fbpx
NovidadeRobótica EducacionalScratch

Conheça o OctoStudio: Ao infinito e além

Você já imaginou ter um lugar onde a criatividade flui livremente? Onde você pode dar vida as suas ideias e transformá-las em realidade?

Assim que acessei o OctoStudio me veio a velha e boa frase “Ao infinito e além”, essa mesma, do personagem do Buzz Lightyear, dos filmes do Toy Store, isso porque a plataforma tem como proposta criar, imaginar, ir além do convencional. Em sua descrição, nos sugere que podemos dar vida aos nossos projetos e ainda compartilharmos com nossos amigos e familiares, o que leva a perspectiva de uso das redes sociais de integrar outras pessoas.

Eu achei a ideia fantástica, é possível criarmos o que quisermos e de fato, ela se torna uma ferramenta simples e muito intuitiva mesmo para aqueles que nunca tiveram contato com programação.

MAS O QUE É O OCTOSTUDIO?

O OctoStudio é mais do que apenas um estúdio de criação, é um espaço onde a imaginação ganha asas e a realização de projetos se torna uma jornada emocionante. Desenvolvido e projetado pelo Lifelong Kindergarten, mesmo grupo do MIT Media Lab que criou o Scratch, o OctoStudio foi pensado para dispositivos moveis, sendo um projeto totalmente gratuito que conta com auxílio voluntário, apresentando diversas traduções e está disponível em várias línguas, inclusive na nossa.

A plataforma tem um grande potencial para conquistar muitos espaços, a capacidade de funcionar offline em celulares ou tablets é um grande diferencial. Uma vez instalado em um desses dispositivos é possível acessar e criar projetos a qualquer hora, em qualquer lugar.

Tela inicial da homepage do OctoStudio.
Figura 1: OctoStudio

CONHECENDO O FUNCIONAMENTO E OS BLOCOS DO OCTOSTUDIO

FUNCIONAMENTO

Os celulares possuem alguns sensores modernos que possibilitam algumas interações. Como por exemplo:

Acelerômetro: que mede a aceleração do dispositivo e é usado, por exemplo, para detectar orientação e movimento.

Giroscópio: mede a taxa de rotação do dispositivo, permitindo a detecção de movimentos angulares.

GPS (Sistema de Posicionamento Global): Uma tecnologia que usa sinais de satélite para determinar a localização geográfica precisa de um dispositivo ou pessoa.

BLOCOS

QUANDO COMEÇAR?

Possuem a cor amarela. Aqui, você define como irá começar a sua programação. Temos diversos blocos que sinalizam esse início, inclusive com alguns deles utilizamos os sensores do celular.

MOVIMENTO

São representados pela cor verde e faz o objeto, foto ou personagem se movimentar, girar.

PALVRAS E SONS

Adicione palavras e sons ao seu projeto utilizando os blocos disponíveis nessa categoria, que sçao representados pela cor azul.

CENÁRIO

Organize os cenários que escolher, sobreponha, esconda, mude, redimensione. Você identifica e diferencia esses blocos, por eles possuírem a cor roxa.

CORES E LUZ

São de cor rosa, com eles é possível mudar a cor do objeto, cenário e até mesmo fazer com que ele tenha luz.

CONTROLE

Com esses blocos é possível estabelecer alguns comandos dentro da programação. Como: Repetir, manter a programação rodando sempre, criar uma condiciona se-então, transmitir, receber, dentre outros. Esses blocos são representados pela cor laranja.

MAIS BLOCOS

Aqui, é possível encontrar alguns blocos complementares, de matemática e até mesmo criar o seu próprio bloco. Eles são os últimos da paleta de blocos e são representados pelos … (três pontinhos), além disso, são verde-água.

OCTOSTUDIO E EDUCAÇÃO

O Octostudio é uma ferramenta que pode ser facilmente adequada e incorporada aos ambientes escolares, aproveitando o alcance e disponibilidade desses dispositivos móveis. Essa plataforma oferece um potencial incrível para a integração bem-sucedida da tecnologia na educação, um desafio que sempre se manteve presente. O OctoStudio tem a capacidade de cativar a atenção dos alunos e transformar os celulares em valiosas ferramentas de aprendizado, permitindo a criação de histórias, jogos, animações e projetos voltados para atividades específicas. Isso contribui para a promoção das metodologias ativas e estimula uma abordagem de aprendizado mais criativa. Além disso, essa ferramenta não apenas oferece um caráter educativo, mas também redefine o modo de utilização dos dispositivos móveis.

OCTOSTUDIO NA PRÁTICA

Vamos juntos descobrir como utilizamos essa nova ferramenta?

1º Acesse o OctoStudio ou entre na loja de aplicativos do seu celular e busque por OctoStudio;

2º Baixe o programa;

3º Clique em Criar um novo projeto;

4º Defina por onde quer começar. Escolhendo um ator ou um cenário;

5º Comece a programar o que o ator deverá fazer no cenário escolhido.

Figura 3: Faça suas ideias ganharem vida. Fonte: octostudio.org/pt-BR/

Vamos criar um projeto juntos?

1º Clique em Criar um novo projeto;

2º Adicione um ator, selecione o polvo. Mascote do OctoStudio;

3º Em seguida, selecione o cenário do fundo do mar;

Imagens contendo detalhamento dos passos 2 e 3 do tutorial de criação do jogo.
Figura 4: Passos 2 e 3.

4º Adicione um novo ator. Selecione o peixe;

Imagens contendo informações de como adicionar um novo ator para o jogo no OctoStudio.
Figura 5: Adicione um novo ator.

5º Monte a programação, de modo que, o Octo precise pegar a maior quantidade de peixes possível. Acompanhe a lógica abaixo de programação abaixo e faça o seu jogo ou acesse aqui e vá direto para a nossa programação;

Programação do jogo no OctoStudio.
Figura 6: Monte a programação.

6º Jogo pronto, agora, divirta-se!

Jogo desenvolvido no octoStudio.
Figura 7: Divirta-se!

Caso tenha replicado o jogo, compartilhe conosco. Esperamos que você tenha gostado e aproveite bastante essa ferramenta.

Até a próxima!

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.