fbpx
NovidadeRobótica EducacionalScratch

Scratch Desplugado – Blocos

O Scratch é muito utilizado como uma ferramenta educacional, sendo uma linguagem de programação visual em blocos, ganha popularidade principalmente na aprendizagem de crianças, pois, é possível abordar conceitos de programação e robótica de forma divertida e acessível. No entanto, você sabia que também é possível explorar o Scratch sem a necessidade de acessar um computador, celular, e tão pouco ter conexão com a internet? Sim, pois bem, vamos explorar o Scratch Desplugado e aprender sobre seus fundamentos com uma abordagem que permite crianças e jovens mergulharem no mundo da robótica sem precisar estar online.

MAS, O QUE É O SCRATCH DESPLUGADO?

O Scratch desplugado é uma adaptação do Scratch que permite aprender os conceitos básicos de programação e robótica sem a necessidade de um computador ou conexão com a internet. A ideia por trás dessa abordagem é tornar a robótica mais acessível, permitindo que qualquer pessoa, mesmo sem recursos tecnológicos avançados, possa se envolver com a programação, o pensamento computacional e a criatividade.

Utilizamos de cartões ou blocos físicos, semelhantes aos que vemos quando abrimos o ambiente de programação do Scratch, para representar os comandos da programação desplugada.

Os cartões geralmente contêm as informações de direcionamento: esquerda, direita, para frente, entre outros.

Imagem ilustrativa da Figura 1 - Cartões
Figura 1: Cartões.

Já os blocos são a unidade fundamental dentro da programação, pois representam aparência, movimento, comando, dentre outras condições que são fundamentais para a construção de todo o código da programação. Com o uso dos blocos visualizamos mais facilmente a lógica de programação, fazendo entender melhor o funcionamento de um código.

Imagem ilustrativa ada Figura 2 - Blocos.
Figura 2: Blocos.

PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA – SCRATCH DESPLUGADO NA PRÁTICA

Existem várias atividades práticas que podem ser realizadas com essa proposta do Scratch desplugado. Vamos sugerir uma proposta que pode ser aplicada em sala de aula, alinhada à BNCC e também ao seu Complemento à Computação, sendo elas: (EI03CO04); (EI03CO05); (EI03CO06); (EI03CO08).

Criamos e estamos disponibilizando uma atividade muito legal e divertida para ser desenvolvida. Nessa proposta, abordaremos as estruturas condicionais Se-Então e Se-Então… Senão. Entender sobre o funcionamento dessas condicionais dentro da programação é muito importante, pois é por meio delas que o programa, computador, microcontrolador ou máquina toma decisões por conta própria.

A estrutura Se-Então é usada para fazer com que um programa tome decisões com base em uma condição específica. É uma forma de dizer ao programa: Se alguma coisa acontecer, então faça outra coisa. Por exemplo: Se estiver frio, então vista um casaco. Desse modo, devo vestir o casaco apenas se a condição (estiver frio) seja verdadeira.

Por sua vez, a estrutura Se-Então…Senão permite ao programa tomar decisões com base em duas condições: Se uma condição for verdadeira, então ele executa uma ação; Senão, ele executa uma ação diferente. Por exemplo: Se estiver sol, então vamos à praia. Senão, vamos ao cinema. Nesse caso, a ação de ir à praia ocorrerá apenas se a condição (estiver sol) for verdadeira, sendo falsa a outra ação (ir ao cinema) será realizada.

Em nossa atividade, vamos utilizar das estruturas condicionais para decidir as

vestimentas apropriadas para as mais diversas ocasiões. Escolheremos a situação que vamos testar em cada uma das condicionais (Se-Então; Se-Então… Senão) e as ações que dever ser realizadas caso elas sejam verdadeiras ou falsas.

Como podemos ver no exemplo a seguir:

Imagem ilustrativa da Figura 1 - Se-Então Se-Então Senão
Figura 3: Se-Então Se-Então Senão.

A proposta do jogo consiste em analisar as situações e encaixá-las nos blocos de controle. A ideia de deixar o que será feito para ser posicionado em cada bloco é justamente para dar autonomia para que o estudante compreenda e faça o uso adequado de cada bloco, aplicando a condição correta a cada um deles, como no exemplo acima.

MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA IMPRESSÃO

Blocos com estruturas de seleção

Roupas apropriadas para cada situação

Situações diversas para cada ação

[BAIXE AQUI]

Esperamos que tenham gostado dessa atividade, compartilhe conosco as aplicações feitas com esse trabalho.

Até a próxima,


Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.