça toda a programação do projeto CLICANDO AQUI.

Gostou dessa proposta? Caso tenha aplicado, compartilhe conosco o seu projeto.

Até a próxima.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.