fbpx
ArduinoNovidadeRobótica EducacionalScratch

Semana do Scratch – Labirinto CDR com Scratch e Arduino

A Semana do Scratch ou Scratch Week é comemorada mundialmente por aprendizes, professores e todos os envolvidas pela linguagem e pela computação criativa, a fim de organizar e participar de atividades. É claro que não poderíamos ficar de fora dessa comemoração. Por isso, preparamos diversas atividades no decorrer dessa semana.

Hoje, faremos nosso penúltimo projeto, um jogo desafiador, deveremos atravessar o Labirinto CDR e recolher os artefatos históricos.

O Antigo Egito foi uma civilização antiga que viveu no nordeste da África por cerca de 3.000 anos. Durante esse tempo, os antigos egípcios criaram uma variedade impressionante de artefatos, muitos dos quais são considerados maravilhas da arte e da engenharia. Alguns exemplos incluem: as pirâmides, os sarcófagos, os hieróglifos e as esfinges.

Cada um desses artefatos carrega consigo a história e a cultura de todo um povo. Conhecer alguns desses elementos é extremamente importante por vários motivos, dentre eles: o entendimento do passado, para construção da nossa história, para aprender como as sociedades e culturas evoluíram ao longo do tempo. Isso pode nos ajudar a contextualizar eventos e situações atuais, fornecendo uma perspectiva mais ampla sobre o mundo em que vivemos.

Um outro aspecto que deve ser considerado é a valorização da diversidade, conhecer a cultura de um lugar pode ajudar a valorizar e respeitar a diversidade e as diferenças culturais. Além disso, é uma forma importante de promover a tolerância, a compreensão e o respeito entre as pessoas de diferentes origens e culturas.

Compreendendo a importância e relevância desse contexto trouxemos uma proposta desafiadora. Nós adoramos um desafio e vocês? Hoje, vamos atravessar o Labirinto CDR, recolher alguns artefatos históricos e conhecer um pouco mais sobre eles. Utilizaremos o PictoBlox, software de programação em blocos baseado em Scratch que permite o uso e interação com outras placas microcontroladoras, em conjunto com o Arduino e o JoyStick Shield para controlar o nosso ator nessa missão.


LISTA DE MATERIAIS PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

Placa UNO R3 compatível com Arduino UNO;
JoyStick Shield ou Módulo JoyStick Analógico 3 eixos Ky 023.


PROJETO COM SCRATCH

Neste projeto, nos inspiramos nas sociedades antigas, em especial o Egito. Trouxemos alguns dos principais artefatos da cultura desse povo para serem explorados. A proposta é criar o jogo de labirinto em que o jogador deve recolher os artefatos culturais do povo egípcio enquanto o percorre.

Aqui, nosso maior objetivo será aprender um pouco mais sobre esses artefatos. A movimentação dentro do labirinto será realizada a partir do JoyStick Shield conectado ao Arduino. Veja o esquemático de ligação do JoyStick Shield conectado ao Arduino, na Figura 1.

Ah, uma observação importante: No joystick há uma chave seletora entre 3V3 e 5V, para que funcione corretamente mantenha a chave na posição 5V.

Figura 1: Esquemático de ligação – encaixe do Arduino com JoyStick Shield.
Imagem ilustrativa do jogo Labirinto CDR
Figura 2: Labirinto CDR.

Controles do jogo:
• JoyStick para cima: Movimenta o ator para cima;
• JoyStick para baixo: Movimenta o ator para baixo;
• JoyStick para direita: Movimenta o ator para direita;
• JoyStick para esquerda: Movimenta o ator para esquerda.

O jogo foi desenvolvido usando o Pictoblox e para acessá-lo será necessário realizar o download do código clicando aqui. Aproveite para se divertir ou modificar o nosso código.

Os artefatos que utilizamos em nosso projeto não se encontram disponíveis na biblioteca do Pictoblox, mas você pode baixá-los ou editá-los clicando aqui .


PARA APLICAR EM SALA DE AULA

Para os professores de plantão, sugerimos a utilização desse projeto para trabalhar com a história dos povos antigos. Buscamos junto a BNCC algumas habilidades que podem ser utilizadas, sendo elas: (EF06HI05); (EF06HI07); e no complemento a BNCC – Computação: (EF06CO02); (EF07CO03).

Essas habilidades podem nortear o seu planejamento e a sua prática pedagógica em conjunto com a proposta que criamos usando a linguagem Scratch no Pictoblox. Você pode usar nosso projeto tanto para que os estudantes aprendam a mais sobre os artefatos egípcios quanto para ensiná-los a desenvolver o jogo Labirinto.

Vídeo 1: Labirinto CDR com Scratch e Arduino.

O que achou desse projeto? Que tal aprimorar o jogo, criar um novo jogo ou até mesmo implementar novas regras e condições? Compartilhe conosco as modificações que realizou. Além disso, temos inúmeros projetos semelhantes a esse no nosso Kit CDR Kids.- Robótica para Crianças. Confira!

Grande abraço,

Equipe Blog da Robótica.


Dúvidas? Deixe seu comentário

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.