fbpx
Makey MakeyNovidade

O que é o Makey Makey?

Você já imaginou transformar bananas, batatas, massinha de modelar ou outros objetos do dia a dia em um teclado? Com o Makey Makey, isto é possível. O Makey Makey é um kit de invenções que permite transformar qualquer objeto do cotidiano capaz de conduzir uma pequena quantidade de corrente elétrica em uma tecla de teclado ou um botão de comando.

O nome Makey Makey, que deriva das palavras inglesas ‘Make‘ e ‘Key‘, reflete perfeitamente o funcionamento desse dispositivo: fazer (Make) suas próprias teclas (Key). O Makey Makey leva seu computador a pensar que quase tudo é um teclado. Com isso, podemos usá-lo para escrever, tocar notas de instrumentos, jogar e muitas outras coisas legais.

Teclado de bananas feito com a placa Makey Makey.
Figura 1 – Teclado de bananas com o Makey Makey.
Foto: Makey Makey, 2021.


MAS COMO A MAKEY MAKEY FUNCIONA NA PRÁTICA?

Ao conectar o Makey Makey a um objeto condutor por meio de um cabo jacaré, o dispositivo estabelece uma conexão elétrica que espera ser completada. Quando tocamos simultaneamente em um cabo conectado ao terra (GND) do Makey Makey e no objeto condutor, nosso corpo completa o circuito, pois também somos condutores de eletricidade. Essa ação permite que uma corrente elétrica muito pequena flua através do Makey Makey e do objeto condutor, passando pelo nosso corpo e de volta para o Makey Makey, que, então, envia um sinal ao computador indicando que um comando específico foi ativado, como se uma tecla fosse pressionada ou um botão do mouse clicado.


EXPLORANDO O MAKEY MAKEY

Vamos explorar a placa Makey Makey para nos familiarizar com seus componentes.

Na parte frontal do Makey Makey, existem seis entradas correspondentes às seguintes teclas: seta para cima, seta para baixo, seta para a esquerda, seta para a direita, barra de espaço e clique do botão esquerdo do mouse. Além disso, a barra de terra também está localizada na parte frontal da placa.

Destaque das entradas frontais do Makey Makey
Figura 2: Entradas frontais do Makey Makey.

Essas entradas, que são os pinos grandes do Makey Makey, podem ser utilizadas com cabos jacaré, permitindo que você transforme qualquer objeto condutor em um teclado.

A barra de terra, que é o retorno do circuito do Makey Makey, serve para conectar você ao dispositivo. Quando você simultaneamente toca na barra de terra e em outra entrada do Makey Makey, seu corpo se torna parte do circuito. Isso permite que uma pequena corrente elétrica flua em um circuito fechado entre você e o Makey Makey, mas não se preocupe, pois é totalmente seguro e não apresenta risco de choque.

Na parte de trás do Makey Makey existem mais 12 entradas, sendo 6 relacionadas ao teclado (teclas W, A, S, D, F e G) e 6 relacionadas ao movimento do mouse (cima, baixo, esquerda, direita, clique esquerdo e clique direito do mouse). Além disso, conta também com uma barra de pinos Terra e uma barra de pinos de extensão.

Destaque das entradas traseiras do Makey Makey
Figura 2: Entradas traseiras do Makey Makey.

Essas entradas constituem os pinos pequenos do Makey Makey e podem ser acessadas com os cabos jumpers. Tudo o que você precisa fazer é encaixar uma extremidade do jumper no conector e conectar a outra extremidade ao cabo jacaré ou diretamente ao objeto condutor.

A utilização desses pinos é recomendada quando a sua invenção necessita de mais teclas ou para controlar alguns LEDS ou motores com o Makey Makey.

Espero ter ajudado,

Obrigada a todos e, em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo!

Carol Correia Viana

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.