fbpx
ArduinoMódulosNovidade

Shields e Módulos – Você sabe a diferença?

Os shields e módulos são placas adicionais que podem ser conectadas para expandir as funcionalidades de uma placa de desenvolvimento, como Arduino, Micro:bit, ESP, Raspberry e outras. No entanto, é essencial entender que essas duas categorias possuem finalidades e características distintas. Nesta matéria, exploraremos as principais diferenças entre eles.

Imagem ilustrativa com alguns módulos e shields em um fundo branco.
Figura 1: Shields e módulos.

SHIELDS

Os shields são placas de expansão projetadas para se encaixar de forma semelhante a um escudo (shield, em inglês) sobre as placas de desenvolvimento.

Exemplos de shields acoplados às placas de desenvolvimento Arduino e Raspberry.
Figura 2: Shields.

Os shields podem ser utilizados para fornecer funcionalidades e capacidades adicionais, como:

  • Conectividade: Alguns shields fornecem conectividade, como Ethernet, Wi-Fi, Bluetooth ou GPS, permitindo que a placa de desenvolvimento se comunique com outros dispositivos ou acesse à Internet;
  • Sensores: Existem shields que incluem sensores, como acelerômetros, giroscópios, sensores de temperatura, sensores de umidade, entre outros, para que você possa coletar dados do ambiente;
  • Atuadores: Os shields também podem ser utilizados para permitir que os microcontroladores acionem atuadores, como motores ou servomotores;
  • Exibição: Alguns shields incluem telas de LED, displays LCD ou OLED, permitindo a exibição de informações ou gráficos;
  • Áudio: Há também shields de áudio que permitem a reprodução de áudio ou a gravação de som;
  • Memória: Shields de memória, como cartões SD, podem ser usados para armazenar dados em cartões de memória.

A principal vantagem dos shields é a simplificação na expansão das capacidades de uma placa de desenvolvimento, evitando a necessidade de montar circuitos adicionais complexos. Além disso, essa simplificação torna a integração de novas funcionalidades mais acessíveis, mesmo para os iniciantes na eletrônica e programação.

Os shields geralmente são projetados para serem empilhados uns sobre os outros, permitindo a adição de várias funcionalidades a um projeto, desde que haja recursos suficientes e alimentações disponíveis na placa de desenvolvimento utilizada.

MÓDULOS

Os módulos são componentes eletrônicos individuais que podem ser conectados a uma placa de desenvolvimento para expandir suas capacidades ou adicionar funcionalidades específicas a um projeto. A ideia por trás dos módulos é evitar a necessidade de construção de circuitos complexos a partir do zero e, em vez disso, fazer uso de módulos pré-fabricados para economizar tempo e esforço no desenvolvimento de projetos.

Módulos conectados às placas de desenvolvimento Raspberry e Arduino.
Figura 3: Módulos.

Os módulos são conectados às placas de desenvolvimento por meio de fios e pinos específicos, como os pinos de entrada/saída digital (GPIO), pinos analógicos, ou através de interfaces de comunicação, como I2C, SPI ou UART.

Alguns exemplos comuns de módulos incluem:

  • Módulos de sensores: Módulos de sensores podem detectar e medir diversos tipos de informações, como temperatura, umidade, luz, som, movimento e muitos outros. Alguns exemplos de sensores incluem sensores de temperatura (DHT11, DHT22), sensores de movimento (PIR), sensores de ultrassom (HC-SR04) e sensores de luz (LDR);
  • Módulos de comunicação: Permitem que as placas de desenvolvimento se comuniquem com outros dispositivos ou sistemas, como Bluetooth, Wi-Fi e módulos de rádio frequência (RF);
  • Módulos display: Esses módulos permitem que você exiba informações ou gráficos em uma tela. Os exemplos incluem módulos LCD (como o LCD 16×2), módulos OLED e displays de matriz de LEDs;
  • Módulos de controle para motores: Também conhecidos como drivers, são utilizados para controlar motores, sejam eles motores de passo, servo motores ou motores DC;
  • Módulos de armazenamento: São compostos por cartões SD ou EEPROMs (memória de leitura/gravação elétrica programável), permitem que você armazene e recupere informações em seu projeto.

Os módulos são amplamente utilizados na comunidade maker e de desenvolvedores para simplificar o processo de prototipagem e expandir as capacidades das placas de desenvolvimento em uma variedade de aplicações, como automação, robótica educacional, Internet das Coisas, e muito mais.

Cada módulo possui sua própria documentação (datasheet) e muitos possuem bibliotecas específicas que facilitam sua integração, programação e uso.

SHIELDS E MÓDULOS: QUAL UTILIZAR EM MEU PROJETO?

A escolha entre shields ou módulos para o seu projeto deve levar em consideração vários fatores, incluindo a complexidade do projeto, a facilidade de uso, os recursos necessários, as limitações de espaço e custo.

Se seu projeto é relativamente simples e requer apenas a adição de uma ou duas funcionalidades adicionais, um Shield pode ser a escolha mais conveniente, visto que ele torna a conexão física e integração mais simples. No entanto, se seu projeto envolve várias funcionalidades independentes, você pode optar por módulos.

Por sua vez, se levarmos em conta o espaço físico, os shields podem ocupar mais espaço que os módulos. Portanto, se o espaço for limitado, o uso de módulos pode ser mais adequado.

Em última análise, a escolha entre shields e módulos depende das especificidades do seu projeto. Você pode até usar uma combinação de ambos, dependendo das necessidades. Portanto, certifique-se de pesquisar e planejar bem o seu projeto antes de decidir como expandir as funcionalidades da sua placa de desenvolvimento.

Espero ter ajudado,

Obrigada a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!

Att. Carol Correia Viana

Dúvidas? Deixe seu comentário

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Carol Correia Viana

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.