fbpx
ArduinoBlynkNovidade

Como controlar cargas com o Novo Blynk 2.0 e Arduino

No post Conhecendo o Novo Blynk 2.0 apresentamos o Blynk IoT 2.0. Agora, neste tutorial, iremos aprender a acionar equipamentos de corrente alternada remotamente com o Novo Blynk IoT 2.0 por meio do computador e/ou celular. Para tal, vamos utilizar o modulo relé solido e Arduino UNO.

Este tutorial é muito interessante para aqueles que pretendem fazer algum tipo de automação, seja para controlar lâmpadas, portões, ventiladores, TVs, entre outros equipamentos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

ESQUEMÁTICO DE FUNCIONAMENTO:

Inicialmente, certifique-se de que a sua placa Arduino esteja desligada. Em seguida monte o circuito da Figura 1, utilizando o sensor módulo relé e os jumpers.

ATENÇÃO!

A montagem do circuito deste projeto exige maior atenção, visto que trabalharemos com tensão e corrente alternada (127 ou 220 VAC). Desta forma, faça todas as ligações com o circuito completamente desligado e verifique cada uma das ligações antes de testar, a fim de evitar qualquer possibilidade de curto-circuito ou choque. Caso você não possua experiência com esse tipo de montagem contrate um eletricista.

Figura 1: Circuito para acionar carga com relé de estado sólido.

Ao montar o circuito observe os seguintes pontos:

  • Não toque no módulo relé quando ele estiver energizado;
  • Conecte no módulo relé a alimentação (VCC), ao terra (GND) e o sinal (pino digital 8) do Arduino utilizando os jumpers macho-fêmea;
  • As entradas SW1 da direita do módulo relé de estado sólido devem ser conectadas ao fio de fase da lâmpada e tomada;
  • O fio neutro da tomada AC deve ser conectado ao neutro da lâmpada.

CONFIGURAÇÃO DO NOVO BLYNK 2.0

Para acionar equipamentos de corrente alternada remotamente com o Novo Blynk IoT 2.0 por meio do computador e/ou celular, será necessário realizar os seguintes passos:

CRIAR TEMPLETE DO PROJETO NO BLYNK CONSOLE:

1.Criar uma conta no site do Novo Blynk 2.0

Para poder criar projetos no Novo Blynk 2.0 será necessário realizar um cadastro na plataforma, mesmo que você já possua cadastro no antigo Blynk. O cadastro pode ser feito acessando o Blynk.App ou o Blynk.Console, através seguinte link: https://blynk.cloud/dashboard/login

Após abrir o Blynk.Console, clique na opção Create new account, conforme a Figura 2. Inclua um e-mail válido e aceite os termos e condições de uso da plataforma. Para confirmar a criação da conta, acesse o seu e-mail, crie uma senha e preencha o seu primeiro nome.


Figura 2: Criando conta na plataforma Novo Blynk 2.0.

2. Ativar modo desenvolvedor

No Blynk, o desenvolvedor é um usuário que tem acesso a todas as funcionalidades necessárias para configurar a plataforma para uso. Deste modo, para que consigamos desenvolver projetos com o Blynk, precisamos ativar o modo desenvolvedor.

Para isto, abra o Blynk.App ou Blynk.Console, navegue até My Profile no menu à esquerda e verifique se a chave do modo desenvolvedor está ativada, conforme Figura 3.

Figura 3: Ativando o modo Desenvolvedor.

3. Criar o template do projeto no Blynk.Console

Para criar um template navegue pelo menu e clique na opção “Templates”. Em seguida clique em “+ New Template”, conforme Figura 4.

Figura 4: Templates no Blynk.

Na tela Create New Project configuraremos o nome do projeto, o hardware utilizado, o tipo de conexão entre a aplicação e o microcontrolador e a descrição do projeto, conforme a Figura 5.

Figura 5: Tela de criação do template Modulo rele solido.

4. Configurar Template

Após criado o template, você será redirecionado para a tela de configuração. Na aba Info da tela de configuração do template, você poderá alterar as informações do seu projeto. Nesta aba, obtemos o elemento mais importantes do nosso template: o TemplateID.

O TemplateID é um identificador exclusivo do projeto e deve ser especificado no código do dispositivo de hardware. Importante! A definição do ID do template deve sempre ser a primeira linha do seu código.

