fbpx

Criando um Aplicativo com o Blynk para Controlar um LED na Internet das Coisas


Olá pessoal !

No post anterior conhecemos a plataforma Blynk. Agora, vamos a nosso primeiro projeto prático: o Projeto Controlar LED com Botão.
Este projeto consiste em acionar ou desligar um LED por um botão. De modo a não incluir componentes adicionais, vamos utilizar o LED embutido ao pino digital 13 da placa UNO ou Mega e utilizaremos a comunicação por USB.
Iniciaremos o Projeto Controlar LED com Botão criando um novo projeto no Blynk, clicando na opção “+ New Project” na tela de criação do Blynk App, conforme Figura 1.

Figura 1: Criando novo projeto no Blynk App.


Em seguida, será aberta a tela Create New Project, onde definiremos o nome do projeto, a plataforma utilizada, o tipo de conexão entre o aplicativo e o microcontrolador, e o tema do aplicativo, conforma a Figura 2.

Figura 2: Configurações do projeto no Blynk App.


Neste exemplo escolhemos Controlar LED como nome do projeto. O microcontrolador utilizado foi o Arduino UNO, mas você pode optar por outra placa. Por fim, configuramos o tipo de comunicação via USB.

Após configurar o projeto, clique em Create. A seguir a tela de projeto do Blynk App será inicializada e vamos clicar no ícone representado pelo sinal “+” para incluir um Button (botão) no Widget Box.

Figura 3: Adicionando um botão no Blynk App.


Após inserir o Button, você pode arrastá-lo para qualquer canto da tela, aumentar ou diminuir seu tamanho, duplicá-lo ou excluí-lo. Para isso, clique e segure o Button.

Figura 4: Clique e segure para alterar as características do Button.


Por sua vez, para acessar as configurações do Button apenas dê um clique e a tela da Figura 5 será exibida. Para o projeto Controlar o LED precisamos atribuir o Button ao pino digital 13 da placa UNO, fazemos isso ao clicar em “PIN” e configuramos conforme a Figura 6. Além disso, definimos a faixa de operação de 0 a 1 (desligado ou ligado).
Obs.: Caso esteja utilizando outra placa microcontroladora selecione o pino digital correspondente ao LED interno da mesma.

Figura 5: Configurações do Button.
Figura 6: Seleção do pino digital 13.


Após a configuração do Button, vamos conectar a placa UNO ao computador, por meio do cabo USB. Em seguida, vamos ao Sketch. O Blynk tem disponível uma biblioteca de exemplos, que podem ser acessados através do seguinte link:

Link Exemplos Blynk

Ao abrir esta página, configure a board com o microcontrolador utilizado, a conexão por Serial or USB. Em seguida, copie o Auth Token recebido no e-mail e cole no campo destinado e busque por Blynk Blink no campo Example.
Ao inserir o Auth Token a instrução char auth[] receberá este código. Após realizar as configurações copie o código, cole no Arduino IDE e o carregue para a sua placa microcontroladora.

Figura 7: Biblioteca de exemplos do Blynk.


No caso da conexão via USB é necessário executar um arquivo que encontra-se disponível na pasta de arquivos do Arduino IDE. Você pode localizar o caminho desta pasta pelo seguinte caminho: Toolbar > Arquivo > Preferência – Local do Sketchbook, conforme mostra a Figura 8.

Figura 8: Local de pasta de arquivos do Arduino IDE.


Você pode copiar esse caminho e colar no Explorar do Windows para abrir a pasta de Destino, conforme a Figura 9.

Figura 9: Cole o caminho da pasta Arduino no Explorar do Windows.


Logo após abra as seguintes pastas: Libraries > Blynk > scripts e busque o arquivo blynk-ser. Ao encontrá-lo, clique nele com o botão direito e selecione a opção Editar, conforme Figura 10.

Figura 10: Edite o arquivo blynk-ser.


Após clicar em Editar, o arquivo blynk-ser será aberto no Bloco de Notas. Verifique se a porta COM na qual sua placa microcontroladora encontra-se conectada é a mesma configurada no código, caso não seja substitua-a e Salve o arquivo. A linha do código em que a COM é configurada foi destacada em vermelho na Figura 11.

Figura 11: Código do arquivo blynk-ser.


Em seguida, salve as modificações feitas no código e execute o arquivo blynk-ser. A tela da Figura 12 será exibida.

Figura 12: Arquivo blynk-ser sendo executado.


Com o blynk-ser em execução, abra o aplicativo criado no Blynk App e selecione o ícone Play para iniciar a comunicação entre o aplicativo e o microcontrolador. Se tudo estiver correto aparecerá o ícone do microcontrolador, ao lado do ícone Stop, apresentando informações de que o dispositivo encontra-se online.

Figura 13: Ícone com a Placa Microcontroladora e Stop.


Ao final, basta pressionar o Button no Blynk App e manter pressionado para que o LED embutido no pino digital 13 acenda e permanecerá acesso enquanto o Button estiver pressionado. Solte o Button e o LED apagará, conforme e Vídeo 1. Isso porque o Button foi configurado no modo Push.

Vídeo 1: Funcionamento do aplicativo Controlar LED com botão configurado no modo Push.


Caso queira que o botão mantenha o estado ao soltá-lo você deve trocar o tipo de Push para Switch conforme mostrado na Figura 14. Lembrando que para editar as configurações do aplicativo é necessário parar a execução no botão Stop.

Figura 14: Alterando a configuração do Button de Push para Switch.


O Vídeo 2 demostra o funcionamento do aplicativo Controlar LED com botão configurado no modo Switch.

Vídeo 2: Configuração e funcionamento do aplicativo Controlar LED com botão configurado no modo Switch.


Espero que tenham gostado deste tutorial. Em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo.
Até a próxima !

Att.,
Carol Correia Viana

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.