fbpx
Micro:bitNovidadeRobótica Educacional

O que é o Micro:bit?

O Micro:bit é uma placa programável que funciona como um pequeno computador que foi desenvolvido para inspirar crianças a criar um futuro mais tecnológico, com aspirações no mundo digital.

O Micro:bit permite o aprendizado dos fundamentos de programação, tendo a possibilidade de ser programada via programação em blocos, o que o torna ideal para preparar as crianças para o letramento tecnológico e para o processo de ensino-aprendizado do pensamento lógico e computacional.

A placa Micro:bit possui matriz de LEDs, botões, sensores e muitos pinos de saídas e entradas.

Figura 1: Imagem da frente e verso do Micro:bit com a legenda de cada componente que a placa possui

Botões

O Micro:bit tem dois botões na frente, próximo aos LEDs, botão A e B. Os botões são dispositivos de entrada que, quando pressionados, devem executar uma ação ao qual foi programado.

Botão Reset

O botão Reset fica localizado na parte de trás do Micro:bit e tem como única função reinicializar a placa.

Pinos

A placa Micro:bit possui 25 pinos de conexão localizados em sua borda inferior. Existem 5 pinos grandes que são identificados como: 0, 1, 2, 3V e GND. Os pinos 0, 1 e 2 podem receber ou enviar dados para outros componentes externos. É importante destacar que os pinos 3V e GND, que nunca devem ser conectados juntos.

Além desses, existem outros 20 pequenos pinos de entrada e saída que são enumerados sequencialmente de 3 a 22. Esses pinos são mais difíceis de ser acessados e requerem a utilização de um Shield Micro:bit.

LEDs

A placa Micro:bit possui uma matriz com vinte e cinco LEDs. Eles são utilizados para emitir luzes e podem transmitir qualquer mensagem, seja textual, numérica ou por imagem.

Antena de Rádio

Permite utilizar ondas de rádio para comunicação sem fio entre duas ou mais Micro:bits.

Microfone

O Microfone embutido no Micro:bit possibilita a detecção e medição de sons.

Auto-Falante

O Micro:bit também possui alto-falante embutido, o que facilita a adição de sons aos projetos sem necessidade de conectar a um outro aparelho.

Sensores

Acelerômetro

Sensor de movimento que identifica e detecta quando o Micro:bit está realizando alguma movimentação. Tem a capacidade de detectar a inclinação e agitação da placa.

Bússola

Detecta o campo magnético do centro da terra.

Luminosidade

Dispositivo de entrada que detecta e mede a quantidade de luz está sendo emitida ou não.

Temperatura

Permite a medição da temperatura ambiente em graus Celsius.

Logotipo de toque

Sensor de toque, semelhante a tela de celular. É capaz de reconhecer a programação que lhe foi enviada anteriormente quando o logotipo for pressionado.

COMO PROGRAMAR O MICRO:BIT?

O Micro:bit conta com uma plataforma de programação própria: o MakeCode. Através dessa plataforma podemos programar a placa em blocos, Javascript ou Python. O MakeCode pode ser utilizado tanto no computador quanto no celular ou tablet, com versão Web, aplicativo para versão smartfone, Android ou IOS, quanto para computador.

A utilização do MakeCode é bastante intuitiva. Para programar o Micro:bit será necessário criar um novo projeto e dar um nome a ele.

Imagem lustrativa do MakeCode
Figura 2: Imagem do MakeCode

Logo em seguida, a área de programação será exibida, bem como o simulador virtual do Micro:bit, a paleta de blocos e várias outras informações disponíveis que facilitam a programação.

Imagem ilustrativa da  interface de programação do MakeCode.
Figura 3: Interface de programação do MakeCode.

A possibilidade de usar a linguagem de programação em blocos facilita muito para quem está iniciando. É muito intuitiva e didática, os blocos se encaixam como lego para formar as instruções que queremos que o Micro:bit execute.

Existem diversos blocos, cada um com um comando diferente. Por exemplo, existem os blocos que realizam a leitura dos sensores, que exibem mensagens na matriz de LED, que tocam músicas no alto-falante, entre outros. A partir da combinação desses blocos podemos criar uma infinidade de projetos. Os blocos são divididos por categorias e cada uma possui uma cor.

O QUE PODEMOS PROGRAMAR NO MICRO:BIT?

Tudo! Podemos programar diversas atividades que envolvam músicas, sons, palavras, números, direção, luminosidade; conseguimos criar jogos utilizando todas essas ferramentas de um jeito simples.

O Micro:bit é excelente para realizar atividades educacionais, também conseguimos associá-las as habilidades e componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como ele foi projetado para crianças podemos realizar projetos práticos, fáceis, rápidos que podem ser desenvolvidos apenas com a placa, sem utilizar nenhum outro componente.

Imagem ilustrativa de uma programação em blocos com diálogo e uma imagem de carinha feliz.
Figura 4: Programação em blocos com diálogo e uma imagem de carinha feliz.

A imaginação será sua grande aliada para desenvolver projetos com o Micro:bit.

No site do Micro:bit é possível visualizar alguns dos projetos que já foram desenvolvidos e que você pode refazer modificando função, se inspirar e criar novas atividades e/ou jogos.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e não perca os próximos posts relacionados ao Micro:bit, traremos algumas atividades e sugestões para serem trabalhadas, inclusive na sala de aula.

Até a próxima,

Paloma Marques

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.