fbpx
Novidade

Casa da Robótica promove o maior evento de Competições de Robótica do Sudoeste da Bahia: CDR Arena

Nos dias 24 e 25 de setembro ocorreram as competições de robótica no AniCon 2022, evento de cultura POP e Oriental, no Boulevard Shopping, em Vitória da Conquista-Ba. O evento acontece anualmente e faz parceria com a Casa da Robótica para o Espaço de Inovação e Tecnologia, hoje conhecido como CDR Arena. Nesta área aconteceram competições nas modalidades de Seguidor de Linha (Júnior e Sênior), Robô Sumô (Júnior e Sênior) e Concurso Cultural “Leve seu Robô”, além de promover um espaço de exposições de projetos de cunho tecnológico. 

No sábado (24) as competições iniciaram com a modalidade de Robô Sumô (Júnior) e com a competição Robô Sumô (Sênior). Para vencer a competição, os participantes precisavam controlar seus robôs para empurrar os robôs adversários para fora do ringue. Competiram duas equipes por partida, sendo esta constituída por 3 rounds. A equipe que vencia dois rounds, dentro do tempo limite de 1 minuto cada, era declarada vencedora.  

Ao longo da tarde houve também o Concurso Cultural Leve seu Robô, em que as equipes apresentaram seu projeto para os jurados avaliarem de acordo aos seguintes critérios: documentação, funcionalidade e criatividade.

A área CDR Arena trouxe também vários estandes educativos e jogos que envolviam habilidades motoras, atenção e, por vezes, sorte. Os jogos apresentados foram: labirinto elétrico, labirinto 3D e roleta de prêmios.

Além disso, a equipe CDR Arena organizou também as exposições de robótica com a finalidade de incentivar a comunidade maker da região. Entre os projetos expostos haviam maquetes, robô seguidor de linha, robô humanóide, robôs controlados entre outras.

A armadura do homem de ferro foi toda impressa em 3D, atraindo o público que passava em frente ao estande da CDR Arena para tirar fotos, propiciando diversão a todos, inclusive às crianças.

No domingo (25) o evento iniciou com a competição Seguidor de Linha (Júnior) e Seguidor de Linha (Sênior). Nessa competição, o robô das equipes deveria fazer o percurso determinado por uma linha preta. Vencia o robô que finalizasse o trajeto em menor tempo. 

As premiações dos vencedores ocorreram ao final das competições. As equipes campeãs ganharam medalhas (bronze, prata e ouro), cheque com premiação em dinheiro e cupom da Casa da Robótica. O primeiro lugar levou também um troféu personalizado impresso em 3D com LEDs RGB em seu interior.

Ademais, todas as equipes ganharam medalhas de participação como forma de enaltecer o esforço e dedicação.

Por fim, o evento foi de grande importância para os competidores, quanto para os colaboradores da Casa da Robótica, que se empenharam e fizeram um evento atrativo para todo o público em geral do AniCon 2022. 

Dúvidas? Deixe seu comentário

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.