fbpx
Novidade

Como usar o sensor de presença/movimento sem Arduino

No tutorial Como utilizar o sensor de presença/movimento HC-SR501 PIR com Arduino aprendemos as principais características, como funciona e como utilizar o sensor de presença/movimento HC-SR501 PIR (Figura 1) com o Arduino.

a Figura mostra uma foto do sensor de presença/movimento HC-SR501 PIR, em forma real.
Figura 1- Sensor de presença e movimento HC-SR501 PIR

Normalmente, esse sensor é utilizado em conjunto com um microcontrolador, como: Arduino, ESP8266, PIC, ESP32, entre outros. No entanto, é possível usá-lo sem microcontrolador.

Neste tutorial, aprenderemos como utilizar o sensor de presença/movimento HC-SR501 PIR sem uso de microcontrolador para acionamento automático de uma lâmpada.

O acionamento será realizado com o auxílio de um modulo relé. Para saber mais sobre este componente, acesse o tutorial Acionamento de carga com relé e Arduino. Por meio do pino de comunicação do sensor de presença/movimento faremos o acionamento do módulo relé quando um movimento for detectado.

Deste modo, o acionamento do relé acontecerá quando o sensor detectar um movimento e enviar um sinal com tensão suficiente para ativar o módulo (entre 3V e 5V).

Vale ressaltar que este tutorial só funcionará em relés que ativam em nível lógico ALTO.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

ESQUEMÁTICO DE LIGAÇÃO

A montagem do circuito desde projeto exige maior atenção, visto que trabalharemos com tensão e corrente alternada (127 ou 220 VAC). Desta forma, faça todas as ligações com o circuito completamente desligado e verifique cada uma das ligações antes de testar, a fim de evitar qualquer possibilidade de curto-circuito ou choque.

Caso você não possua experiência com esse tipo de montagem contrate um eletricista. Conecte os componentes do projeto conforme a Figura 2.

A Figura mostra de maneira ilustrativa e simulada do circuito de funcionamento do relé e sensor pir.
Figura 2 – Esquemático de ligação para projeto de acionamento de lâmpada com sensor de presença e movimento PIR sem Arduino

Ao montar seu circuito na protoboard preste atenção nos seguintes pontos:

  • Não toque no módulo relé quando ele estiver energizado;
  • Alimente o módulo relé e o sensor de presença / movimento com a fonte de alimentação de 5V;
  • Conecte o pino de sinal do sensor de presença / movimento HC-SR501 PIR no sinal de entrada do módulo relé (IN) utilizando os jumpers macho-fêmea;
  • Parafuse uma ponta do cabo paralelo na porta COM e a outra no contato NO do relé. O contato NO, do inglês normally open, significa normalmente aberto e como o nome diz mantém desligada uma carga até o momento em que o relé é energizado;
  • Volte e confira se você montou tudo como explicado.

FUNCIONAMENTO

Após conferência do projeto montado, energize o circuito. Estando tudo montado corretamente, a lâmpada deverá ser acionada sempre que o sensor de presença / movimento HC-501 PIR detectar presença ou movimento.

O tempo de acionamento da lâmpada pode ser configurada girando o trimpot de ajuste, ilustrado na Figura 3. O tempo poderá ser ajustado de 1 segundo a 4 minutos.

A Figura busca indicar os trimpots de ajuste de sensibilidade e ajuste de tempo de funcionamento do sensor, de maneira real e ilustrativa.
Figura 3 – Trimpot de ajuste de tempo

Do mesmo modo, a sensibilidade de detecção poderá ser ajustada através do trimpot.

O Vídeo 1 demonstra o funcionamento do projeto.

Vídeo 1: Acionamento da lâmpada usando sensor de presença / movimento HC-501 PIR e módulo relé.

Espero ter ajudado,

Obrigado a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!

Att. Jonas Souza

Dúvidas? Deixe seu comentário

Graduando em Engenharia Elétrica.

Jonas Souza

Graduando em Engenharia Elétrica.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.