fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Educação Digital

A Educação Digital abrange o uso de tecnologias digitais e recursos online para facilitar e enriquecer o processo de aprendizagem. Isso inclui a implementação de diversos tipos de mídia digital, como software educativo, plataformas de aprendizado online, aplicativos, jogos educacionais, realidade virtual e aumentada, robótica, além de ferramentas colaborativas e redes sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação.

Um ponto importante é que a Educação Digital não se limita ao uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula; ela representa uma abordagem holística que integra a tecnologia no currículo escolar, transformando tanto o ensino quanto a aprendizagem em processos mais interativos, participativos e personalizados. Promove o desenvolvimento de habilidades digitais como: pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, comunicação digital e auto aprendizado.

Com o deferimento da Lei nº 14.533 de 2023, a adesão da Educação Digital a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, passa a ser obrigatória, com isso, é necessário compreendermos amplamente do que se trata e de que maneira podemos trabalhar com a Educação Digital nas escolas e na sala de aula.

Um aspecto crucial da Educação Digital na robótica é a inclusão digital. Isso envolve garantir que todos os alunos, independentemente de sua localização geográfica, condição socioeconômica ou necessidades educacionais especiais, tenham acesso à tecnologia e à educação de qualidade.

EDUCAÇÃO DIGITAL NA ESCOLA

Sabemos que a era digital tem transformado a maneira como vivemos, trabalhamos e aprendemos, no decorrer dessa transformação está a Educação Digital, uma abordagem de ensino que incorpora tecnologia para enriquecer a aprendizagem.

Na rápida mudança de hoje, preparar os alunos para o futuro significa mais do que apenas ensiná-los a usar tecnologia atual. Significa equipá-los com a capacidade de adaptar, aprender e inovar com o uso de tecnologias.

imagem ilustrativa da 
Figura 1 - Educação Digital na Escola
Figura 1 – Educação Digital na Escola

Integrar a Educação Digital no contexto escolar traz seus desafios, incluindo a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada, formação de professores e desenvolvimento de currículos relevantes.

Uma excelente forma de fazer essa integração é por meio da robótica, que oferece um campo ampliado para a inovação educacional e permite que os alunos se envolvam na aprendizagem teórico/prática.

À medida que avançamos, a integração da robótica na educação promete não apenas transformar a maneira como aprendemos, mas também a maneira como pensamos sobre o potencial da tecnologia na educação. A Educação Digital na robótica educacional é, sem dúvida, um caminho promissor para a inovação, inclusão e inspiração no século XXI.

PARA APLICAR NA SALA DE AULA

São inúmeras as maneiras de implementar a Educação digital na sala de aula, e não apenas tratando da utilização de dispositivos eletrônicos ou softwares educacionais. A Educação Digital abrange uma ampla gama de práticas pedagógicas que integram tecnologias digitais ao processo de aprendizagem, promovendo habilidades essenciais.

Incentive a realização de projetos colaborativos, onde os alunos possam trabalhar juntos, compartilhar documentos, discutir ideias e criar conteúdo de forma coletiva. Isso não apenas promove a cooperação e a comunicação, mas também familiariza os alunos com ferramentas digitais de colaboração.

Implementar a Educação Digital na sala de aula não é apenas sobre a adoção de novas ferramentas, mas sobre repensar a prática pedagógica para torná-la mais relevante, interativa e adaptada às necessidades dos alunos na era digital.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.