fbpx
NovidadeRobótica EducacionalScratch

Semana do Scratch – Bosque da Multiplicação

A Semana do Scratch ou Scratch Week é comemorada mundialmente por aprendizes, professores e todos os envolvidos pela linguagem e pela computação criativa, a fim de organizar e participar de atividades. É claro que não poderíamos ficar de fora dessa comemoração. Por isso, preparamos diversas atividades no decorrer dessa semana.

Hoje, faremos nosso primeiro projeto: o Bosque da Multiplicação – Número 9. A multiplicação é uma das quatro operações matemática e tem como finalidade a soma sucessiva de um número por ele mesmo. Para representar essa operação utilizamos o símbolo ‘x’ entre os números, chamados de fatores. O resultado da multiplicação é conhecido como produto.


PROJETO COM SCRATCH

Para realizar esse projeto, utilizaremos apenas o Scratch. A proposta é criar um jogo em que o aluno estude a multiplicação do número 9 enquanto se diverte. O jogo se passa no Bosque da Multiplicação e para somar pontos, o jogador deverá responder corretamente o resultado da multiplicação perguntada pelo Sapinho. Para tal, o jogador deve movimentar o Sapinho e com ele tocar na mosca com número correspondente ao resultado.

Controles do jogo:

• Bandeira: Inicia o jogo.

• Seta para cima: Move o sapinho para cima;

• Seta para baixo: Move o sapinho para baixo;

• Seta para direita: Move o sapinho para esquerda;

• Seta para esquerda: Move o sapinho para direita;

Caso tenha interesse em trabalhar com a multiplicação de outros números, recriar o jogo utilizando outras operações matemáticas ou adicionar novas funções ao jogo, aproveite o nosso código e modifique o projeto. Para isso, basta acessar a página do projeto, clicando aqui e selecione a opção “Ver por dentro”, conforme mostra a Figura 1.

Imagem ilustrativa do projeto com opção em destaque: Ver por dentro
Figura 1: Ver por dentro.

As mosquinhas que usamos em nosso projeto não se encontram disponíveis na biblioteca do Scratch, mas você pode baixá-las ou editá-las clicando aqui.


PARA APLICAR EM SALA DE AULA

Para os professores de plantão, sugerimos a utilização desse projeto para trabalhar com a operação de multiplicação do número 9. Buscamos junto a BNCC algumas habilidades que podem ser utilizadas, sendo elas: (EF03MA03); (EF04MA04); (EF04MA06); e no Complemento a BNCC – Computação: (EF03CO01); (EF03CO02); (EF03CO03); (EF04CO02).

Essas habilidades podem nortear o seu planejamento e a sua prática pedagógica em conjunto com a proposta que criamos no Scratch. Você pode nosso projeto tanto para que os estudantes aprendam a operação de multiplicação quanto para ensiná-los a desenvolver o próprio jogo.

Vídeo 1: Bosque da Multiplicação.

Gostou dessa proposta? Compartilhe conosco as modificações que realizou ou o que achou de mais interessante no nosso projeto.

Grande abraço,

Equipe Blog da Robótica

Dúvidas? Deixe seu comentário

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.