fbpx
ESPFranzininhoNovidade

Controle de LED Neopixel Franzininho WiFi com Blynk APP

Olá pessoal,

No post de hoje vamos ensinar a vocês controlar o LED Neopixel da placa Franzininho WiFi por meio de um aplicativo criado no Blynk App. Caso você não conheça esta plataforma de desenvolvimento de aplicativos leia o artigo Conhecendo a Plataforma Blynk.

A Franzininho WiFi é uma placa de desenvolvimento com o ESP32-S2 (Wroom e Wrover) do projeto Franzininho. O projeto Franzininho foi criado para desenvolver habilidades em pessoas nas áreas de eletrônica e programação, por meio de atividades no formato DIY e em conjunto com a cultura maker, no Brasil. Para saber mais sobre o projeto Franzininho, clique aqui.

A proposta desta prática é que você utilize o LED Neopixel RGB para criar diversas cores. Desta forma, por meio de uma conexão Wi-Fi, o APP Blynk enviará estas as informações para a Franzininho Wifi, fazendo com que a cor do LED altere conforme for posicionado no Blynk APP.


MATERIAIS NECESSÁRIOS

1 X Franzininho WiFi;

Figura 1 – Placa Franzininho WiFi



CONSTRUINDO O APLICATIVO NO BLYNK

Conforme mencionado anteriormente, o aplicativo para controle do LED será construído utilizando a plataforma Blynk. Para saber mais o Blynk e como instalá-lo clique aqui.

Para dar início à construção do aplicativo, abra o Blynk App em seu celular e selecione a opção “+ New Project”, conforme a Figura 2.

Figura 2: Clique em “+ New Project” para criar um novo projeto no Blynk App.


Em seguida, na tela Create New Project configuraremos o projeto conforme a Figura 3. Neste caso, atribuímos “Clima” como nome do projeto, selecionamos como dispositivo a placa ESP32 Dev Board e o tipo de conexão via Wi-Fi. Tendo feita as configurações, clique em “Create”.

Observação: Você também pode construir essa aplicação com outro microcontrolador ou outro tipo de comunicação. Para isso, configure o projeto conforme especificações da sua placa.

Figura 3: Configuração do projeto no Blynk App.


Em seguida, você receberá uma mensagem informando que o Auth Token do projeto foi enviado ao seu e-mail de cadastro. Clique em OK para fechar esta mensagem. Na tela de projeto incluiremos os Widgets necessários para construção do aplicativo, conforme a Figura 4.

Figura 4: Widgets do projeto Franzininho WiFi no Blynk App.

Para incluir os widgets do projeto clique no símbolo + , localizado na barra superior da tela de projetos do Blynk App. Os Widgets a serem inclusos são do tipo zeRGBa e Image Gallery.

Para exibir as cores vamos usar os Widgets do tipo zeRGBa, ideal para exibição visual das opções de cores disponíveis. Utilizaremos o Widgets Image Gallery para exibir a nossa logo e a logo do Franzininho na aplicação, mas você pode incluir qualquer outra imagem.

Após a inclusão dos Widgets, vamos configurar cada um deles para a nossa aplicação. Para entrar no modo de configuração dos Widgets dê um clique leve sobre o mesmo, mas se deseja mover ou redimensionar clique e segure.

Para iniciar, vamos configurar o zeRGBa responsável por demonstrar as opções de cores, conforme a Figura 5.

Figura 5: Configuração do zeRGBa.

Para enviar as informações das cores, vamos utilizar o pino virtual V2. O pino virtual é uma maneira de transmissão de dados entre o hardware e o Blynk App, e são comumente utilizados para fazer interface com outras bibliotecas e implementar lógica de programação personalizada. Os pinos virtuais não possuem representação física e não devem ser confundidos com os pinos GPIO físicos da Franzininho WiFi.

Em seguida, definimos a faixa de valor a ser enviado, que deve ser de 0 a 255.

