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Realidade Aumentada (RA) na Sala de Aula

Atividades com Realidade Aumentada (RA) combinam a tecnologia com elementos físicos do mundo real. Com ela, podemos interagir com criações virtuais dentro do ambiente físico, o que proporciona uma experiência de aprendizado mais imersiva e envolvente e permite que os alunos visualizem e manipulem conteúdos de maneiras inovadoras e dinâmicas.

Já exploramos esse tema aqui anteriormente. A Realidade Aumentada é uma excelente ferramenta de aprendizagem. No post que fizemos, trouxemos inclusive algumas informações sobre as mais diversas formas de utilizar a ferramenta, além de listar algumas das mais utilizadas com finalidade educacional. Confira em Realidade Aumentada (RA).

Dessa vez, trouxemos um outro aplicativo que segue o mesmo propósito da realidade aumentada, mas com uma interação diferenciada com o ambiente físico. O QuiverVision é uma plataforma interativa que combina a arte de colorir com a tecnologia da realidade aumentada. Com esse aplicativo, podemos ver a nossa pintura se transformar em animações 3D. Vamos ver um exemplo?

Os usuários devem escolher a imagem, imprimir desenhos do site e baixar o aplicativo QuiverVision no celular Android ou iOS. Depois de colorir o desenho com lápis de cor, canetas ou giz de cera, devemos abrir o aplicativo, escanear QR code impresso na folha e, em seguida, o desenho colorido. Assim que o desenho for escaneado, ele ganha vida na tela do dispositivo, animado em 3D, e nos permite interagir e visualizá-lo em todos os ângulos.

A plataforma oferece uma ampla variedade de desenhos que podem ser baixados, alguns gratuitos e outros disponíveis para compra, permitindo que os usuários escolham de acordo com seus interesses.

Com este aplicativo, a realidade aumentada pode ser utilizada para engajar os estudantes e melhorar a experiência de aprendizado. Em seu banco de imagens, há também alguns desenhos com temáticas educativas que auxiliam no entendimento de uma variedade de temas, como biologia, matemática, ciências, geografia e outros. Sendo uma ferramenta útil para educadores, com atividades criativas e interativas.

PARA SE APLICAR EM SALA DE AULA

Aproveite o QuiverVision para planejar uma aula diferente na sala de aula. Explore algumas habilidades do componente curricular de Artes da BNCC: EF15AR04 e EF15AR26, bem como do seu complemento à Computação: EF15CO08.

Permita que os estudantes explorem a criatividade para pintar vários dos desenhos propostos e selecionados por você dentro da plataforma. Após o processo da pintura, convide todos a animarem seus projetos com o aplicativo, para que descubram juntos quais as surpresas cada um deles esconde. Além disso, proponha uma pequena exposição das pinturas na sala de aula e conceda um tempo para que todos também explorem as pinturas dos colegas, verificando o que há de novo na apresentação da RA.

Figura 1 – Banco de imagens gratuitas

Explore a criatividade, o engajamento, o interesse por utilizar arte e tecnologia e até promova uma discussão sobre o tema. Permita que os estudantes falem um pouco sobre essa relação, instigue-os a pensarem onde e como a realidade aumentada está sendo utilizada e de que forma isso pode favorecer ou desfavorecer.

Este aplicativo é uma excelente ferramenta para explorar a criatividade e aprender de forma dinâmica, tornando qualquer sessão de colorir uma aventura tridimensional interativa. Aproveitem!

Até a próxima!

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Mestra em Educação, Pós Graduada em EaD e as Tecnologias Educacionais, Pós Graduanda em Filosofia, Conhecimento e Educação. Graduada em Artes Visuais, Filosofia e Pedagogia. Atuo como Pedagoga no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Realizo o planejamento, produção, criação e revisão dos materiais educativos com ênfase em Robótica Educacional. Aprendiz de programação em blocos e fascinada em contribuir para o desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica. Editora chefe e articulista no Blog da Robótica. Fanática por livros, Star Wars e projetos Maker.

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