fbpx
Micro:bitNovidadeRobótica EducacionalScratch

Semana do Scratch – História em Quadrinhos com Scratch e micro:bit

A Semana do Scratch ou Scratch Week é comemorada mundialmente por aprendizes, professores e todos os envolvidas pela linguagem e pela computação criativa, a fim de organizar e participar de atividades. É claro que não poderíamos ficar de fora dessa comemoração. Por isso, preparamos diversas atividades no decorrer dessa semana.

Hoje, faremos nosso terceiro projeto, que abordará as Histórias em Quadrinhos.

As histórias em quadrinhos são um gênero textual narrativo e sequencial. Geralmente a encontramos publicada em revistas, jornais e livros didáticos, elas também possuem uma linguagem verbal e não-verbal.


PROJETO COM SCRATCH

Nossa proposta é interdisciplinar e abrange os componentes curriculares de Artes, Computação e Língua Portuguesa. Nela, utilizaremos o Scratch e o micro:bit, que é uma placa programável, desenvolvida para crianças, que funciona como um pequeno computador.

Proponha a criação de uma história em quadrinhos. Uma boa dinâmica para essa atividade é solicitar que a criança crie a história no papel, depois recorte os quadrinhos, sorteie e monte a sequência da história na ordem aleatória em que foi sorteada. Fazendo isso, é possível trabalhar com a importância e a ideia da lógica do algoritmo. Uma vez que a história perderá o sentido quando alterada a ordem dos acontecimentos.

Feita a dinâmica, inicie o projeto com o Scratch. Peça que os alunos montem o cenário, crie os personagens e dê vida a história. Lembrando que essa proposta é para ser utilizada junto com o micro:bit. Desse modo, os personagens e a história devem ser controlados com o auxílio da plaquinha.

Acesse sua conta no Scratch e siga as instruções necessárias para ler nossa história. Caso tenha interesse em trabalhar com a história que já criamos, aproveite nosso código e recrie ou complemente nossa história, use e abuse da criatividade.

Nosso projeto no Scratch foi inspirado no seguinte quadrinho Horácio de Maurício de Souza.

Imagem da história em quadrinhos do Horácio de Maurício de Souza.
Figura 1: Horácio, história em quadrinho de Maurício de Souza.

O Scratch possui uma extensão que pode ser adicionada para que o Micro:bit seja usado para controlar as animações, jogos e histórias desenvolvidas. Fizemos uso dela para recriar a animação.

Controle da animação:

• Botão A do Micro:bit: Os três primeiros quadrinhos de Horácio serão apresentados;

• Botão B do Micro:bit: Os quadrinhos 4, 5 e 6 serão apresentados;

• Agitar o Micro:bit: Os três últimos quadrinhos serão exibidos.

Caso queira acessar a página do projeto clique aqui. Aproveite para conferir e modificar nosso código, criando assim um outro projeto, clicando em Ver por dentro, conforme a Figura 2.

Imagem ilustrativa de como acessar o ver por dentro do projeto
Figura 2: Ver por dentro.

PARA APLICAR EM SALA DE AULA

Por se tratar de um projeto interdisciplinar, sugerimos a sua utilização nos componentes curriculares de Artes, Computação e Língua Portuguesa. Buscamos junto a BNCC algumas habilidades que podem ser utilizadas, sendo elas: (EF69AR05); (EF67LP30); (EF67LP33); (EF67LP36) e no Complemento a BNCC – Computação: (EF02CO05); (EF03CO06); (EF03CO07); (EF03CO08); (EF03CO09); (EF04CO06); (EF06CO07)

Essas habilidades podem nortear o seu planejamento e a sua prática pedagógica em conjunto com a proposta que criamos no Scratch. Você pode nosso projeto tanto para que os estudantes aprendam a mais sobre o Histórias em Quadrinhos quanto para ensiná-los a desenvolver a animação.

Vídeo 1: História em Quadrinhos com Scratch e Micro:bit.

Gostou da proposta? Essa atividade faz parte dos nossos Planos de Aula Robótica Educacional usando micro:bit. Desperte o interesse dos seus alunos do Ensino Fundamental II pela tecnologia e pelo aprendizado criativo com os nossos planos de aula de robótica educacional com micro:bit.

Grande abraço,

Equipe Blog da Robótica

Dúvidas? Deixe seu comentário

Deixe uma pergunta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.