fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Cidades Inteligentes

Cidades inteligentes é o termo utilizado para os novos espaços urbanos que são caracterizados com o objetivo de melhorar a eficiência do desenvolvimento humano e social dentro dos espaços coletivos da cidade. Não é uma cidade que seja necessariamente digital, mas que estabeleça condições favoráveis para a circulação das pessoas, desde as atividades mais simples até as mais complexas da rotina.

No Brasil, esse conceito surge como potencial para incrementar o comprometimento e o desenvolvimento urbano junto com a transformação digital e sustentável, que atenda as demandas do aspecto econômico, ambiental e sociocultural de uma forma planejada, inovadora e inclusiva. Os aspectos da cidade inteligente é justamente fazer com que esses espaços sejam cada vez mais transitáveis. O país possui uma Carta Brasileira para Cidades Inteligentes afim de determinar o que se espera para o futuro das cidades brasileiras.

Quando pensamos em cidades inteligentes, logo, pensamos em soluções digitais e tecnológicas para um melhor funcionamento como um todo. A verdade é que, sim, a tecnologia nesse quesito é uma grande aliada, mas não é apenas ela quem faz uma cidade ser inteligente para desempenhar o melhor papel para uma rotina mais fluida. O conceito de cidades inteligentes é muito mais amplo e perpassa não apenas pela capacidade integrativa de aliar tudo que precisa ser pensado em uma cidade, como também de utilizar a tecnologia como uma das ferramentas capazes de auxiliar nesse processo construtivo.

Na série Robô Sapiens, episódio 6 – Cidades Inteligentes temos uma perspectiva das pequenas mudanças que já estão acontecendo para o caminho evolutivo dessas cidades, o retrato de como e quais os benefícios para conseguir integrar uma cidade que atenda a todas as necessidades humanas. Carros autônomos, robôs e inteligências artificiais que auxiliam no desenvolvimento linear dessas cidades, mobilidade urbana, uma cidade que tenha mais espaços verdes e contemplativos.

Existem alguns indicadores que podem ser utilizados como referência para entendermos ou sabermos o nível da evolução de uma cidade para uma smart city (cidade inteligente), por isso, os parâmetros estabelecidos seguem alguns setores responsáveis que necessitam de uma melhora.

Existe um ranking que é feito com as cidades brasileiras para saber como estamos progredindo dentro dos eixos temáticos propostos para nos tornarmos uma cidade inteligente. Confira abaixo os 11 eixos temáticos que são avaliados.

Imagem ilustrativa da Figura 1 - Eixos temáticos. Disponível em httpsranking.connectedsmartcities.com.br
Figura 1: Eixos temáticos. Disponível em httpsranking.connectedsmartcities.com.br

No último estudo realizado em 2022 pelo ranking geral da Urban Systems a nossa cidade, Vitória da Conquista, localizada no interior do sudoeste da Bahia tem destaque em quatro dos onze eixos temáticos. Ocupou a 30º posição no eixo Meio Ambiente; 75° posição no eixo de Tecnologia e Inovação; 76º no eixo Urbanismo e 85º no eixo Governança.

Imagem ilustrativa Figura 2 - Ranking Cidades Inteligentes Vitória da Conquista
Figura 2: Ranking Cidades Inteligentes Vitória da Conquista.

É possível filtrar outras cidades e se informar quais são as cidades brasileiras que fazem parte do ranking geral e quais os eixos elas ganham mais destaque. Além disso, desenvolver atividades considerando essas informações é uma excelente forma de aproximar os estudantes sobre as discussões que envolvem os conceitos e entendimentos das smart cities.

PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA

Propor soluções inteligentes para os novos moldes das cidades é necessário, pois estamos enfrentando mudanças o tempo inteiro, principalmente quando se trata das modificações tecnológicas para a construção e automação das atividades cotidianas e repetitivas.

Trabalhar com um campo visionário dessa perspectiva em sala de aula remonta um aprendizado para além de um conteúdo específico e propõe que o aluno amplie seu olhar para novas vistas de um conhecimento que o inclui como individuo pertencente e atuante dentro da sociedade.

Então, sugira que os estudantes reúnam uma equipe para construir uma maquete, monte junto com eles um projeto de robótica com soluções inteligentes para as cidades. Proponha alguma inovação que possa auxiliar na construção de uma cidade inteligente. Todas as propostas são válidas. Liste uma série de temas que podem ser trabalhados com essa questão, segue algumas das propostas que podem ser utilizadas:

Mobilidade urbana

Economia de energia

Gerenciamento de resíduos

Saneamento básico

Uso eficiente de recursos naturais

Impactos ambientais

Para realização dessa tarefa utilize como base algumas habilidades da BNCC: (EF02GE08); (EF03MA12); (EF06MA34); (EF08CI01); (EF05GE03); (EF05GE04); (EF05GE08); (EF05GE09); (EF06GE07); (EF08GE16); (EF07CI09); (EF03GE09); (EF08GE22); (EF09GE18); (EM13CNT101); (EM13CHS302); (EM13CHS306). Use também as habilidades do Complemento – Computação à BNCC: (EF15CO01); (EF15CO02); (EF15CO03); (EF15CO04); (EF69CO02); (EF69CO05); (EF69CO07); (EF69CO08); (EF69CO10); (EF69CO12).

Esse exercício, sem dúvidas, será bastante reflexivo e dinâmico, pensando em propostas positivas para que a vida das pessoas seja mais fluida e acessível, facilitando a mobilidade de todos dentro das cidades.

Esperamos que tenha gostado e até a próxima!

Paloma Marques

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.