fbpx

Programando o Arduino Nano com Old Bootloader

O Arduino Nano (Figura 1) é um microcontrolador completo e bastante poderoso, apesar de seu tamanho reduzido. O Nano é baseada no ATmega328 e possui especificações técnicas bem semelhantes ao Arduino UNO R3, sendo bastante vantajoso na montagem de circuitos pois, dentre outras características, pode ser encaixado diretamente na protoboard, simplificando o uso de muitos jumpers ou cabos de ligação.

Figura 1 – Arduino Nano R3.

Assim como os outros microcontroladores da família Arduino, o Nano possui Bootloader, firmware que permite a inicialização e a preparação do microcontrolador para o correto funcionamento de nossas aplicações. Algumas placas Nano são fabricadas e vendidas com o Bootloader atualizado e outras com o Old Bootloader.

Neste tutorial, vamos aprender a como programar um Arduino Nano com Old Bootloader.

PROGRAMANDO O ARDUINO NANO COM OLD BOOTLOADER


Para programar o Arduino Nano com Old Bootloader, abra o Arduino IDE e, no menu Ferramentas, selecione a placa Arduino Nano. Siga o caminho: Ferramentas > Placa > Arduino AVR boards > Arduino Nano, como na Figura 2.

Figura 2 – Seleção a placa Arduino Nano.

Em seguida, selecione o processador ATmega 328P (Old Bootloader) por meio do caminho: Ferramentas > Processador > ATmega328P (Old Bootloader), conforme a Figura 3.

Figura 3 – Seleção do processador ATmega328P (Old Bootloader).

Em seguida, selecione a porta de comunicação em que a placa foi atribuída, ou seja, a porta que a placa Nano foi reconhecida, conforme a Figura 4.

Figura 4 – Seleção da porta de comunicação.

Pronto! Para testar, vamos carregar um código simples no Arduino, para verificar seu funcionamento. Então, siga o caminho: Arquivo > Exemplos > 01.Basics > Blink, ilustrado na Figura 5.

Figura 4 – Caminho de acesso para o exemplo Blink.

Por fim, carregue o código na placa. Desse modo, o LED interno da sua placa Arduino Nano com Old Bootloader piscará.

Espero ter ajudado,

Obrigada a todos e em caso de dúvidas deixe seu comentário abaixo!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.