Como programar a placa Arduino Leonardo
Preparamos esse tutorial para você que está iniciando com o Arduino Leonardo. Nele, você encontrará um guia detalhado sobre como instalar e configurar o Arduino IDE no Windows, o primeiro passo essencial para começar a programar sua placa Arduino Leonardo.
Entre as plataformas de desenvolvimento disponíveis, o Arduino IDE tem sido bastante recomendado, principalmente por ser um ambiente de programação gratuito, difundido e fácil de usar. Além disso, o uso do Arduino IDE também é facilitado devido a grande quantidade de bibliotecas, livros e tutoriais gratuitos disponíveis na internet.
Quer aprofundar seu conhecimento sobre a placa? Não deixe de conferir nosso tutorial Conhecendo o Arduino Leonardo, onde exploramos as suas características e especificações.
Download e Instalação do Arduino IDE no Windows
A seguir, você encontrará o passo a passo para instalar o Arduino IDE no seu computador Windows.
1. Acesse o link https://www.arduino.cc/en/Main/Software#download e escolha a opção “Windows Installer, for Windows XP and up”;
2. Faça o download do arquivo e aguarde sua conclusão;
3. Após o download, clique com o botão direito no arquivo baixado e selecione “Executar como administrador”;
4. Após isto, será exibida uma tela do Controle de Conta do Usuário solicitando permissão para instalar o Arduino IDE, com a mensagem “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo?”. Clique em SIM para prosseguir.
5. A tela de instalação do Arduino IDE será exibida. Para iniciar a instalação, aceite os termos de licença clicando em “I Agree”.
6. Siga as instruções na tela para completar a instalação;
7. Ocorrendo tudo bem na instalação do Arduino IDE, você pode inicializá-lo através do atalho criado na área de trabalho ou buscando por Arduino no menu iniciar.
Conectando o Arduino Leonardo ao computador
Conecte o Arduino Leonardo ao seu computador usando um cabo USB.
O Windows geralmente instala automaticamente os drivers para o Arduino Leonardo quando você o conecta via USB.
Se isso não acontecer, você pode precisar instalar os drivers manualmente. Siga as instruções específicas para o seu sistema operacional.
Configurando o Arduino IDE para programar o Arduino Leonardo
Para programar o Arduino Leonardo, abra o Arduino IDE. Vá até o menu “Ferramentas”, e selecione a placa Arduino Leonardo como mostra a figura 1.
Em seguida, no mesmo menu, escolha a porta serial à qual o Arduino está conectado. Em nosso exemplo, o Arduino Leonardo foi reconhecido pela porta COM12.
Para verificar o funcionamento do seu Arduino Leonardo, uma opção é utilizar o exemplo Blink disponível na própria IDE. Esse programa simples faz o LED embutido do Arduino Leonardo piscar, indicando que a placa está operacional. Para acessar o Blink, navegue até Arquivos, Exemplos, 01.Basics e clique em Blink.
Você notará que o Arduino está conectado ao observar a indicação no canto inferior direito da IDE.
Ao selecionar Blink, uma nova janela será aberta na IDE do Arduino exibindo o código. Por fim, compile e faça o upload do código para a placa. Logo após, o LED embutido no Arduino Leonardo deve começar a piscar.
Espero ter ajudado,
Obrigado a todos e, em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo.