fbpx
NovidadeRobótica Educacional

Os filmes de ficção científica estão se tornando realidade

A capacidade de criar e inventar novas coisas é extraordinário. Esse processo criativo dos diretores e roteiristas dos filmes de ficção cientifica nos intriga. A previsão do inexistente é realmente incrível, e isso que nos fascina ao assistir um filme desse gênero. Aquela inquietação, uma pontinha de angústia ao se perguntar o tempo inteiro: Será que isso já existe? Será que um dia pode ser real? Quais as possibilidades desses acontecimentos fílmicos invadirem nossa realidade? Quanta imaginação!

Imagem ilustrativa de pessoas surpresas assistindo ao filme
Figura 1: Pessoas surpresas assistindo ao filme

São indagações e espantos muito comuns ao assistirmos filmes que retratam pessoas, rotinas reais e que são transformadas pela nova tecnologia com acontecimentos marcantes, que transcendem qualquer possibilidade que conhecemos até então como realidade.

Mas, devemos considerar que muitas dessas coisas já retratadas nos filmes se tornaram reais e nós convivemos com muitas delas diariamente. Já vivenciamos muitas inovações. Hoje, são tão comuns que por vezes não nos damos conta que várias delas saíram das telas do cinema diretamente para nossas casas, para nossa vida e para nosso uso diário.

A existência de muitos desses objetos causaram repercussões mundiais e por diversas vezes houve um certo receio para popularização do seu uso, atualmente, não sabemos mais como fazer qualquer atividade sem a existência dessas ferramentas. Vamos lá, qual o objeto de uso imprescindível para praticamente toda a população hoje?

Nem é preciso pensar muito para respondermos que é o celular. Esse controle universal que saiu dos filmes de ficção e vieram parar em nossas mãos é o objeto que praticamente todos tem acesso e não conseguem imaginar sua vida sem o uso desse aparelho, o uso do celular e todas as suas funções tornou-se uma extensão do nosso corpo.

Quem não se lembra do filme Matrix (1999)? Retratou a realidade humana como uma simulação do funcionamento do computador após terem recebido uma atualização e operarem como Inteligência Artificial.

Carros autônomos, controles remotos universais, inteligências artificiais, robôs com aparências humanoides, universos paralelos, e diversas fantasias que envolvem os filmes de ficção com intuito de questionar e até mesmo explorar os limites do que já conhecemos. Agora pense tudo isso se tornando real, possível e disponível para consumo?

Sabemos que muitas dessas coisas já existem e vamos te apresentar algumas delas.

CASAS INTELIGENTES

Vamos viajar em um período nostálgico para as crianças dos anos 80 e 90. Quem aqui não ficava esperando o próximo episódio dos Jetsons , série de animação projetada no ano de 2062 apresentava a família mais tecnológica da TV.

Toda a casa e o mundo em que os Jetsons viviam era futurístico, a casa possuía robôs para auxiliar em praticamente todas as funções, tinham aparelhos sem fios, faziam chamadas por vídeo, smartwatch, assistentes virtuais, robô aspirador, pessoas viajando pelo espaço, atividades home office, aplicativos, e diversas outras coisas que só vieram para nós muito tempo após a exibição da série.

Hoje, já possuímos praticamente todos esses recursos que eram apresentados na série e para além deles é possível construirmos facilmente com alguns recursos, como por exemplo a automatização do nosso próprio quarto ou casa.

Onde desfrutamos de recursos para apagarmos as luzes,  além de possuirmos vários desses recursos disponíveis, como assistente virtuais nós podemos até construí-los, como por exemplo: Temos as assistentes virtuais, como: Alexa, Google Home e Siri. Que são as mais comuns entre nós e que tem desempenhado funções que auxiliam no nosso dia a dia.

Imagem ilustrativa de uma pessoa usufruindo de uma casa inteligente
Figura 2: Casa inteligente

ROBÔS

Mas afinal, o que são robôs? Essa é uma discussão bem longa no universo da tecnologia. Há quem acredite que o robô só se configura tal qual aquele que vemos nos filmes, com aparência humanoide. Outros, já afirmam que os robôs podem e são qualquer máquina capaz de realizar um trabalho de forma automatizada. Com isso, temos diversos robôs: os chatbots, os robôs industriais, mais conhecidos como braços robóticos,  e até mesmo o tão famoso robô aspirador, que já se tornou item imprescindível nas casas.

Os robôs eram os mais apresentados para nós como o futuro. Em todos os filmes de ficção científica tínhamos robôs, principalmente com aparência e semelhança humana. Eles já existem, mas ainda não são tão comuns entre nós. Diferente dos robôs que estão presentes nos nossos trabalhos e afazeres domésticos.

Imagem ilustrativa de um robô humanoide
Figura 3: Robô humanoide

VEÍCULOS AUTONOMOS

Os carros autônomos são uma invenção dos filmes que também se tornaram reais. Há 33 anos atrás o filme O Vingador do Futuro (1990) era lançado e nele já tínhamos carros que eram guiados por robôs. A ideia do funcionamento de um carro assim era completamente fora da realidade e só era possível em filmes.

Hoje, temos carros autônomos que já possuem diversas funções, dentre elas uma é bem utilizada comumente por todos nós. Os veículos comerciais já possuem sensores capazes de estacionar um carro sozinho sem auxílio do motorista. Basta solicitar e esse recurso é ativado.

Veículos automatizados também tem sido muito utilizado nas empresas para separação de estoque, transportar cargas de um espaço para outro. Entender o processo de automação desses carros já se tornou comum, inclusive dentro do ambiente escolar é possível construir seu próprio carrinho seguidor de linha, claro que numa escala muito menor do que a utilizada nas indústrias.

Imagem ilustrativa de um veículo autônomo
Figura 4: Veículo autônomo

METAVERSO

O metaverso invadiu os parâmetros da nossa realidade e já se aliou inclusive ao ambiente educacional. As mudanças são tantas que já temos disponível um Metaverso para estudarmos e adquirirmos conhecimento. A FTD Educação divulgou recentemente nos seus canais de comunicação a nova revolução educacional que está propondo utilizando a ferramenta para o desenvolvimento de projetos com fins educacionais. Acesse a plataforma e viva essa experiência! Aproveite para pensar, criar e reinventar possibilidades com essa nova realidade virtual dentro do espaço escolar e outros.

Com as famosas produções da Marvel podemos acompanhar diversos exemplos do metaverso e que deram abertura para outros filmes explorarem o tema.

Tudo em Todo Lugar ao mesmo Tempo é o filme mais recente que aborda a temática sobre o Metaverso. Liderou as indicações ao Oscar 2023, e levou 7 premiações. Vale muito a pena assistir essa aventura única e imergir nos multiversos que a história te proporciona vivenciar.

Imagem ilustrativa do Pôster do filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Figura 5: Pôster do filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

10 INDICAÇÕES DE FILMES DE FICÇÃO PARA REFLETIRMOS

A Origem (2010) – Invasão de sonhos para implantar ideias na mente

Her (2014) – Sistema operacional

Jogador Nº1 (2018) – Metaverso

Transcendence: A revolução (2014) – Inteligência artificial

Gattaca: A experiência genética (1997) – Seleção e escolhas genéticas para controle de pessoas

O Preço do Amanhã (2011) – Mudanças genéticas para controle de pessoas

Black Mirror: Bandersnatch (2018) – Filme interativo

O homem bicentenário (1999) – Um robô em busca de liberdade

WALL-E (2008) – Conta a história de robôs em um mundo pós apocalíptico

Operação Big Hero (2014) – Inspirado em competições de robótica e feiras de ciências

Bônus Séries:

Black Mirror (2011) – Reflexão sobre a sociedade moderna e as consequências imprevistas das novas tecnologias.

Fringe (2008) – Mutação genética, reanimação, teletransporte, universos paralelos

São muitos os filmes que trouxeram a ficção para a realidade, listamos alguns dos quais mais curtimos assistir e que trazem excelentes reflexões éticas e filosóficas acerca do mundo real. Comente aqui os filmes que gostaria de ver nessa lista ou em um outro post sobre o tema.

Até a próxima,

Paloma Marques.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Paloma Marques

Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.