SIM900A não encontra a Rede Móvel? Veja como atualizar o Firmware para resolver esse problema
Um problema que vem acontecendo com algumas versões do Módulo SIM900A é o de não encontrar a rede móvel. A forma de perceber isso é observar o intervalo com o qual o LED pisca. Abaixo podemos perceber essa diferença e, para isso, basta alimentar o módulo pelo cabo de duas vias (vermelho e preto) que já acompanha o módulo (não precisa ligar em microcontrolador):
Se o seu módulo apresenta o primeiro comportamento (Vídeo 1), então significa que ele não conseguiu conectar na Rede. Mas antes de realizar a atualização do firmware faça os seguintes testes:
• Verifique a alimentação do módulo: Não alimente o módulo diretamente pelo Arduino ou qualquer outro microcontrolador. A recomendação é utilizar uma fonte externa de tensão 5V e Corrente de pelo menos 2A. Alimente o módulo pelo cabo que já acompanha o produto;
• IMEI Bloqueado: O IMEI é um número que vem identificando o módulo e ele é de uso único, mas pode acontecer da Anatel bloquear esse número e o módulo ficar inutilizável. Para verificar se o IMEI está bloqueado clique aqui, vá na opção “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular” e digite o IMEI do módulo, se nada constar, então está tudo ok.
• Identifique se o chip está bem encaixado, pois provavelmente você utilizará adaptadores para colocar o chip e se estiver mal encaixado pode não haver contato com a placa e isso fará com que dê erro na conexão com a rede;
• Antena Folgada: Verifique se a antena do módulo está bem rosqueada ao módulo;
• Teste Chip de operadoras diferentes: Nos testes que realizamos aconteceu do Chip da Operadora Vivo não reconhecer, mas ao utilizar o Chip da Claro funcionou perfeitamente;
Bom, caso tenha realizado as verificações mas mesmo assim o seu módulo não tenha conseguido se conectar à Rede, será necessário uma atualização de firmware.
Uma estratégia que fizemos aqui e que funcionou perfeitamente foi utilizar o firmware do SIM900 no SIM900A, que é o modelo do módulo em questão.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Para realizar essa atualização você precisará dos seguintes itens:
1 x Módulo FTDI Conversor USB para TTL RS232 Serial + Cabo;
3 x Cabo Jumper Fêmea x Fêmea 10 cm.
ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO
Com os itens em mãos vamos proceder para a ligação entre o Módulo SIM900A e o Módulo FTDI:
Observe atentamente a ligação dos fios e, principalmente, a posição do jumper presente no Módulo FTDI, pois ele deve estar na posição 5V, conforme destaca a Figura 1. Vale ressaltar que nesse momento não é necessário ter um CHIP no Slot.
ATUALIZANDO O FIRMWARE
Após ter certeza de que tudo está ligado corretamente, pegue o cabo USB e conecte no módulo FTDI e no seu computador. Em seguida, vamos baixar os programas necessários para realizar a atualização. Para tal, clique no link abaixo:
Clique aqui para fazer o Download dos Arquivos
ou Clique aqui caso o link anterior não funcione
Depois de baixar os arquivos, será necessário descompactá-los. Você verá 4 pastas:
Entre na pasta de número 1 e clique no Driver do módulo FTDI para realizar a instalação do mesmo. O processo é bem simples, bastando clicar no programa e depois em Extract > Avançar > Selecione: “Eu aceito este contrato” > Avançar > Concluir.
Feito isso, recomendamos que você reinicie o seu computador. Depois de ter reiniciado, você deve clicar no menu iniciar e digitar: “Gerenciador de Dispositivos” e clique na primeira opção que é exibida:
Certifique-se de que a fonte do Módulo SIM900A esteja ligada e de que o cabo USB esteja conectado no Computador. A janela que será aberta do gerenciador de Dispositivos é a exibida abaixo e você deverá encontrar a opção “Portas COM” e clicar na setinha que fica à esquerda desse nome para expandir as opções e encontrará o termo “USB Serial Port (COMX)”, onde X será um número aleatório que será atribuído naquele momento.
