fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Educação 5.0

Há poucos dias se comentava a respeito da Indústria e Educação 4.0. Hoje, avançamos para uma educação que visa proporcionar um desenvolvimento e um conjunto de habilidades mais universais. A Educação 5.0 traz processos fundamentais para serem desenvolvidos ao longo do processo de ensino-aprendizagem, baseados em um conjunto de ações coletivas que superam o que já aplicávamos na Educação 4.0.

A Educação 5.0 propõe que os conhecimentos digitais e tecnológicos são importantes, mas agrega uma perspectiva mais humana ao aprendizado, com foco no desenvolvimento socioemocional dos alunos e na busca de soluções que melhorem a vida em sociedade.

Quando utilizamos as metodologias ativas associadas a cultura maker, a robótica e a computação, determinamos ações para trilhar melhor o desempenho do estudante ao logo da sua jornada acadêmica e, até mesmo, para a sua inserção no mercado de trabalho. De modo que, é necessário prepará-los também para a vida. Por isso, a importância do desenvolvimento das soft skills, habilidades comportamentais e socioemocionais.

Imagem ilustrativa de uma professora e alunos na sala de aula aplicando algumas das vantagens da educação 5.0
Figura 1: Educação 5.0

Além de manter todo o conhecimento e interação tecnológica da Educação 4.0, a escola precisa ser um ambiente preparado para alcançar as softs skills. Com esse objetivo, a Educação 5.0 visa preparar os alunos para enfrentar os desafios do século XXI e promover a educação ao longo da vida, de modo a desenvolver habilidades que permitam a adaptação a novas realidades e a atualização em um mundo em constante transformação.

Para além de aprender a lidar com as tecnologias, precisamos obter competências emocionais e sociais para lidar com elas e com todas as transformações advindas com essas tecnologias. A Educação 5.0 inova na percepção e cuidado ao trabalhar com atividades em equipe, valorizando o fazer individual, e adaptando os alunos com as vivências coletivas.

A inserção de novas tecnologias educacionais não são o bastante para o desenvolvimento da Educação 5.0. O aprendizado de manipulação e interação dessas tecnologias já são bem comuns a nova geração, inclusive, os chamados ‘nativos digitais’ já estão inseridos em um meio que é comum a interação com a máquina. O desenvolvimento de interatividade desse conhecimento digital e tecnológico unido as competências socioemocionais são o que fazem a diferença na Educação 5.0. Afinal, somos seres que vivemos e partilhamos tudo em sociedade. Dessa forma, precisamos aprender e fazer com que esse convívio coletivo esteja presente em todas as nossas ações.

Mais do que apenas se preparar para ingressar no mercado é estar preparado para as adversidades que ele traz. Entendermos o ser humano enquanto ser social, compreendendo o seu desenvolvimento científico, econômico, cultural e ambiental são as principais contribuições para um melhor aprimoramento do estudo na Educação 5.0.

Os espaços escolares que estiverem mais alinhados com essas perspectivas contribuirão para a formação indivíduos mais empáticos, colaborativos, responsáveis e com senso crítico mais apurado.

AS 5 VANTAGENS DA EDUCAÇÃO 5.0

Trabalho colaborativo;

Melhor relacionamento interpessoal, empatia e tolerância à diversidade;

Criatividade;

Conflito de gestão;

Comunicação mais fluida.

LINHA DO TEMPO

Desde a Antiguidade Clássica até hoje, a Educação vem se moldando e se adaptando aos avanços tecnológicos, que influenciam diretamente no desenvolvimento de repertório científico e cultural da humanidade. Acompanhe as fases:

Educação 1.0 – Está diretamente ligada com as escolas do século XII, entre Antiguidade Clássica e do Renascimento. Aqui a educação tinha influência e vínculo direto com a igreja.

Educação 2.0 Seu maior objetivo era a qualificação profissional, o ensino em massa. Aqui vivemos o período da Revolução Industrial e havia uma necessidade de preparar pessoas para o mercado de trabalho.

Educação 3.0 – É marcada pelos avanços tecnológicos e comunicação em massa, mesmo a tecnologia sendo um ponto que custou a ganhar espaço na Educação. A educação já começa a ser um direito de todos e a se moldar para uma valorização discente mais colaborativa.

Educação 4.0 – Vem para atender as demandas da Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial. É marcada pela revolução tecnológica, o uso pelos recursos digitais, foco no protagonismo do estudante, os professores atuam como mediadores. A cultura maker, “mão na massa” começa a fazer parte ativa do ambiente escolar.

Educação 5.0 – Compreende todas as questões que cercam um individuo e trabalha com competências socioemocionais. Capacita os alunos a usar a tecnologia de forma saudável e produtiva, criando soluções relevantes para si e para a sociedade.

PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA

Selecionamos aqui algumas habilidades da BNCC que trabalham com as habilidades socioemocionais da formação do indivíduo, são elas: (EF04HI03) (EF04HI04) (EF04HI08). (EF07CI06) (EF07CI11) (EF03HI11) (EF04HI08).

Computação – complemento à BNCC: (EF15CO08); (EF15CO09); (EF06CO10); (EF07CO11); (EF08CO11); (EF69CO12).

A Educação 5.0 permite, sobretudo, que você possa se questionar sobre esses novos moldes e refletir sobre os anteriores. Aproveite esse exercício para trabalhar com os alunos uma análise propositiva, sobre os temas propostos dentro das habilidades e debata sobre os processos de construção educacional, a fim de repensar essa evolução do ensino e do processo de aprendizagem.

Até a próxima,

Paloma Marques

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.