fbpx
Arduino

Livro e e-book Criando Jogos com Arduino


Olá pessoal, tudo bem?

No post de hoje quero apresentar o livro e eBook Criando Jogos com Arduino: Passo a Passo. Esse livro foi lançado como edição comemorativa dos 5 anos da Casa da Robótica para você, que assim como nós, é apaixonado por Arduino, eletrônica, programação e games.

Já parou para pensar que criar seu próprio jogo pode ser bastante divertido? A proposta desse livro é apresentar a vocês o desenvolvimento passo a passo de três jogos utilizando a plataforma Arduino e outros componentes básicos de eletrônica, descritos na Tabela 1. Os games apresentados são: STOP – Um jogo com LEDs, Jogo da memória e Batalha Espacial.

O livro também apresenta alguns conceitos importantes quem está iniciando os estudos em eletrônica e programação. Para isto, inicialmente, são expostas noções sobre a plataforma Arduino e o microcontrolador UNO R3 Atmega328, compatível ao projeto Arduino UNO. Em seguida, são apresentados os principais fundamentos da linguagem de programação utilizada pelo Arduino, como declaração e tipos de variáveis, estrutura de condição e repetição, funções e biblioteca.

COMPONENTES
Placa UNO SMD R3 Atmega328 compatível com o projeto Arduino UNO
Cabo USB (tipo A para tipo B)
Cabos jumpers macho-macho
Protoboard
LEDs difuso de 5 mm
Resistores de 220 Ω
Resistores de 10 kΩ
Botões do tipo Push Button
Buzzer ativo
Tabela 1: Componentes utilizados nos jogos

STOP – Um jogo com LEDs


O STOP é um jogo simples feito com LEDs. Neste jogo, os LEDs ligam e desligam um após o outro e o jogador deve atingir o objetivo de pressionar o botão no exato momento em que o LED do meio estiver aceso. À medida que o jogador consegue atingir o objetivo ele passará de nível e os LEDs piscam com maior velocidade.
A construção do game é explicada passo a passo, contendo instruções de montagem do circuito e programação do Arduino. Além disso, o jogo foi desenvolvido também no TinkerCad, permitindo que você visualize e simule o circuito e a programação.

Vídeo 1: STOP – Um jogo com LEDs.


JOGO DA MEMÓRIA


O jogo eletrônico Genius foi um brinquedo muito popular na década de 1980. Esse jogo busca estimular a memorização através de sequências de cores e sons. Para vencer, o jogador deve reproduzir essas sequências na mesma ordem em que lhe é apresentada.
A proposta desse projeto foi criar um jogo de memória similar ao game Genius utilizando componentes eletrônicos em conjunto com a placa UNO. Nesse projeto, todos os conceitos básicos expostos no livro foram reunidos para criação de um game para se divertir com toda a família.
Esse jogo também pode ser encontrado no Kit Iniciante para Arduino com Tutorial – Construindo o Jogo da Memória e + 20 Projetos desenvolvido pela Casa da Robótica.

Vídeo 2: Jogo da Memória.


BATALHA ESPACIAL


Você já pensou em desenvolver seu próprio jogo de vídeo game? Se a resposta foi sim, prepare-se, pois, este projeto foi feito para você. Neste projeto, você aprenderá a desenvolver um jogo de Batalha Espacial, usando o Pictoblox, um software de programação gráfica de fácil codificação e interação, em conjunto com a placa UNO. O interessante aqui é introduzir a possibilidade de unir o hardware com o software, o que torna o aprendizado muito mais prazeroso.

Vídeo 3: Batalha Espacial.


Você pode adquirir o livro Criando Jogos com Arduino: Passo a Passo no site da Amazon, disponível em versão impressa e eBook.

Espero que tenham gostado deste post. Em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo.
Até a próxima !

Att.,
Carol Correia Viana


Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.