fbpx
ArduinoNovidade

Como programar a placa Arduino Leonardo

Preparamos esse tutorial para você que está iniciando com o Arduino Leonardo. Nele, você encontrará um guia detalhado sobre como instalar e configurar o Arduino IDE no Windows, o primeiro passo essencial para começar a programar sua placa Arduino Leonardo.

Entre as plataformas de desenvolvimento disponíveis, o Arduino IDE tem sido bastante recomendado, principalmente por ser um ambiente de programação gratuito, difundido e fácil de usar. Além disso, o uso do Arduino IDE também é facilitado devido a grande quantidade de bibliotecas, livros e tutoriais gratuitos disponíveis na internet.

Quer aprofundar seu conhecimento sobre a placa? Não deixe de conferir nosso tutorial Conhecendo o Arduino Leonardo, onde exploramos as suas características e especificações.

Download e Instalação do Arduino IDE no Windows

A seguir, você encontrará o passo a passo para instalar o Arduino IDE no seu computador Windows.

1. Acesse o link https://www.arduino.cc/en/Main/Software#download e escolha a opção “Windows Installer, for Windows XP and up”;

2. Faça o download do arquivo e aguarde sua conclusão;

3. Após o download, clique com o botão direito no arquivo baixado e selecione “Executar como administrador”;

4. Após isto, será exibida uma tela do Controle de Conta do Usuário solicitando permissão para instalar o Arduino IDE, com a mensagem “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo?”. Clique em SIM para prosseguir.

5. A tela de instalação do Arduino IDE será exibida. Para iniciar a instalação, aceite os termos de licença clicando em “I Agree”.

6. Siga as instruções na tela para completar a instalação;

7. Ocorrendo tudo bem na instalação do Arduino IDE, você pode inicializá-lo através do atalho criado na área de trabalho ou buscando por Arduino no menu iniciar.

Conectando o Arduino Leonardo ao computador

Conecte o Arduino Leonardo ao seu computador usando um cabo USB.

O Windows geralmente instala automaticamente os drivers para o Arduino Leonardo quando você o conecta via USB.

Se isso não acontecer, você pode precisar instalar os drivers manualmente. Siga as instruções específicas para o seu sistema operacional.

Configurando o Arduino IDE para programar o Arduino Leonardo

Para programar o Arduino Leonardo, abra o Arduino IDE. Vá até o menu “Ferramentas”, e selecione a placa Arduino Leonardo como mostra a figura 1.

Imagem mostrando o caminho para selecionar a placa Arduino Leonardo na Ide.
Figura 1- Caminho para selecionar a placa Arduino Leonardo na Ide.

Em seguida, no mesmo menu, escolha a porta serial à qual o Arduino está conectado. Em nosso exemplo, o Arduino Leonardo foi reconhecido pela porta COM12.

Tema com o caminho para selecionar a porta COM que está sendo usada.
Figura 2- Caminho para selecionar a porta COM que está sendo usada.

Para verificar o funcionamento do seu Arduino Leonardo, uma opção é utilizar o exemplo Blink disponível na própria IDE. Esse programa simples faz o LED embutido do Arduino Leonardo piscar, indicando que a placa está operacional. Para acessar o Blink, navegue até Arquivos, Exemplos, 01.Basics e clique em Blink.

Você notará que o Arduino está conectado ao observar a indicação no canto inferior direito da IDE.

Imagem mostrando o caminho para selecionar o código blink.
Figura 3 – Caminho para selecionar o código blink.

Ao selecionar Blink, uma nova janela será aberta na IDE do Arduino exibindo o código. Por fim, compile e faça o upload do código para a placa. Logo após, o LED embutido no Arduino Leonardo deve começar a piscar.

GIF mostrando o arduino leonardo piscando o led
Figura 4 – GIF do arduino leonardo piscando o led.

Espero ter ajudado,

Obrigado a todos e, em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo.

Estagiário no setor de desenvolvimento na Casa da Robótica

Graduando em Engenharia da Computação pela Faculdade Independente do Nordeste. Estagiário do setor de desenvolvimento da Casa da Robótica.

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.