fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Como começar a trabalhar com robótica educacional na minha escola?

A robótica educacional já é uma realidade. Após a promulgação da Lei nº 14.533 de 2023 da LDB que institui a obrigatoriedade da Educação Digital, precisamos discutir como implementar e de que forma começaremos a trabalhar com ela na escola e também na sala de aula. O primeiro passo é entender o que é a robótica educacional. Ela é abordagem que combina conceitos de educação e tecnologia, utilizando a robótica como uma ferramenta para envolver os alunos em experiências pedagógicas práticas e interativas.

Explorar o uso da robótica na escola é inovar e proporcionar uma experiência educacional única para os alunos, pois estimulamos o pensamento crítico e a resolução de problemas, além de despertar o interesse dos estudantes com o STEAM, uma metodologia ativa diretamente relacionada a ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

8 PASSOS PARA IMPLEMENTAR A ROBÓTICA EDUCACIONAL NA ESCOLA

1- Reúna uma equipe capacitada no assunto;

2- Estude, entenda e compreenda todos os benefícios da Robótica Educacional;

3 – Estabeleça, planeje e coordene junto com a equipe pedagógica objetivos claros e alinhados com a Educação;

4 – Escolha fontes e plataformas de robótica adequada a realidade escolar;

5 – Capacite os professores;

6 – Integre a Robótica no Currículo Escolar;

7 – Crie um espaço físico adequado;

8 – Promova e participe de competições com projetos desafiadores.

PARA APLICAR NA ESCOLA

Defina objetivos e metas educacionais específicas que a robótica ajudará a alcançar. Ao alinhar os objetivos com o currículo escolar, você garantirá que a robótica seja uma extensão valiosa do processo de ensino.

Existem diversas plataformas de robótica educacional disponíveis, desde kits básicos até soluções mais avançadas. Se a escola está iniciando com a robótica é importante considerar o nível de complexidade adequado para os alunos, bem como os objetivos e as metas educacionais que foram estabelecidas.

Esteja preparado para testar, adaptar e celebrar os sucessos ao longo do caminho, pois a robótica educacional certamente transformará a experiência de aprendizagem no ambiente escolar. Promovendo o aprendizado prático, incentivando a colaboração, desenvolvendo habilidades de programação e automação, além de preparar os alunos para os desafios tecnológicos do futuro.

A implementação da robótica educacional nas escolas é um trabalho longo, que exige uma ampla discussão, conhecimento e estudo. É importante lembrar que já trouxemos algumas vezes posts que estimulam e discutem o tema, confira algumas das matérias aqui no blog relacionadas ao tema:

Imagem ilustrativa da Figura 1 - Matérias sobre Robótica Educacional
Figura 1: Matérias sobre Robótica Educacional

Robótica Educacional, por que aprender e ensinar?

Por onde começar a estudar Robótica Educacional?

Robótica Educacional, Pensamento Computacional e BNCC

Acompanhe todas as novidades sobre robótica educacional na página do nosso blog e até a próxima.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.