fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Dia Internacional da Mulher: Projetos Robóticos e a presença feminina na tecnologia

No Dia Internacional da Mulher, celebramos as conquistas femininas em todas as esferas da vida, especialmente no campo da robótica e tecnologia, onde as mulheres têm feito contribuições significativas, apesar dos desafios enfrentados em um ambiente predominantemente masculino. Este dia nos dá a oportunidade de destacar não apenas os avanços tecnológicos, mas também as histórias inspiradoras de mulheres que estão moldando o futuro da robótica.


MULHERES NA ROBÓTICA: O FUTURO É FEMININO

As mulheres são responsáveis por importantes inovações na robótica. A presença feminina na robótica e tecnologia não apenas traz diversidade para o campo, pode influenciar positivamente o design e a funcionalidade dos sistemas robóticos, tornando-os mais inclusivos e empáticos, garantindo que a tecnologia desenvolvida seja mais abrangente e representativa da sociedade como um todo.

Hoje  já temos uma parcela significativa da representatividade feminina nesse campo, muitas mulheres vêm se destacando na contribuição do trabalho desenvolvido no campo da robótica. Conheça abaixo algumas dessas mulheres que tem destaque nacional e internacional dentro desse universo.

Ayanna Howard
Bruna Cavalcanti
Limor Fried
Rosi Carvalho
Cynthia Breazeal
Débora Garófalo

Imagens ilustrativa da Figura 1 - Mulheres na Robótica.
Figura 1 – Mulheres na Robótica.

Alguns eventos voltados para tecnologia, inovação e robótica também tem mantido um destaque para mulheres, como a Latinoware, que nessa edição contou com um destaque especial. Confira abaixo todas as mulheres que participaram do evento e qual a contribuição de cada uma delas para essa área.

Mulheres Latinoware


PROJETOS ROBÓTICOS COM IMPACTO SOCIAL

Esses projetos, especialmente através das oficinas de robótica em ambientes escolares, servem como uma poderosa ferramenta para encorajar meninas e mulheres no mundo da Engenharia, Ciência e Tecnologia. Despertar o interesse das meninas por áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é o grande objetivo desses projetos, além de inspirá-las a considerar futuras carreiras nestes campos, tradicionalmente dominados por homens. Essas iniciativas são essenciais para quebrar estereótipos de gênero e construir um futuro mais diversos e inclusivo. Conheça alguns dos projetos que fomentam essa iniciativa.

Tech Girls
Meninas Digitais
Estrogênias
Robôchicas

Imagem Ilustrativa da Figura 2 - Projetos de Robótica de mulheres para mulheres
Figura 2 – Projetos de Robótica de mulheres para mulheres.


Neste Dia Internacional da Mulher, reconhecemos e celebramos as mulheres em todas as áreas de tecnologia e robótica. Suas contribuições não apenas avançam na tecnologia, mas também pavimentam o caminho para futuras gerações de mulheres inovadoras. Através da educação, empoderamento e igualdade de oportunidades, podemos esperar um futuro em que as mulheres continuem a quebrar barreiras e a criar um impacto significativo no mundo da tecnologia e além.


FAÇA VOCÊ MESMA!

Para comemorarmos em bom estilo e à altura de mulheres tão incríveis, faremos juntas um projeto de robótica. A flor, em um contexto geral é um símbolo universal frequentemente associado a sentimentos, principalmente de amor, empatia e admiração, por isso a escolhemos nesse projeto para representar esse dia especial.

Confira aqui a nossa FLOR MAKER.

Compartilhe conosco a sua experiência e aproveite o dia 😊

Grande abraço,

Paloma e Carol.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.