Para realização deste projeto, pule a guia Metadata e vá diretamente para a guia Datastreams, conforme Figura 6. Os Datastreams (do inglês, fluxo de dados, stream = fluxo e data = dados) são canais usados para enviar dados entre o dispositivo de hardware e o Blynk.Cloud. Será por meio dos Datastreams que receberemos e enviaremos dados. Podemos usar os Datastream para dados de sensor, telemetria ou atuadores.

Figura 6: Localização Datastreams

Para adicionar um Datastream basta clicar na opção “+ New Datastream”, conforme a Figura 7. Observe que o Datastream pode ser do tipo Digital, Analógico (Analog), Virtual (Virtual Pin), Enumerável (Enumerable) e de localização (Location). Selecione a opção Digital.

Figura 7: escolher o tipo de sinal que o sensor enviará

Logo após, será aberta a janela da Figura 8. Neste momento, vamos preencher as informações para acionamento de carga. Seguindo o esquemático, utilizaremos o pino 8, pino digital do Arduino ao qual o sinal do módulo relé está conectado.

Figura 8: Configurações do Datastream para acionar carga com o módulo relé.

Em seguida, pule a aba Events e vá diretamente para a guia “Web Dashboard”, para criar a interface do botão que será utilizado para acionar o relé.

Escolheremos um Widget do tipo Switch para que o relé continue acionado após ser apertado, conforme a Figura 9.

Figura 9: Criação de Widget tipo Switch.

Logo após a inclusão do Widget à área de desenvolvimento da Web Dashboard, vamos configurá-lo para receber e enviar dados. Para isto, clique na opção de configuração do Widget, conforme a Figura 10.

Figura 10: Local de configuração do Widget

Será aberta a janela da Figura 11, em que colocaremos todas as configurações de botão para o nosso projeto.

Figura 11: Configuração do botão

Após as configurações do template feitas, precisamos salvá-lo. Portanto, clique na opção “Save” (salvar), conforme a Figura 12.

Figura 12: Salvando o template.

ADICIONANDO O ARDUINO NO BLYNK.CONSOLE

1.Adicionar o Arduino no Blynk.console

Agora que o template já está configurado, precisamos adicionar a placa Arduino como dispositivo no Blynk.Console. Para isto, clique em Search (Pesquisar) e selecione a opção “+ New Device”, conforme Figura 13.

Figura 13: Adicionando novo dispositivo no Blynk.Console.

Na página New Device, selecione a opção From Template, de acordo a Figura 14.

Figura 14: Selecione a opção From template.

Em seguida, selecione o template Quarto Automatizado, adicione um nome para o dispositivo e clique na opção “Create” (Criar), como na Figura 15.

Figura 15: Adicionando um novo dispositivo no Blynk.Console.

Imediatamente após, o dispositivo adicionado aparecerá na seção Devices (Dispositivos) estará visível no Dashboard, conforme a Figura 16.

Figura 16: Placa Arduino Uno na seção Device e Dashboard.

Em seguida, acesse a aba Device Info (Informações do dispositivo). Nela, você encontrará parâmetros importantes que usaremos em nosso código, são elas: Template ID, Device name e Auth Token. Estas informações deverão ser copiadas e coladas no topo do código.

Figura 17: Parâmetros do projeto no Blynk.Console.

ELABORANDO O CÓDIGO

Para que o Blynk funcione em sua plataforma de hardware é necessário instalar uma biblioteca. A biblioteca Blynk é uma extensão que irá rodar em seu hardware, sendo responsável pela conectividade, autenticação de dispositivo na nuvem e processos de comandos entre o Blynk.App, a nuvem e o hardware. Aprenda a instalar a Biblioteca Blynk no tutorial Conhecendo o Novo Blynk 2.0 – A nova plataforma Blynk IoT.

O código para acionar cargas utilizando o módulo relé de estado sólido, Arduino UNO e o Novo Blynk 2.0 IoT deve conter a seguinte estrutura:

#define BLYNK_TEMPLATE_ID "TMPLEJ4SmG1_"
#define BLYNK_DEVICE_NAME "Modulo rele solido"
#define BLYNK_AUTH_TOKEN "Seu Auth Token"

#include <SoftwareSerial.h>
SoftwareSerial DebugSerial(2, 3); // RX, TX

#include <BlynkSimpleStream.h>

char auth[] = BLYNK_AUTH_TOKEN;

void setup(){
  DebugSerial.begin(9600);
  Serial.begin(9600);
  Blynk.begin(Serial, auth);
}

void loop(){
  Blynk.run();
}

Para melhor compreensão do código acompanhe os seguintes passos:

1 – Incluir dos parâmetros do projeto

Os parâmetros Template ID, Device name e Auth Token devem ser incluídos no topo do código. Estão informações podem ser encontradas na aba Device info, conforme Figura 17.

