Para aplicar em sala de aula: Revisão de multiplicação com Micro:bit
O ano letivo de 2023 finalmente começou e com ele os planejamentos e organizações para o retorno da sala de aula. Algumas inseguranças estão rondando nossas práticas com as novidades e mudanças certamente muitos de nós estamos pensando: O que faremos?
Para prestar apoio e suporte durante esse período, estamos com uma nova proposta aqui no Blog para atender as demandas e auxiliar com materiais que podem ser muito úteis ao longo desse ano letivo. A ideia de criar uma rede de apoio onde professores, educadores, aprendizes, curiosos e entusiastas possam sentir-se acolhidos para desfrutar de conteúdos que atendam as demandas do setor educacional, trabalhando o conceito de novas práticas e metodologias aplicadas a sala de aula.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Visando atender todas as demandas educacionais, elaboramos uma atividade correlacionada as habilidades e competências da BNCC. Projetamos nossa atividade para ser aplicada em uma turma de 5º ano do ensino fundamental e trouxemos como ferramenta de suporte o uso da tecnologia e do Micro:bit para implementarmos o ensino de robótica na sala de aula.
Inclusive em um post anterior, falamos um pouco sobre o uso do Micro:bit para as aulas de Robótica Educacional. Vale a pena conferir!
Para iniciarmos nossa proposta de atividade é importante vincularmos a prática, separamos e planejamos essa atividade com a competência geral [CG02]. De competências especificas listamos as [CEMA05] e [CECO04], essa última é referente ao Complemento de Computação da BNCC. Dentro das habilidades, trabalhamos com: [EF05MA09] [EF05CO04].
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Computador ou celular com acesso à internet;
- Placa Micro:bit;
- Cabo USB;
- Projetor;
- Lousa;
- Piloto.
1º Momento: Fazer uma atividade ilustrativa em slides revisando para os alunos o que é e como se faz a multiplicação (adição de partes iguais).
Citar exemplos: “Cada pacote contém 10 balas de goma, e Mariana comprou 2 pacotes. Como posso saber quantas balas no total? As crianças vão responder que é somando 10 + 10”.
Questionar: “Se Mariana comprar 20 pacotes teremos que fazer uma conta enorme? Claro que não! Existe a maneira mais fácil, a multiplicação!”.
Feito isso, exemplifique na lousa como resolver contas simples de multiplicação.
2º Momento: Apresentar a possibilidade de usar o Micro:bit para revisar a operação de multiplicação e propor uma atividade em que a placa, quando agitada, sorteie dois números aleatórios (de 0 a 10) para que as crianças apliquem a multiplicação.
Os estudantes devem criar o programa de sorteio dos números quando o Micro:bit for agitado. Sortear os números e, em seguida, realizar o cálculo na lousa.
3º Momento: Expor o passo a passo para a construção da programação para que os alunos possam acompanhar.
Explicar que é necessário acessar o MakeCode, criar um novo projeto e nomeá-lo. Os blocos “INICIAR” e “SEMPRE” devem ser excluídos, arrastando-os para a lixeira.
4º Momento: Lembrar aos alunos que o Micro:bit é capaz de detectar alguns padrões de ações como por exemplo: agitar, inclinar, entre outros. Feito isso, solicitar que procurem na paleta de blocos “INPUT”, o bloco “EM AGITAR”.
O código incluso dentro do bloco “EM AGITAR” será executado sempre que agitarmos a placa Micro:bit. Os alunos deverão buscar o bloco “MOSTRAR NÚMERO” e incluí-lo dentro do bloco “EM AGITAR”.
5º Momento: Para que o Micro:bit sorteie um número aleatório, o bloco “ESCOLHER ALEATÓRIO 0 ATÉ 10” localizado na paleta de blocos “MATEMÁTICA” deve ser incluído. Uma pausa de 250 milissegundos também deve ser adicionada.
Em seguida, o sinal de multiplicação (x) deve ser exibido e o segundo fator da multiplicação sorteado é exibido por 250 milissegundos.
O ponto de interrogação será exibido para sinalizar que os alunos podem ir até a lousa resolver a operação.
O código pode ser visualizado, simulado e editado no quadro abaixo.
Atenção: É importante lembrar que sempre quando o Micro:bit for agitado novos números serão sorteados.
Sugestão: O Micro:bit também pode ser utilizado para calcular a multiplicação é possível demonstrar essa função e realizar uma nova atividade.
Utilize nosso slide em sua aula ??
Aguarde nossos próximos posts com mais dicas e atividades para aplicar em sala de aula.
Até a próxima,
Paloma Marques