O que é o Micro:bit?
O Micro:bit é uma placa programável que funciona como um pequeno computador que foi desenvolvido para inspirar crianças a criar um futuro mais tecnológico, com aspirações no mundo digital.
O Micro:bit permite o aprendizado dos fundamentos de programação, tendo a possibilidade de ser programada via programação em blocos, o que o torna ideal para preparar as crianças para o letramento tecnológico e para o processo de ensino-aprendizado do pensamento lógico e computacional.
A placa Micro:bit possui matriz de LEDs, botões, sensores e muitos pinos de saídas e entradas.
Botões
O Micro:bit tem dois botões na frente, próximo aos LEDs, botão A e B. Os botões são dispositivos de entrada que, quando pressionados, devem executar uma ação ao qual foi programado.
Botão Reset
O botão Reset fica localizado na parte de trás do Micro:bit e tem como única função reinicializar a placa.
Pinos
A placa Micro:bit possui 25 pinos de conexão localizados em sua borda inferior. Existem 5 pinos grandes que são identificados como: 0, 1, 2, 3V e GND. Os pinos 0, 1 e 2 podem receber ou enviar dados para outros componentes externos. É importante destacar que os pinos 3V e GND, que nunca devem ser conectados juntos.
Além desses, existem outros 20 pequenos pinos de entrada e saída que são enumerados sequencialmente de 3 a 22. Esses pinos são mais difíceis de ser acessados e requerem a utilização de um Shield Micro:bit.
LEDs
A placa Micro:bit possui uma matriz com vinte e cinco LEDs. Eles são utilizados para emitir luzes e podem transmitir qualquer mensagem, seja textual, numérica ou por imagem.
Antena de Rádio
Permite utilizar ondas de rádio para comunicação sem fio entre duas ou mais Micro:bits.
Microfone
O Microfone embutido no Micro:bit possibilita a detecção e medição de sons.
Auto-Falante
O Micro:bit também possui alto-falante embutido, o que facilita a adição de sons aos projetos sem necessidade de conectar a um outro aparelho.
Sensores
Acelerômetro
Sensor de movimento que identifica e detecta quando o Micro:bit está realizando alguma movimentação. Tem a capacidade de detectar a inclinação e agitação da placa.
Bússola
Detecta o campo magnético do centro da terra.
Luminosidade
Dispositivo de entrada que detecta e mede a quantidade de luz está sendo emitida ou não.
Temperatura
Permite a medição da temperatura ambiente em graus Celsius.
Logotipo de toque
Sensor de toque, semelhante a tela de celular. É capaz de reconhecer a programação que lhe foi enviada anteriormente quando o logotipo for pressionado.
COMO PROGRAMAR O MICRO:BIT?
O Micro:bit conta com uma plataforma de programação própria: o MakeCode. Através dessa plataforma podemos programar a placa em blocos, Javascript ou Python. O MakeCode pode ser utilizado tanto no computador quanto no celular ou tablet, com versão Web, aplicativo para versão smartfone, Android ou IOS, quanto para computador.
A utilização do MakeCode é bastante intuitiva. Para programar o Micro:bit será necessário criar um novo projeto e dar um nome a ele.
Logo em seguida, a área de programação será exibida, bem como o simulador virtual do Micro:bit, a paleta de blocos e várias outras informações disponíveis que facilitam a programação.
A possibilidade de usar a linguagem de programação em blocos facilita muito para quem está iniciando. É muito intuitiva e didática, os blocos se encaixam como lego para formar as instruções que queremos que o Micro:bit execute.
Existem diversos blocos, cada um com um comando diferente. Por exemplo, existem os blocos que realizam a leitura dos sensores, que exibem mensagens na matriz de LED, que tocam músicas no alto-falante, entre outros. A partir da combinação desses blocos podemos criar uma infinidade de projetos. Os blocos são divididos por categorias e cada uma possui uma cor.
O QUE PODEMOS PROGRAMAR NO MICRO:BIT?
Tudo! Podemos programar diversas atividades que envolvam músicas, sons, palavras, números, direção, luminosidade; conseguimos criar jogos utilizando todas essas ferramentas de um jeito simples.
O Micro:bit é excelente para realizar atividades educacionais, também conseguimos associá-las as habilidades e componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como ele foi projetado para crianças podemos realizar projetos práticos, fáceis, rápidos que podem ser desenvolvidos apenas com a placa, sem utilizar nenhum outro componente.
A imaginação será sua grande aliada para desenvolver projetos com o Micro:bit.
No site do Micro:bit é possível visualizar alguns dos projetos que já foram desenvolvidos e que você pode refazer modificando função, se inspirar e criar novas atividades e/ou jogos.
Gostou desse conteúdo? Aproveite e não perca os próximos posts relacionados ao Micro:bit, traremos algumas atividades e sugestões para serem trabalhadas, inclusive na sala de aula.
Até a próxima,
Paloma Marques
Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.