2 – Incluir das bibliotecas

Em seguida, adicionamos as bibliotecas Blynk e Software Serial por meio das seguintes instruções:

#include <SoftwareSerial.h>
SoftwareSerial DebugSerial(2, 3); // RX, TX

#include <BlynkSimpleStream.h>


3 – Armazenar o Auth Token em um array

4 – Função setup()

Na função setup, inicializamos a depuração da porta serial padrão através da instrução DebugSerial.begin(9600);, a comunicação serial por meio da instrução Serial.begin(9600); e a comunicação serial do Blynk passando como parâmetro o Auth Token através da instrução Blynk.begin(Serial, auth);.

5 – Função loop()

No loop, chamamos a função Blynk.run(), que é responsável por processar os comandos recebidos e realizar a manutenção da conexão Blynk.

Após a construção do código, conecte a placa Arduino UNO ao computador e realize o upload.

Figura 18 – Local de pasta de arquivos do Arduino.

Para executar o programa em conjunto ao aplicativo criado no Blynk, no caso da conexão via USB, é necessário executar um arquivo que se encontra disponível na pasta de arquivos do Arduino IDE. Você pode localizar esta pasta no seguinte caminho: Toolbar > Arquivo > Preferência – Local do Sketchbook, conforme mostra a Figura 18.

Você pode copiar esse caminho e colar no Explorar do Windows para abrir a pasta de Destino, conforme a Figura 19.

Figura 19 – Cole o caminho da pasta Arduino no Explorar do Windows.

Logo após abra as seguintes pastas: Libraries > Blynk > scripts e busque o arquivo blynk-ser. Ao encontrá-lo, clique nele com o botão direito e selecione a opção Editar, conforme Figura 20.

Figura 20 – Edite o arquivo blynk-ser.

Após clicar em Editar, o arquivo blynk-ser será aberto no Bloco de Notas. Verifique se a porta COM na qual sua placa Arduino UNO encontra-se conectada é a mesma configurada no código, caso não seja substitua-a.

Em seguida, altere o endereço do servidor do Blynk de “Blynk-cloud.com” para “blynk.cloud”. As linhas do código em que a porta COM e o endereço do servidor que devem ser alteradas encontram-se destacadas em vermelho na Figura 21.

Figura 21 – Código do arquivo blynk-ser.

Em seguida, salve as modificações feitas no código e execute o arquivo blynk-ser, clicando duas vezes. A tela da Figura 22 será exibida.

Figura 22 – Arquivo blynk-ser sendo executado.

Com o blynk-ser em execução, abra o Dashboard do nosso projeto no Blynk.Console. Se tudo estiver correto, ao lado do nome Placa Arduino UNO aparecerá informações de que o dispositivo está online.

Figura 23: Dashboard exibindo o status Online.

Após isso, você já poderá realizar o controle de acionamento da lâmpada através do Switch.

UTILIZANDO O BLYNK PARA CONTROLAR O MÓDULO RELÉ PELO CELULAR.

Agora, vamos configurar o nosso projeto no Blynk.App. Para tal, abra o aplicativo e realize o seu login. O dispositivo Arduino Uno já estará listado na tela inicial do Blynk. App, como mostra a Figura 24.

Figura 24: Tela inicial do Blynk.App.

Clique na opção Arduino UNO e para iniciar as configurações do Dashboard selecione a opção Setup Dashboard ou clique ícone da chave, conforme a Figura 25.

Figura 25: Configuração do Dashboard no Blynk.App.

Para acessar os Widgets acesse o menu lateral direito localizado na tela Dashboard, conforme Figura 26. Adicione o Widget Button.

Figura 26: Menu de Widgets.

A Figura 27 lustra como o o Widget para acionamento da lâmpada deve ser configurado.

Figura 27: Configuração do botão.

Por fim, volte a tela do Dashboard (Figura 27) e basta clicar na interface do botão criado para que o relé seja ativado ou desativado pelo celular.

Figura 27: Projeto final no Blynk.App

Espero ter ajudado,

Obrigado a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!

Att. Jonas Souza

Dúvidas? Deixe seu comentário

Graduando em Engenharia Elétrica.

Jonas Souza

Graduando em Engenharia Elétrica.

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.