fbpx
MódulosNovidade

SIM900A não encontra a Rede Móvel? Veja como atualizar o Firmware para resolver esse problema

Um problema que vem acontecendo com algumas versões do Módulo SIM900A é o de não encontrar a rede móvel. A forma de perceber isso é observar o intervalo com o qual o LED pisca. Abaixo podemos perceber essa diferença e, para isso, basta alimentar o módulo pelo cabo de duas vias (vermelho e preto) que já acompanha o módulo (não precisa ligar em microcontrolador):

Vídeo 1: LED piscando a cada 1 segundo = NÃO conectado na Rede Móvel.
Vídeo 2: LED piscando a cada 4 segundos = CONECTADO na Rede Móvel.

Se o seu módulo apresenta o primeiro comportamento (Vídeo 1), então significa que ele não conseguiu conectar na Rede. Mas antes de realizar a atualização do firmware faça os seguintes testes:

• Verifique a alimentação do módulo: Não alimente o módulo diretamente pelo Arduino ou qualquer outro microcontrolador. A recomendação é utilizar uma fonte externa de tensão 5V e Corrente de pelo menos 2A. Alimente o módulo pelo cabo que já acompanha o produto;

• IMEI Bloqueado: O IMEI é um número que vem identificando o módulo e ele é de uso único, mas pode acontecer da Anatel bloquear esse número e o módulo ficar inutilizável. Para verificar se o IMEI está bloqueado clique aqui, vá na opção “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular” e digite o IMEI do módulo, se nada constar, então está tudo ok.

• Identifique se o chip está bem encaixado, pois provavelmente você utilizará adaptadores para colocar o chip e se estiver mal encaixado pode não haver contato com a placa e isso fará com que dê erro na conexão com a rede;

• Antena Folgada: Verifique se a antena do módulo está bem rosqueada ao módulo;

• Teste Chip de operadoras diferentes: Nos testes que realizamos aconteceu do Chip da Operadora Vivo não reconhecer, mas ao utilizar o Chip da Claro funcionou perfeitamente;

Bom, caso tenha realizado as verificações mas mesmo assim o seu módulo não tenha conseguido se conectar à Rede, será necessário uma atualização de firmware.

Uma estratégia que fizemos aqui e que funcionou perfeitamente foi utilizar o firmware do SIM900 no SIM900A, que é o modelo do módulo em questão.


MATERIAIS NECESSÁRIOS

Para realizar essa atualização você precisará dos seguintes itens:

1 x Módulo FTDI Conversor USB para TTL RS232 Serial + Cabo;

3 x Cabo Jumper Fêmea x Fêmea 10 cm.


ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO

Com os itens em mãos vamos proceder para a ligação entre o Módulo SIM900A e o Módulo FTDI:

Figura 1: Esquemático de Ligação para atualizar o firmware do Módulo do SIM900A.

Observe atentamente a ligação dos fios e, principalmente, a posição do jumper presente no Módulo FTDI, pois ele deve estar na posição 5V, conforme destaca a Figura 1. Vale ressaltar que nesse momento não é necessário ter um CHIP no Slot.


ATUALIZANDO O FIRMWARE

Após ter certeza de que tudo está ligado corretamente, pegue o cabo USB e conecte no módulo FTDI e no seu computador. Em seguida, vamos baixar os programas necessários para realizar a atualização. Para tal, clique no link abaixo:

Clique aqui para fazer o Download dos Arquivos

ou Clique aqui caso o link anterior não funcione

Depois de baixar os arquivos, será necessário descompactá-los. Você verá 4 pastas:

Figura 2: Arquivos necessários para a atualização do Firmware do Módulo do SIM900A.

Entre na pasta de número 1 e clique no Driver do módulo FTDI para realizar a instalação do mesmo. O processo é bem simples, bastando clicar no programa e depois em Extract > Avançar > Selecione: “Eu aceito este contrato” > Avançar > Concluir.

Feito isso, recomendamos que você reinicie o seu computador. Depois de ter reiniciado, você deve clicar no menu iniciar e digitar: “Gerenciador de Dispositivos” e clique na primeira opção que é exibida:

Figura 3: Busca do Gerenciador de Dispositivos no Menu Iniciar do Windows.

Certifique-se de que a fonte do Módulo SIM900A esteja ligada e de que o cabo USB esteja conectado no Computador. A janela que será aberta do gerenciador de Dispositivos é a exibida abaixo e você deverá encontrar a opção “Portas COM” e clicar na setinha que fica à esquerda desse nome para expandir as opções e encontrará o termo “USB Serial Port (COMX)”, onde X será um número aleatório que será atribuído naquele momento.

Figura 4: Janela do Gerenciador de Dispositivos do Windows.

