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Projeto Halloween – Atividade de computação desplugada

O Halloween está chegando, e com ele temos jogos, brincadeiras, fantasias e muita diversão assustadora. Esta data mágica, que combina tradições celtas e folclore, é um convite para se envolver em atividades que celebram o lado misterioso da vida.

Que tal uma atividade desplugada divertida? Preparamos uma brincadeira superdivertida, com a nossa bruxinha Morgana. Então, vamos nessa!

Poção Mágica da Morgana

Era uma noite sombria na floresta misteriosa, onde a bruxa Morgana vivia em sua enigmática cabana. Morgana era famosa por suas poções mágicas e encantamentos assustadores. Ela estava prestes a criar sua poção mais poderosa e secreta: a Poção da Eterna Juventude.

Morgana, com seu chapéu pontiagudo e vestes escuras, preparou uma mesa cheia de ingredientes estranhos. Tinha olhos de sapo, asas de morcego, suco de abobora e pó de estrela cadente. Cada ingrediente é vital para a poção.

Imagem ilustrativa do cenário da Poção mágica da Morgana
Figura 1: Poção mágica da Morgana.

Atividade desplugada

Reúna todos os ingredientes para que Morgana possa realizar a sua poção mágica. Para isso, atente-se a ordem escrita na história acima. A atividade deverá ser realizada em dupla, de modo que, uma pessoa será responsável por direcionar a Morgana na busca pelos ingredientes. A outra dupla, terá como desafio bloquear e criar novas rotas de passagem para a conquista dos ingredientes da poção mágica.

No tabuleiro, já separamos os elementos da poção mágica, onde o jogo deverá começar e os bloqueios que serão colocados ao longo do caminho será uma estratégia da dupla adversária. Vocês podem decidir juntos quem começará a se movimentar. Se será a Morgana ou os bloqueios, lembrando que a atividade precisa ser concluída, então, por mais que o adversário dificulte o processo da Morgana para alcançar os ingredientes, em nenhuma hipótese poderá fechar o seu caminho. Nesse caso, o adversário pode escolher ajudar com alguns elementos que impeçam a passagem do personagem para que ele busque o melhor caminho para seguir e chegar até o objetivo final. Importante lembrar que ao chegar em cada ingrediente, deve parar e dizer “Renovare”, ou seja, colocar o ícone que representa essa ação.

Imagem ilustrativa da atividade desplugada.
Figura 2: Atividade desplugada.

MATERIAL DISPONÍVEL PARA IMPRESSÃO

Clique no link e baixe o material disponível para impressão:

Percurso, área de programação, personagens, obstáculos e chegada [Acessar no Canva]

Percurso, área de programação, personagens, obstáculos e chegada [Baixar PDF]

PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA

Para aqueles que desejam aplicar a brincadeira como atividade para auxiliar e garantir a diversão na escola fundamentamos nossa proposta junto a BNCC, aqui estão algumas das habilidades que podem ser trabalhadas: (EF15LP15); (EF12LP04); (EF04LP13); (EF01HI05);

SUGESTÃO: Essa atividade também pode ser reproduzida com toda a turma, divida a turma em dois grandes grupos e monte um tabuleiro grande, onde os alunos serão os personagens e também servirão de bloqueio para impedir a passagem da bruxa.

Aproveitem muito e feliz Halloween! 🎃👻🧙‍♀️

Até a próxima e divertida atividade.

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Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

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