Em seguida, Iniciaremos a configuração do Image Gallery. A Figura 6 ilustra a página de configuração desse Widget. Para incluir a imagem desejada clique em “URL”, para incluir uma imagem da Web,ou “ALBUM”, para adicionar uma imagem salva em seu celular.

Figura 6: Configuração do Widget Image Gallery no Blynk App.


ELABORANDO O CÓDIGO

Após a configuração do Blynk App, vamos a programação do nosso Sketch no Arduino IDE.
O código do projeto proposto ficará da seguinte maneira:

#define BLYNK_AUTH_TOKEN  "SeuAuthToken" //Auth token do projeto


#define BLYNK_PRINT Serial

#include <WiFi.h>
#include <WiFiClient.h>
#include <BlynkSimpleEsp32.h> //Biblioteca para uso do ESP32 (Franzininho) no Blynk
#include <Adafruit_NeoPixel.h> //Biblioteca do LED NeoPixel
#include <SPI.h>

#define PIN 18 //Define o pino que o LED Neopixel está conectado 
#define NUMPIXELS 1 //Quantidade de Pixel do led
#define BLYNK_PRINT Serial
Adafruit_NeoPixel pixels = Adafruit_NeoPixel(NUMPIXELS, PIN, NEO_GRB + NEO_KHZ800);

char auth[] = BLYNK_AUTH_TOKEN;

//  Credenciais WiFi.
char ssid[] = "SuaRedeWiFi"; //Nome da rede Wi-Fi
char pass[] = "SenhadoWifi"; //Senha da rede Wi-Fi

BLYNK_WRITE(V2)
{
  int R = param[0].asInt(); 
  int G = param[1].asInt();
  int B = param[2].asInt();
  Serial.println(R);
  Serial.println(G);
  Serial.println(B);
  for (int i = 0; i < NUMPIXELS; i++) {

    pixels.setPixelColor(i, pixels.Color(R, G, B));

    pixels.show();
  }
}

void setup()
{
  
  Serial.begin(9600);
  Blynk.begin(auth, ssid, pass);
  pixels.begin();
}

void loop()
{
  Blynk.run();
}


Observe que no código incluímos algumas bibliotecas que podem ser baixadas através dos seguintes links:

Biblioteca Blynk

Outra etapa necessária para o funcionamento correto do código é a inclusão do nome e da senha da rede Wi-Fi que a Franzininho WiFi deve se conectar. Desta forma, preencha estas informações no código, mantendo as aspas duplas (“ ”).

Em seguida, vamos realizar o upload do código para a placa Franzininho WiFi.

Após a transferência do código, abra o aplicativo criado no Blynk App e clique no ícone “Play” para iniciar a comunicação entre o aplicativo e a placa Franzininho WiFi.

Ao final, o aplicativo para monitorar a temperatura e a umidade funcionará conforme mostrado no Vídeo 1.

Vídeo 1: Controle de LED NeoPixel pelo celular usando a Franzininho WiFi e a plataforma Blynk.

Espero que tenham gostado deste tutorial. Em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo.

Att.,
Carlos Dyorgenes Santana

Dúvidas? Deixe seu comentário

Admisnitrador, Contador e especialista em Análise e Viabilidade de Projetos Financeiros. Graduação em andamento em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Entusiasta em liguagem de programação C, C++ com projetos relacionados a plataforma Arduino. Colaborador do Blog da Robótica, com projetos DIY. Integrante da equipe de organização da CDR Arena, maior evento de robótica do sudoeste da Bahia.

Esp. Carlos Dyorgenes

Admisnitrador, Contador e especialista em Análise e Viabilidade de Projetos Financeiros. Graduação em andamento em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Entusiasta em liguagem de programação C, C++ com projetos relacionados a plataforma Arduino. Colaborador do Blog da Robótica, com projetos DIY. Integrante da equipe de organização da CDR Arena, maior evento de robótica do sudoeste da Bahia.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.