Pedra, papel e tesoura com micro:bit
O jogo Pedra, Papel e Tesoura é uma brincadeira simples e conhecida no mundo inteiro. Apesar de sua simplicidade, o jogo carrega consigo uma rica história e é jogado de várias formas em diferentes culturas. Acredita-se que o jogo tenha origem na China antiga, durante a Dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.), onde era conhecido como “Shoushiling”. Ele se espalhou para o Japão, onde foi popularizado como “Janken”, com regras muito semelhantes às que usamos hoje.
No Brasil, o jogo também ficou conhecido como Jokempô ou Jankenpon, e utiliza como elementos a pedra, o papel e a tesoura. Ele envolve dois jogadores competindo entre si. Cada jogador, simultaneamente, escolhe uma entre três opções – pedra, papel ou tesoura – e o vencedor é determinado com base nas seguintes regras:
- Pedra ganha da tesoura;
- Tesoura ganha do papel;
- Papel ganha da pedra.
Se ambos os jogadores escolherem a mesma opção, o jogo termina em empate. Tradicionalmente, a brincadeira é jogada em melhor de três, onde o ganhador é aquele que vence duas de três rodadas.
Neste tutorial, vamos recriar esse jogo milenar usando o micro:bit. Utilizaremos o acelerômetro do micro:bit para gerar jogadas aleatórias e a matriz de LEDs para exibir a pedra, o papel ou a tesoura. Com este projeto, é possível aprender noções básicas de programação do micro:bit e como usar o seu sensor de movimento e a sua matriz de LEDs.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
1 x Kit micro:bit GO V2 com acessórios.
ELABORANDO O CÓDIGO
Em primeiro lugar, abra o site MakeCode no seu navegador. O MakeCode é um ambiente de programação em blocos é simples e ideal para iniciantes que desejam criar projetos interativos com a micro:bit. Em seguida, clique em “Novo projeto” e dê um nome para o seu jogo, como “Pedra Papel Tesoura”. Isso abrirá o editor onde você poderá arrastar e soltar blocos de programação.
No ambiente de programação, exclua os blocos “Iniciar” e “Sempre”. Basta clicar neles e pressionar a tecla “Delete” ou arrastá-los para fora da área de programação.
Em seguida, busque o bloco “Em agitar” na paleta de blocos “INPUT”. Este bloco define o evento principal do jogo, ou seja, cada vez que a micro:bit for agitada, o jogo escolherá aleatoriamente entre pedra, papel ou tesoura.
Para a realização do sorteio será necessário criar uma variável. Na paleta de blocos “VARIÁVEIS”, crie uma variável de nome “mão”. Em seguida, inclua o bloco “Definir mão para” no código. Agora, para gerar a jogada aleatória, vá até a paleta “MATEMÁTICA” e arraste o bloco “escolher aleatoriamente entre 1 e 3”. Coloque-o no espaço ao lado de “definir mão para”. Isso fará com que a micro:bit sorteie um número aleatório entre 1, 2 e 3, onde:
- 1 representará a pedra;
- 2 representará o papel;
- 3 representará a tesoura.
Para determinar se a matriz de LED do micro:bit exibirá a pedra, o papel ou a tesoura, usaremos a estrutura condicional “Se-Então-Senão”, com base na seguinte lógica:
- Se o número aleatório sorteado e armazenado em “mão” for igual a 1, então a pedra deve ser exibida;
- Se o número aleatório sorteado e armazenado em “mão” for igual a 2, então a papel deve ser exibida;
- Senão, a tesoura deve ser exibida.
Ao final, o código deve ficar da seguinte maneira:
PARA APLICAR EM SALA DE AULA
Este projeto do jogo Pedra, Papel e Tesoura com a placa micro:bit é uma excelente oportunidade para introduzir conceitos de programação e eletrônica de maneira lúdica e prática no ambiente escolar. Ao integrar o jogo ao ambiente escolar, os alunos têm a chance de experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos e outras atividades que envolvem tanto o corpo quanto a mente.
Algumas habilidades da BNCC e do seu complemento à Computação que podem ser exploradas com a aplicação desse projeto são: EF05CO02 e EF35EF04.
Espero que você aproveite e divirta-se muito com a criação deste projeto!
Até a próxima!
Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.