fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Comemorando o Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é comemorado no dia 23 de Abril, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com objetivo de celebrar e incentivar a leitura. A data é um marco para os autores e leitores, pois, nesse dia, no ano de 1616, coincidentemente morreu três grandes autores da literatura mundial: Inca Garcilaso de la Veja; Miguel de Cervantes Saavedra e William Shakespeare.

Sem dúvidas foi uma grande perca para a sociedade literária, mas as grandes obras e feitos desses autores permanecem vivas até hoje. O Dia Mundial do Livro merece o devido reconhecimento para que possamos relembrar essas obras, como também oportunizar e dar visibilidade a outros livros para que alcancem o destaque devido.

A Casa da Robótica tem trabalhado muito ao longo dos anos desenvolvendo livros, materiais didáticos, posts, e uma infinidade de materiais que auxiliam alunos, professores e entusiastas com o universo da Robótica, Ciência e Tecnologia. Além dos inúmeros tutoriais escritos que acompanham nossos kits e que também estão disponíveis aqui no Blog para uma consulta rápida, hoje também já contamos com um acervo de seis livros

Temos o Kit CDR Kids, que contém 4 volumes, sendo dois de Programação e dois de Eletrônica, inclusive falamos um pouco mais sobre eles em um post anterior. Trouxemos como exemplo a sua fácil linguagem e aplicabilidade para atividades didáticas e divertidas, além de ser um material super acessível para quem está iniciando.

Contamos também com dois excelentes livros de programação: Criando Jogos com Arduino 1 e 2. Esses livros surgem do desejo e vontade de proporcionarmos aos interessados as diversas possibilidades que temos para criar jogos. Esse processo pode ser muito prazeroso, como também estimular que os leitores explorem outras áreas dentro desse universo.

Os livros contam com informações passo a passo de como desenvolver cada projeto, além de contextualizar teoria e prática no uso de todos os materiais necessários para alcançar o objetivo da criação de cada um dos jogos.

Esse é um excelente primeiro passo para todos aqueles que querem iniciar alguma atividade dentro da área, mas não sabem por onde começar.

Nossos livros receberam destaque no Canal Aplicar Ciência, transmitido pelo YouTube. Gerson Sena, engenheiro e educador traz para o seu público como dica de leitura. Afirma que são excelentes livros para serem aplicados com os iniciantes. Vale a pena conferir!

Todos os nossos livros encontram-se disponíveis no site da Casa da Robótica. Esperamos que gostem e aproveitem a leitura!

LIVROS PARA SEREM LIDOS

Você gosta de robótica, ciência e tecnologia? Para comemorarmos esse dia, selecionamos algumas obras que você não pode deixar de ler. Anota aí:

Robô com Sucata

100 Fatos incríveis sobre números, computadores e códigos

Construa seu Robô

Olá, Ruby: Uma aventura pela programação

Criando Jogos com Arduino 1

Criando Jogos com Arduino 2

CDR Kids

Nosso objetivo é incentivar a leitura dentro dessa área e apresentar os livros disponíveis com temáticas que contribuam para sua formação, aproveite para desfrutar de obras divertidas e que trazem todo o conteúdo de uma forma mais leve e agradável para se trabalhar.

DICA PARA APLICAR EM SALA DE AULA

Propor uma leitura coletiva sobre alguns dos livros indicados e promover uma discussão entre os alunos sobre alguns temas relacionados a leitura. É possível realizar uma atividade mais dinâmica e pedir aos alunos que transformem o livro lido coletivamente ou alguma passagem específica em um feed de notícias de alguma rede social; também pode optar por realizar o planejamento de uma notícia impressa para contar um pouco sobre a experiência que o livro ou a passagem escolhida traz.

Abaixo listamos algumas habilidades que envolvem a BNCC, nos Ensinos Fundamentais I e II que podem ser utilizadas para o planejamento dessa tarefa.

(EF35LP02); (EF69LP46); (EF69LP49); (EF69LP51); (EF67LP09); (EF67LP11); (EF67LP12).

Esperamos que você curta e aproveite as dicas!

Até a próxima,

Paloma Marques

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.