Conhecendo a placa Franzininho WiFi
Desenvolvida no Brasil, a Franzininho Wifi é uma placa de desenvolvimento de hardware de código aberto, projetada com o intuito de tornar a criação de projetos mais acessível a iniciantes, makers, entusiastas e desenvolvedores brasileiros. Ela pode ser programada de várias maneiras, incluindo ESP-IDF, Arduino, CircuitPython e MicroPython, oferecendo uma grande flexibilidade e se adaptando às necessidades de diferentes usuários.
A Franzininho WiFi é baseada no ESP32-S2, poderoso microcontrolador com conectividade WiFi integrada, tornando-a ideal para projetos de Internet das Coisas (IoT).
O ESP32-S2, presente na placa Franzininho WiFi, é equipado com uma CPU de 32 bits, que pode operar a uma frequência de até 240 MHz. Além disso, conta com 128 KB de ROM, 320 KB de SRAM, 16 KB de SRAM no RTC e 4 MB de Flash. Essa configuração de hardware permite o desenvolvimento de aplicações complexas que exigem processamento rápido e eficiente.
A placa Franzininho WiFi oferece várias interfaces de conectividade que permitem a integração com sensores, atuadores e módulos, como:
- 35 GPIOs configuráveis, permitindo uma variedade de aplicações de entrada e saída;
- SPI (Serial Peripheral Interface) e I2C (Inter-Integrated Circuit) para comunicação entre dispositivos;
- UART (Universal Asynchronous Receiver/Transmitter) para comunicação serial;
- PWM (Pulse Width Modulation);
- Conversores ADC e DAC para ler e gerar sinais analógicos.
A Figura 2 ilustra o pinout da Franzininho WiFi com mapeamento dos pinos e recursos.
COMO PROGRAMAR A FRANZININHO WIFI?
A placa Franzininho WiFi pode ser programada com várias IDEs, como o Arduino IDE, Mu Editor, Thonny IDE, VS Code, ESP-IDF, entre outros. Tudo isso, por conta da flexibilidade de suporte a mais de uma linguagem de programação.
Essa versatilidade amplia as possibilidades de aprendizagem, além de permitir que o usuário escolha o ambiente que se sentir mais confortável. No nosso tutorial, optamos pelo Arduino IDE. Caso não tenha instalado, confira nosso tutorial Instalando o Arduino IDE.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
1x Placa Franzininho WiFi baseada no ESP32 S2 – WROOM;
1x Cabo Micro USB.
PREPARANDO O AMBIENTE
Antes de começar a programar a placa Franzininho WiFi precisamos realizar algumas configurações no Arduino IDE. Iniciaremos copiando o link abaixo:
https://raw.githubusercontent.com/espressif/arduino-esp32/gh-pages/package_esp32_index.json
Em seguida, atualizaremos atualizando o Gerenciador de Placas do Arduino IDE, que é bem simples. Para isso, abra o Arduino IDE e vá para Arquivo>Preferências (GIF1). Em seguida, copie a URL copiado na caixa de URLs adicionais para Gerenciadores de Placas, localizada no inferior da janela, e clique em OK.
Logo após, acesse o Gerenciador de Placas através do caminho Ferramentas> Placas>Gerenciador de Placas, pesquise por ESP32 e realize a instalação.
Além disso, para usar a placa Franzininho WiFi no Arduino IDE será necessário colocar em modo DFU para carregar o código. Portanto, realize os seguintes passos:
1º Conecte a placa via USB;
2º Pressione e segure o botão de Boot;
3º Aperte e solte o botão Reset;
4º Solte o botão de Boot;
IMPORTANTE: Este procedimento só precisa ser feito na primeira vez em que a placa será programada no Arduino IDE.
ELABORANDO O CÓDIGO
Agora, vamos criar um código para piscar os LEDs internos da placa Franzininho WiFi. Para piscar o primeiro LED, referente ao pino 22, criamos a variável LED do tipo int. Em seguida, definimos o pino 22 como saída na função setup().
No loop, chamamos a função digitalWrite, que, quando configurada em nível lógico alto (HIGH), acionará o LED. De modo contrário, desligará o LED quando configurada em nível lógico baixo (LOW). É indispensável o uso de um delay entre as funções.
No final o código ficará da seguinte maneira:
int LED = 21; void setup() { pinMode(LED, OUTPUT); } void loop() { digitalWrite(LED, HIGH); delay(1000); digitalWrite(LED, LOW); delay(1000); }
Caso queira trocar o LED, altere o valor da variável de 21 para 33, que é referente ao segundo LED da placa.
Para piscar os dois ao mesmo tempo, precisamos incluir uma segunda variável, defini-la como saída e adicionar ao loop um digitalWrite para a variável nova. O código para piscar do dois LEDs ao mesmo tempo ficará assim:
void setup() { pinMode(LED0, OUTPUT); pinMode(LED1, OUTPUT); } void loop() { digitalWrite(LED0, HIGH); digitalWrite(LED1, HIGH); delay(1000); digitalWrite(LED0, LOW); digitalWrite(LED1, LOW); delay(1000); }
O Vídeo 1 exibe a placa Franzininho WiFi funcionando com a programação para picar um LED e, em seguida, para piscar os dois.
Espero que tenha gostado, caso tenha alguma dúvida, deixe o comentário abaixo.