fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Flor com LED: projeto maker para o Dia Internacional da Mulher

Para comemorarmos o Dia Internacional da Mulher montamos um projeto de robótica especial. A flor, em um contexto geral é um símbolo universal frequentemente associado a sentimentos, principalmente de amor, empatia e admiração, por isso a escolhemos representar e presentear quem você quiser nesse dia.  

Imagem ilustrativa da Figura 1 - Flor com LED projeto maker
Figura 1 – Flor com LED projeto maker.


MATERIAIS QUE UTILIZAMOS

Moldes para flor [clique aqui]
Fita condutiva
LED
Bateria
Palito de churrasco
Potinho ou copo descartável pequeno


MONTAGEM DO PROJETO

1 – Para fazer a flor, recorde os moldes;
2 – Cole a fita nas marcações;
3 – Encaixe o LED na flor menor;
4 – Dobre os terminais do LED e prenda-os a fita condutiva;
5 – Encaixe a bateria para que o LED acenda;
6 – Por fim, cole as folhas e a flor em um palito de churrasco.

Atenção! Ao imprimir frente e verso, acione a configuração ‘virar na borda vertical’ ou ‘virar na borda longa’, assim a impressão sairá corretamente, com as marcações que fizemos para colar a fita condutiva.


PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA

Aos professores de plantão, esse é um excelente exercício para realizar na escola junto aos alunos do Ensino Fundamental 1 e 2. Além de despertar a criatividade, os alunos poderão desenvolver um circuito elétrico simples. Aproveite a oportunidade para destacar a importância do Dia Internacional da Mulher, ao mesmo tempo em que se promove um ambiente de aprendizado inclusivo e inspirador. Promova atividades sobre essa data histórica, segue algumas ideias do que podemos fazer nesse dia:

1. Discussão sobre a história e o significado do dia;
2. Pesquisa e apresentação de mulheres inspiradoras;
3. Atividades de reflexão;
4. Debates em sala de aula;
5. Atividades multidisciplinares;
6. Iniciativas de empoderamento;
7. Projetos de arte.

Algumas habilidades da BNCC como: EF15AR26; EF69AR05; EF69AR06; EF69AR32; EF69AR35; EF06HI19; EF09HI26, irão te auxiliar na construção de um plano de aula adequado para a turma que lecionar.

Ao incorporar essas atividades na sala de aula, você não apenas celebra o Dia Internacional da Mulher de forma significativa, mas também contribui para a formação de alunos conscientes, respeitosos e engajados nas questões de gênero e igualdade.

Convidamos todos a celebrar o Dia Internacional da Mulher. Faça o seu projeto e compartilhe conosco a execução.

Grande abraço,

Paloma e Carol.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.