fbpx
Micro:bitNovidadePlanos de AulaRobótica Educacional

Como ser mais criativo no planejamento pedagógico?

O planejamento pedagógico é a atividade mais importante do contexto escolar, pois ele define as orientações de todas as atividades que serão executadas na sala de aula. Planejar uma atividade requer tempo, cuidado, habilidades criativas, decisivas e estudos minuciosos para compreender tudo que pode ser explorado daquele conteúdo das mais diversas formas.

Quando planejamos uma atividade para ser executada em sala, não pensamos somente em um único aluno, a atividade é elaborada para toda uma turma. Então, pensamos na organização do desenvolvimento de habilidades e do aproveitamento individual e coletivo para os alunos e para os conteúdos ministrados.

Ao planejarmos as atividades, organizamos cuidadosamente tudo que precisa ser feito para que uma aula aconteça. Compreendemos as competências e habilidades necessárias analisando a faixa etária, a turma e todo o contexto do planejamento pedagógico, que é parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem do aluno para que consigamos explorar os objetivos previamente elaborados dentro do planejamento.

Imagem ilustrativa da figura 1 - Professores e coordenadores planejando atividades.
Figura 1: Professores e coordenadores planejando atividades.

Além desse entendimento de como o planejamento acontece, é importante lembrarmos que esse processo precisa ser sempre modificado e explorado, acompanhando novas perspectivas e aproveitando as novas formas de se trabalhar dentro da sala de aula, com estímulos mais desafiadores e inovadores.

As crianças e jovens estão muito mais tecnológicas, ativas e participativas em sala de aula. Os alunos hoje, não querem ser apenas expectadores e receptores de informações. Uma proposta de atividade tradicional que não estimule essa vivência, certamente não será bem acolhida por eles. Então, utilizar a robótica como uma ferramenta aliada ao conteúdo é uma excelente escolha. A utilização dos meios didáticos que permitam uma aprendizagem mais dinâmica é excelente para o desenvolvimento escolar dessa criança ou jovem. Pensando nisso, elaboramos e desenvolvemos um Kit completo para se aplicar em sala de aula.


PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA

Desenvolvemos, planejamos e estudamos as melhores propostas e conteúdos para o Kit de robótica CDR para escolas com micro:bit. Dentro dele, disponibilizamos tudo o que você precisa para inovar em sala de aula. Feito para professores e gestores que buscam implementar a robótica na escola e ainda não descobriu por onde começar.

Ao construirmos e elaborarmos esse Kit, pensamos exatamente em aulas que alinhassem o conteúdo a uma didática inovadora que propusesse e incluísse a robótica. Aqui, pudemos perceber que ela pode ser inserida em qualquer componente curricular e podemos explorar e utilizar de diversas formas. Elaboramos propostas para todos os componentes curriculares do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, todas essas aulas têm conteúdos que estão alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Ao elaborarmos cada aula e atividade pensamos na dinâmica da escola, das turmas, e da própria aula, por isso, elaboramos propostas em equipes estimulando a aprendizagem e a habilidade de se trabalhar em grupo. Com apenas 1 Kit Robótica CDR para escolas é possível desenvolver qualquer atividade contida nos planos de aula com turmas de até 30 alunos (recomendamos uma placa micro:bit para no máximo 3 alunos).

Figura 2: Vantagens do Kit Robótica para escolas com micro:bit.

Além de todo o material contido no Kit com placas micro:bits, componentes necessários para utilizá-la, orientações de uso, códigos, planos de aula completos, alinhados à BNCC e materiais auxiliares, nós também temos um grupo exclusivo de suporte para professores. Esses recursos adicionais foram preparados cuidadosamente para apoiar o aprendizado dos alunos e fornecer orientações úteis aos educadores.

Sem dúvidas, essa é uma oportunidade e experiência única para sua turma e sua escola iniciarem trabalhos com a robótica educacional, sendo um meio para potencializar ideias criativas dentro da sala de aula.


PERGUNTAS FREQUENTES

1- Quantos alunos em sala de aula esse material atende?
Turmas de até 30 alunos. Recomendamos uma placa micro:bit para no máximo 3 alunos.


2 – Qual a faixa etária indicada?

De 10 a 15 anos. O Kit acompanha material que atende do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.


3 – O que acompanha o Kit de Robótica CDR nas escolas?

– 10x Micro:bit Go V2;
– 10x Suporte para 2 pilhas AAA;
– 10x Cabo USB;
– 20x Pilhas AAA;
– 50x Cabos garra jacaré;
– 1x Maleta Organizadora;
– Planos de aula completos alinhados à BNCC, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
– Materiais complementares: Orientações gerais, referencial técnico dos blocos do MakeCode, slides e vídeos;
– Código completo das atividades propostas;
– Acesso ao grupo de suporte e tira dúvidas no Telegram.

4 – Como funciona o suporte técnico/pedagógico pós vendas?
O suporte técnico é acompanhado por especialistas para responder/ tirar dúvidas sobre o Kit de Robótica CDR para escolas. Além de ter um espaço para compartilhamento sobre as experiências de uso do material.


5 – Qual os recursos devo ter para utilizar o Kit?

Computador ou celular para programar as placas. Alguns materiais recicláveis, papel alumínio, cola, tesoura, canetas coloridas.


6 – Além do Kit, preciso adquirir mais alguma coisa para aplicar os planos de aula?

Não. Adquirindo o Kit de robótica CDR para escolas com micro:bit, você tem todo o material necessário para começar a aplicar as aulas planejadas com sua turma. Utilizando apenas os componentes que já vem no Kit e os recursos mencionados acima.

Ficou com mais alguma dúvida? Entre em contato conosco pelas nossas redes sociais.

Até a próxima!

Equipe Blog da Robótica

Dúvidas? Deixe seu comentário

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.