Programando o Arduino Nano com Old Bootloader
O Arduino Nano (Figura 1) é um microcontrolador completo e bastante poderoso, apesar de seu tamanho reduzido. O Nano é baseada no ATmega328 e possui especificações técnicas bem semelhantes ao Arduino UNO R3, sendo bastante vantajoso na montagem de circuitos pois, dentre outras características, pode ser encaixado diretamente na protoboard, simplificando o uso de muitos jumpers ou cabos de ligação.
Assim como os outros microcontroladores da família Arduino, o Nano possui Bootloader, firmware que permite a inicialização e a preparação do microcontrolador para o correto funcionamento de nossas aplicações. Algumas placas Nano são fabricadas e vendidas com o Bootloader atualizado e outras com o Old Bootloader.
Neste tutorial, vamos aprender a como programar um Arduino Nano com Old Bootloader.
PROGRAMANDO O ARDUINO NANO COM OLD BOOTLOADER
Para programar o Arduino Nano com Old Bootloader, abra o Arduino IDE e, no menu Ferramentas, selecione a placa Arduino Nano. Siga o caminho: Ferramentas > Placa > Arduino AVR boards > Arduino Nano, como na Figura 2.
Em seguida, selecione o processador ATmega 328P (Old Bootloader) por meio do caminho: Ferramentas > Processador > ATmega328P (Old Bootloader), conforme a Figura 3.
Em seguida, selecione a porta de comunicação em que a placa foi atribuída, ou seja, a porta que a placa Nano foi reconhecida, conforme a Figura 4.
Pronto! Para testar, vamos carregar um código simples no Arduino, para verificar seu funcionamento. Então, siga o caminho: Arquivo > Exemplos > 01.Basics > Blink, ilustrado na Figura 5.
Por fim, carregue o código na placa. Desse modo, o LED interno da sua placa Arduino Nano com Old Bootloader piscará.
Espero ter ajudado,
Obrigada a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!
Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.