fbpx
NovidadeRobótica EducacionalScratch

Utilizando o Makey Makey na Educação Infantil

O que é o Makey Makey? Para que serve? E como podemos utilizar para educação infantil? São muitas as perguntas que podemos nos fazer e que vamos responder ao longo desse post.

A palavra Makey Makey vem do inglês Make + Key, que significa Fazer + Tecla, e com essa plaquinha é possível transformar qualquer objeto condutor em um teclado. O Makey Makey leva seu computador a pensar que quase tudo é um teclado. Com isso, podemos usá-lo para escrever, tocar notas de instrumentos, jogar e muitas outras coisas legais.

Podemos utilizar o Makey Makey para que as crianças compreendam os conceitos básicos de eletricidade e circuitos elétricos de maneira prática. Elas podem experimentar como a eletricidade flui através de objetos do cotidiano e como ela pode ser usada para controlar dispositivos.

Ele pode ser uma ferramenta criativa e divertida para ser usada na educação infantil, promovendo a aprendizagem por meio da exploração prática e do desenvolvimento de habilidades criativas e tecnológicas.

Imagem ilustrativa das demonstrações de atividades com a Makey Makey.
Figura 1: Demonstrações de atividades com a Makey Makey.

As crianças podem ser incentivadas a utilizar a imaginação para criar projetos interativos únicos e transformarem frutas, vegetais, lápis ou qualquer outro objeto condutor em teclas que funcionarão como um teclado, por exemplo, e criar jogos simples ou histórias interativas.

O Makey Makey proporciona diversos aprendizados e habilidades, dentre eles, podemos destacar:

O aprendizado lúdico: o Makey Makey transforma a aprendizagem em uma atividade lúdica e envolvente, o que pode aumentar o entusiasmo das crianças pelo aprendizado e pela exploração de conceitos complexos.

Integração de componentes curriculares: o Makey Makey pode ser usado para integrar a tecnologia com outras disciplinas, como: artes, música, matemática, ciências, português, dentre outras.

Estímulo à resolução de problemas: ao criar e experimentar com o Makey Makey, as crianças são incentivadas a enfrentar desafios e resolver problemas. Elas precisarão descobrir como fazer as conexões corretas, como programar as ações desejadas e como solucionar problemas técnicos.

Pensamento computacional: utilizar o Makey Makey auxilia no desenvolvimento das habilidades de pensamento computacional nas crianças, à medida que elas aprendem a criar sequências lógicas de ações para controlar os dispositivos.

Colaboração e criatividade: os projetos podem ser colaborativos, incentivando as crianças a trabalhar em equipe a compartilhar ideias para que possam criar coisas juntas.


PARA APLICAR EM SALA DE AULA

Propor atividade com a Makey Makey pode ser mais divertido e interessante do que podemos imaginar. No Kit Makey Makey da Casa da Robótica há diversas propostas de projetos que integram a criação de histórias; a criação de jogos; a criação de sons e músicas, e todas elas podem ser aplicadas dentro da Educação Infantil.

Apresentaremos uma das propostas presente no Kit Makey Makey, incluindo as habilidades da BNCC e do seu complemento à computação para exemplificar o uso dos projetos dentro da dinâmica e da perspectiva educacional. Para essa atividade utilizaremos: (EI03CO01); (EI03ET02); (EI03TS01); (EI03TS02); (EI03TS03).

Informe as crianças que a proposta da atividade é conhecer alguns animais que vivem na fazenda do seu Antônio e reconhecer o som que cada um deles produzem.

Então, questione aos alunos se eles já foram e conhecem uma fazenda. Se a resposta for não, descreva para eles e mostre como é esse ambiente, quem e quais animais vivem nele. Se sim, pergunte, quais animais vivem nesse espaço. Permita que eles falem alguns dos animais, suas características e por fim, questione se eles conhecem o som que esses animais produzem.

Separe os alunos em grupos de três ou quatro crianças, informe que eles vão recriar alguns animais que vivem na fazenda do seu Antônio. Entregue aos grupos massinha de modelar e peça que eles modelem os seguintes animais: Galo, galinha, pintinho, pato, cavalo.

Imagem ilustrativa dos animais da fazenda
Figura 2: Animais da fazenda.

Se houver necessidade, mostre ou deixe em exibição fotos com esses animais para que elas possam ter uma referência próxima.

Depois que as crianças já modelarem os animais, monte a Makey Makey e abra o link do projeto Sons da Fazenda.

Lembrando que para que os animais produzam o som corretamente é necessário montar de acordo com o código. Então, preste bem atenção ao encaixar os bichinhos modelados a Makey Makey.

Imagem ilustrativa da ligação da Makey Makey
Figura 3: Ligação do circuito elétrico da Makey Makey.

Controle:
Conecte o pato ao espaço;
Conecte o galo na seta para cima;
Conecte o galinha na seta para baixo;
Conecte o pintinho na seta para direita;
Conecte o cavalo na seta para esquerda.

Imagem ilustrativa do projeto Sons da Fazenda.
Figura 4: Projeto Sons da Fazenda.

Peça que um dos alunos segure o GND e clique no som do animal que escolheu ouvir. Peça que ele identifique o som e visualize na tela se está correspondendo ao animal correto.

Aproveite para aprender e brincar com toda a turma, podendo inclusive, em um segundo momento embaralhar e colocar o cabo de jacaré em outro animal para que o aluno identifique o erro.

Gostou dessa proposta? Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e confira todas as novidades que estamos trazendo sobre Robótica Educacional.

Até a próxima,

Equipe Blog da Robótica.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.