fbpx
ArduinoNovidade

Como copiar / clonar / extrair o código de um Arduino para outro

Sabe quando você tem um código importante gravado no seu Arduino, mas não possui mais o editável dele? NÃO ENTRE EM PÂNICO, pois é possível clonar o código de um Arduino para outro.

Neste tutorial, iremos aprender como fazer a clonagem do código de um Arduino para outro utilizando o software AVRDUDESS.

IMPORTANTE: Você só conseguirá realizar a cópia e gravar em um outro Arduino se os modelos deles forem iguais, ou seja, se está copiando um Arduino UNO só conseguirá gravar para outro Arduino UNO. Se o seu objetivo é clonar o código de um Arduino UNO e gravar em um Arduino MEGA, isso não funcionará. Outro detalhe é que você não conseguirá editar o código, pois o arquivo copiado é o hexadecimal já compilado. NÃO tem como retornar de Hexa para Código editável.

INSTALANDO E UTILIZANDO O SOFTWARE AVRDUDESS

Para copiar o código de um Arduino para o outro vamos utilizar o AVRDUDESS, software para programação de microcontroladores AVR da Microchip (antigo Armel).

Para instalar o AVRDUDESS basta realizar o download do executável no link a seguir:

www.blogdarobotica.com/avrdudess

Após o download, abra o executável (Em modo administrador) e siga os passos do Vídeo 1.

Vídeo 1: Passo a passo para instalação do AVRDUDESS.

COPIAR O CÓDIGO DO ARDUINO

Após a instalação do software AVRDUDESS, abra-o em modo administrador e siga os passos a seguir para copiar o código do Arduino a ser clonado.

1. Realizar as configurações de porta de comunicação, velocidade de dados (115200) e modelo do chip do Arduino a ser clonado. Em nosso exemplo, realizaremos a clonagem entre duas placas Arduino UNO (chip ATmega328P). A Figura 1 demonstra as configurações feitas.

Configurações iniciais do Arduino a ser clonado por meio do software AVRDUDESS.
Figura 1: Configurações iniciais do Arduino a ser clonado por meio do software AVRDUDESS.

2. Realizar a leitura do código do Arduino a ser clonado. Para tal, selecione o local em que o código clonado deverá ser salvo e o nomeie, clique na opção “READ”, altere o formato dos dados para “Intel Hex”. Logo após, selecione a opção “Go” conforme a Figura 2.

Figura 2: Configurações para copiar código de um Arduino usando o software AVRDUDESS.

Você pode acompanhar o processo de leitura e cópia do código por meio do terminal do AVRDUDESS. A Figura 3 ilustra a mensagem exibida após a cópia do código.

Figura 3: Cópia do código realizada com sucesso.

TRANSFERIR A CÓPIA PARA OUTRO ARDUINO

Após a cópia do código em hexa, os passos a seguir devem ser executados para transferi-lo para outro Arduino, portanto conecte o Arduino que irá receber a cópia do código:

1. Realizar as configurações de porta de comunicação, velocidade de dados (115200) e modelo do chip do Arduino que receberá o código (chip ATmega328P para o Arduino UNO), conforme a Figura 4.

Figura 4: Configurações iniciais do Arduino que receberá o código por meio do software AVRDUDESS.

2. Transferir o código para o Arduino. Para tal, selecione o local em que o código clonado foi salvo, clique na opção “WRITE”, altere o formato dos dados para “Intel Hex”. Logo após, selecione a opção “Go” conforme a Figura 5.

Figura 5: Transferência do código clonado para outro Arduino usando o software AVRDUDESS.

Você pode acompanhar o processo de transferência do código por meio do terminal do AVRDUDESS. A Figura 5 ilustra a mensagem exibida após a transferência do código.

Figura 6: Transferência do código realizada com sucesso.

Espero ter ajudado,

Obrigada a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!

Att. Carol Correia

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.