fbpx
Micro:bitNovidadeRobótica EducacionalScratch

Snake Game / Serpente / Jogo da Cobrinha com Scratch e micro:bit

Em comemoração a Semana do Dia das Crianças, resolvemos disponibilizar atividades para que você possa se divertir e explorar possibilidades recriando ou aprimorando a programação. Dessa vez, fizemos a releitura do Snake Game, jogo da serpente ou Jogo da Cobrinha, onde o jogador controla a cobrinha para coletar o máximo de maçãs que conseguir.

Vídeo 1: Apresentação do projeto Jogo Snake Game com Scratch e micro:bit.

O Snake Game é um jogo icônico e divertido que passou por gerações. Então, por que não programar o nosso próprio Snake Game? A seguir, vamos ver na prática como funciona esse código e o que podemos fazer para aprimorá-lo ou modificar as formas de jogar.

PROJETO COM SCRATCH

Jogo inspirado no popular Snake Game ou Jogo da Cobrinha. O objetivo do jogo é fazer com que a cobrinha se movimente pela tela coletando as maçãs, a cada maçã coletada ela cresce de tamanho, soma ponto e vai ficando cada vez maior. O jogador não pode deixar que a cobra colida nas paredes, caso ocorra, ele perde o jogo.

O Snake Game foi desenvolvido no Scratch e usamos a placa micro:bit para alterar a posição da cobrinha. Acesse o nosso código para se divertir ou modificá-lo clicando aqui.

Imagem ilustrativa da Figura 1 - Snake Game.
Figura 1: Snake Game.

Os personagens do Snake Game foram todos desenhados usando a opção “Pintar” do Scratch, conforme a Figura 2. Então, para criar os personagens propostos no jogo, vá até Fantasias e desenhe: a cobra; a maçã e um outro ator do mesmo tamanho e cor da cobra, que será usado para aumentar o tamanho da cobra quando ela comer a maçã.

Imagem ilustrativa da Figura 2 - Pintar.
Figura 2 – Pintar.

Acesse Ver interior para editar, recriar e remixar o jogo da forma que quiser.

Para jogar, é necessário abrir o Scratch Link e conectar o micro:bit ao Scratch via Bluetooth. Atenção aos controles utilizados durante o jogo.

Controles:

Bandeira: Inicia o jogo;

Inclinar o micro:bit para frente: Muda a posição da cobrinha para cima;

Inclinar o micro:bit para trás: Muda a posição da cobrinha para baixo;

Inclinar o micro:bit para direita: Muda a posição da cobrinha para direita;

Inclinar o micro:bit para esquerda: Muda a posição da cobrinha para esquerda.

Celebre o Dia das Crianças com diversão e criatividade. Esperamos que você aproveite e divirta-se muito!

PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA

Sugerimos também a utilização desse projeto para trabalhar em sala de aula, explorando habilidades da BNCC, sendo elas: (EF15AR26); (EF67EF01); (EF67EF02) e no complemento a BNCC – Computação: (EF03CO03); (EF04CO01).

Essas habilidades podem nortear o seu planejamento e a sua prática pedagógica em conjunto com a proposta que criamos usando a linguagem Scratch e a placa micro:bit. Você pode usar nosso projeto tanto para que os estudantes aprendam a mais sobre o descarte correto dos resíduos quanto para ensiná-los a desenvolver o jogo.

Celebre o Dia das Crianças com diversão e criatividade! Esperamos que você aproveite e divirta-se muito!

Até a próxima!

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.