No nosso exemplo a porta é a COM6 e vamos precisar dela no próximo software. Abra a pasta de número 2 e clique no programa “AiThinker Serial Tool V1.2.3.exe”. Ao abrir, vá na opção “PortNum” e selecione a mesma porta encontrada no Gerenciador de Dispositivos, no nosso caso foi a COM6, e para os demais parâmetros deixe como na imagem abaixo:
Agora clique no botão “Open Serial” e veja se aparece “COMX Opend” como mostrado na imagem a seguir:
Aparecendo conforme ilustrado na imagem, significa que já está aberta a comunicação entre o software e o Módulo SIM900A. Para assegurar que a comunicação foi estabelecida, podemos enviar alguns comandos. Para isso, clique no número 1 que é referente ao comando “AT” que deve nos retornar um OK e depois iremos clicar no número 3 que é o comando “AT+GMR” que deve nos retornar a versão do Firmware, conforme ilustrado abaixo:
Recomendamos que você tire uma foto desse número que aparece em “Revision:” para guardar a versão do firmware que está instalada atualmente no módulo SIM900A. Esse processo pode ser útil para caso ocorra algum problema ao tentar instalar o novo firmware e não conseguir. É importante mencionar que para instalar o novo firmware disponibilizado por nós, a versão do chip deve ser a 64 (número presente na Revision antes do underline (_). Caso o seu seja o 32, não prossiga, pois nosso firmware não será compatível.
Feche o software AI-Thinker Serial e agora abra o software presente na Pasta 4 – Simcom – sim900 Customer flash loader V1.01 e execute o arquivo que possui a extensão .exe no final do nome. Com ele aberto, clique em Browser e busque pelo arquivo do firmware presente na pasta de número 3, cujo nome é: 1137B06SIM900M64_ST_ENHANCE.cla. Veja a imagem abaixo:
ATENÇÃO: É necessário que em COM Port, que apareceu no Gerenciador de Dispositivos, esteja selecionada a porta, no nosso caso foi a COM6, e que em Speed esteja a velocidade 115200 para que a gravação do firmware ocorra perfeitamente. Antes de clicar no botão START, você deve DESLIGAR a fonte de alimentação do módulo, ou seja, o cabo USB permanece conectado no Computador, porém a fonte externa que alimenta o módulo deve estar DESLIGADA. Seguindo essas recomendações, clique no Botão START.
Ao clicar no botão START você verá essa mensagem: “Please power up the target” e é neste momento que você deverá LIGAR a fonte de alimentação do módulo SIM900A. A partir daí, o processo dará continuidade de forma automática:
A barra de progresso vai preencher de forma rápida em um primeiro momento, mas depois ela vai voltar ao início e demorar cerca de 15 minutos até o processo ser concluído totalmente. É importante que durante esse processo não haja nenhum tipo de movimentação com o cabo ou módulo para que ele não perca a comunicação com o computador. Caso isso aconteça ou caso falte a energia durante o processo , o chip do dispositivo poderá ser danificado, sem chances de reparação, portanto, faça isso por sua conta e risco.
Você só deverá fechar o programa quando o processo for concluído totalmente, ou seja, quando visualizar a mensagem abaixo:
Ao receber a mensagem “Download done“, você poderá fechar o software Simcom.
Depois disso, você deverá Desligar a fonte do módulo SIM900A e, caso o módulo não esteja com o CHIP, você deverá colocá-lo e ligar a fonte novamente. Esse processo de ligar e desligar o módulo é o que fará o novo firmware ser executado. Espera-se que com essa atualização de firmware tudo volte a funcionar da forma correta, ou seja, o módulo deverá encontrar a Rede Móvel e o LED da placa deverá piscar com intervalos mais lentos, conforme ilustramos no começo deste artigo.
Bom pessoal, espero que o processo funcione corretamente e que o módulo volte a funcionar corretamente.
Atenciosamente, Kleber Bastos.
Bacharel em Engenharia de Computação. Um dos criadores do Blog da Robótica. Faz parte da equipe Casa da Robótica desde 2017. Apaixonado por tecnologias e pelas “loucuras” que é possível criar usando microcontroladores e impressoras 3D. Ex-BBB, mas isso é uma longa história... que poderá ser contada posteriormente.