fbpx
NovidadeRobótica EducacionalScratch

Jogo da Memória com Scratch

Em comemoração a Semana do Dia das Crianças, resolvemos disponibilizar atividades para que você possa se divertir e explorar possibilidades recriando ou aprimorando a programação. E que tal um jogo da memória para testar nossas habilidades de memorização, concentração, estratégia, paciência e elementos do pensamento computacional, como o reconhecimento de padrões? Pensando em tudo o que podemos exercitar enquanto nos divertimos que criamos o nosso Jogo da Memória no Scratch.

Vídeo 1: Vídeo de apresentação do projeto Jogo da Memória.

A proposta é que possamos encontrar os pares dos monstrinhos. Para isso, basta clicar o mouse nas cartas para abri-las e encontrar seus pares.

Imagem ilustrativa da figura 1 - Jogo da memória com Scratch.
Figura 1: Jogo da memória com Scratch.

Jogo da memória com Scratch é um projeto simples e superdivertido para programar e jogar com os amigos ou com a família.

Para começar, inicie o projeto adicionando os personagens e o cenário a programação. Clique aqui para baixar. Para cada carta é necessário uma programação que informe a posição e faça uma comparação com a carta que se igualará ao outro par do monstrinho.

Inicie adicionando 10 cartas como atores no Scratch, conforme a Figura 2.

Imagem ilustrativa da Figura 2 - Adicionando as cartas.
Figura 2: Adicionando as cartas.

Em seguida, adicione 1 monstrinho como uma fantasia para cada carta, conforme a Figura 3. O segredo para fazer com que monstrinhos sumam e apareçam ao clicar na carta é substituir suas fantasias.

Imagem ilustrativa da Figura 3 - Adicionando os monstros como fantasia.
Figura 3 – Adicionando os monstros como fantasia.

Acesse o projeto clicando aqui. Para conferir toda a programação utilizada, clique em Ver interior.

Imagem ilustrativa da Figura 4 - Ver interior.
Figura 4: Ver interior.

Jogue, aproveite e celebre o Dia das Crianças com diversão e criatividade!


PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA

Sugerimos também a utilização desse projeto para trabalhar em sala de aula, explorando habilidades da BNCC, sendo elas: (EF15AR26); (EF67EF01); (EF67EF02) e no complemento a BNCC – Computação: (EF01CO01); (EF02CO01); (EF02CO02); (EF04CO01);

Essas habilidades podem nortear o seu planejamento e a sua prática pedagógica em conjunto com a proposta que criamos usando a linguagem Scratch. Você pode usar nosso projeto tanto para que os estudantes aprendam a mais sobre o descarte correto dos resíduos quanto para ensiná-los a desenvolver o jogo.

Esperamos que você aproveite e divirta-se muito!

Até a próxima!

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.