No nosso exemplo a porta é a COM6 e vamos precisar dela no próximo software. Abra a pasta de número 2 e clique no programa “AiThinker Serial Tool V1.2.3.exe”. Ao abrir, vá na opção “PortNum” e selecione a mesma porta encontrada no Gerenciador de Dispositivos, no nosso caso foi a COM6, e para os demais parâmetros deixe como na imagem abaixo:

Figura 5: Informações para Comunicação.

Agora clique no botão “Open Serial” e veja se aparece “COMX Opend” como mostrado na imagem a seguir:

Figura 6: Realizando Comunicação.

Aparecendo conforme ilustrado na imagem, significa que já está aberta a comunicação entre o software e o Módulo SIM900A. Para assegurar que a comunicação foi estabelecida, podemos enviar alguns comandos. Para isso, clique no número 1 que é referente ao comando “AT” que deve nos retornar um OK e depois iremos clicar no número 3 que é o comando “AT+GMR” que deve nos retornar a versão do Firmware, conforme ilustrado abaixo:

Figura 7: Identificação da versão do firmware.

Recomendamos que você tire uma foto desse número que aparece em “Revision:” para guardar a versão do firmware que está instalada atualmente no módulo SIM900A. Esse processo pode ser útil para caso ocorra algum problema ao tentar instalar o novo firmware e não conseguir. É importante mencionar que para instalar o novo firmware disponibilizado por nós, a versão do chip deve ser a 64 (número presente na Revision antes do underline (_). Caso o seu seja o 32, não prossiga, pois nosso firmware não será compatível.

Feche o software AI-Thinker Serial e agora abra o software presente na Pasta 4 – Simcom – sim900 Customer flash loader V1.01 e execute o arquivo que possui a extensão .exe no final do nome. Com ele aberto, clique em Browser e busque pelo arquivo do firmware presente na pasta de número 3, cujo nome é: 1137B06SIM900M64_ST_ENHANCE.cla. Veja a imagem abaixo:

Figura 8: Buscando pelo novo firmware que será o mesmo do SIM900.

ATENÇÃO: É necessário que em COM Port, que apareceu no Gerenciador de Dispositivos, esteja selecionada a porta, no nosso caso foi a COM6, e que em Speed esteja a velocidade 115200 para que a gravação do firmware ocorra perfeitamente. Antes de clicar no botão START, você deve DESLIGAR a fonte de alimentação do módulo, ou seja, o cabo USB permanece conectado no Computador, porém a fonte externa que alimenta o módulo deve estar DESLIGADA. Seguindo essas recomendações, clique no Botão START.

Figura 9: Solicitação para Ligar a fonte do Módulo SIM900A.

Ao clicar no botão START você verá essa mensagem: “Please power up the target” e é neste momento que você deverá LIGAR a fonte de alimentação do módulo SIM900A. A partir daí, o processo dará continuidade de forma automática:

Figura 10: Processo Iniciado.

A barra de progresso vai preencher de forma rápida em um primeiro momento, mas depois ela vai voltar ao início e demorar cerca de 15 minutos até o processo ser concluído totalmente. É importante que durante esse processo não haja nenhum tipo de movimentação com o cabo ou módulo para que ele não perca a comunicação com o computador. Caso isso aconteça ou caso falte a energia durante o processo , o chip do dispositivo poderá ser danificado, sem chances de reparação, portanto, faça isso por sua conta e risco.

Você só deverá fechar o programa quando o processo for concluído totalmente, ou seja, quando visualizar a mensagem abaixo:

Figura 11: Processo de gravação do novo firmware concluído.

Ao receber a mensagem “Download done“, você poderá fechar o software Simcom.

Depois disso, você deverá Desligar a fonte do módulo SIM900A e, caso o módulo não esteja com o CHIP, você deverá colocá-lo e ligar a fonte novamente. Esse processo de ligar e desligar o módulo é o que fará o novo firmware ser executado. Espera-se que com essa atualização de firmware tudo volte a funcionar da forma correta, ou seja, o módulo deverá encontrar a Rede Móvel e o LED da placa deverá piscar com intervalos mais lentos, conforme ilustramos no começo deste artigo.

Bom pessoal, espero que o processo funcione corretamente e que o módulo volte a funcionar corretamente.

Atenciosamente, Kleber Bastos.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia de Computação. Um dos criadores do Blog da Robótica. Faz parte da equipe Casa da Robótica desde 2017. Apaixonado por tecnologias e pelas “loucuras” que é possível criar usando microcontroladores e impressoras 3D. Ex-BBB, mas isso é uma longa história... que poderá ser contada posteriormente.

Kleber Bastos

Bacharel em Engenharia de Computação. Um dos criadores do Blog da Robótica. Faz parte da equipe Casa da Robótica desde 2017. Apaixonado por tecnologias e pelas “loucuras” que é possível criar usando microcontroladores e impressoras 3D. Ex-BBB, mas isso é uma longa história... que poderá ser contada posteriormente.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.