Micro:bit para as aulas de Robótica Educacional
O Micro:bit é um microcontrolador, projetado para crianças com objetivo de inspirar a criação de projetos digitais e tecnológicos. Com a sua interface amigável e linguagem de fácil programação, ela conquistou espaço no coração de todos: professores, alunos, hobbistas, entusiastas do movimento Maker e também o nosso.
A placa micro:bit é excelente para quem quer iniciar e se aventurar na programação em blocos. Esse tipo de linguagem de programação facilita o sucesso imediato com a codificação, faz com que o futuro programador mantenha o entusiasmo, a motivação para alcançar e superar novos desafios.
É ótimo para introduções simples e tangíveis às tecnologias digitais e de computação. Excelente opção para iniciantes, amantes da tecnologia e programação. Uma extraordinária alternativa para educadores trabalharem com inúmeras atividades educativas em sala de aula.
A placa Micro:bit permite o desenvolvimento de inúmeras tarefas, como a construção e execução de jogos e de atividades que podem ser correlacionadas com os mais diversos temas que possibilitam pensar e projetar para um mundo mais digital, inteligente e tecnológico.
Por que utilizar o Micro:bit como ferramenta educacional?
A placa foi desenvolvida exatamente com esse intuito. Desenvolvida para ser didática, atrativa, facilitadora, um tanto intuitiva para despertar o interesse pelo ensino e aprendizagem da programação na robótica.
O Micro:bit possui um sistema inteligente, com uma linguagem de programação intuitiva para auxiliar a nova geração a inovar, criar e solucionar problemas reais.
A programação em blocos tem uma linguagem facilitada e permite a realização de uma programação até mais complexa sem dificuldade de entendimento. Programar jogos com o Micro:bit permite com que o aprendizado e a dinâmica da programação sejam fluídos.
Durante essa leitura poderemos refletir sobre novas práticas e novas ferramentas que podem e devem ser implementadas nas práticas educativas, auxiliando e desenvolvendo novos aprendizados e saberes.
Como começar a trabalhar com o Micro:bit?
Podemos dizer que essa é a melhor iniciativa que você poderá tomar nesse momento. Além de ser muito divertido, é gratificante ver a evolução dos alunos desenvolvendo projetos criativos, rápidos, tecnológicos e que desenvolvem o pensamento computacional. Vamos listar aqui por onde você pode começar:
1. A primeira coisa que precisa fazer é adquirir uma placa Micro:bit;
2. Acessar o https://microbit.org/ para conhecer dicas, truques de como utilizar melhor a placa;
3. Acessar o https://makecode.microbit.org/# , aqui é o espaço para editar e realizar os projetos;
4. Participar e interagir com pessoas e grupos que já trabalham com a ferramenta, se atualizar e buscar materiais que auxiliam nesse processo de integração;
Seguir e acompanhar todos os posts do Blog da Robótica, disponibilizaremos materiais e atividades que vão ajudar no passo a passo para esse começo.
O Micro:bit é excelente para iniciar o aprendizado e a conexão com as novas tecnologias educacionais, estamos cheios de novas propostas para integrar esse microcontrolador com as mais diversas atividades e componentes curriculares. Acompanhe nossos próximos posts e não perca nenhuma informação.
Até a próxima,
Paloma Marques.
Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.